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AULA 3 SOBRE PRODUTOS DA AMAZÔNIA

 

Aula 3
Objetivo da aula: levantamento de informações sobre coleta e processamento de produtos florestais na Amazônia.
Materiais específicos necessários: laboratório de informática (se possível ou necessário), caderno, lápis, canetas, atlas geográfico.
Organização dos estudantes: em pequenos grupos (até quatro pessoas).
- Peça à turma que prossiga com os trabalhos de levantamento.
- Faça alguns destaques. Se possível, peça que assistam a vídeos ou coletem fotografias. Por exemplo, o couro vegetal, uma criação das populações que vivem da extração do látex com o apoio de ativistas e pesquisadores.
- Como se sabe, a região viveu um período áureo nas últimas décadas do século XIX e início do século XX, com a coleta e uso do látex para fabricação da borracha – sobretudo para fabricação de pneus e peças para automóveis. O declínio se deu com a concorrência da produção da Malásia, para onde foram levadas mudas da seringueira nativa da Amazônia.
- O couro vegetal resulta de processamento em diferentes etapas do látex, sem uso de produtos químicos. Ele serve para fabricar bolsas, maletas, carteiras, cintos, sandálias e outros. Esse artesanato já ocorre em diferentes localidades, como a de Maguari, comunidade ribeirinha do rio Tapajós, próxima a Santarém (PA). Se for o caso, peça que localizem a comunidade no mapa.
- Parte da produção já atingiu pontos de venda no Centro-Sul e em outros países. Por exemplo, calçados já vendidos em Franca (SP), um grande polo do setor no país.
- Outros bens são os óleos extraídos de árvores como a copaíba, andiroba, pau-rosa. A extração do óleo de copaíba vem crescendo. Em alguns casos, as comunidades firmam contratos com indústrias que usam o óleo em xampus, sabonetes ou perfumes. Há inúmeras finalidades para as plantas da Amazônia, incluindo usos como remédio, alimento ou na construção de casas.

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