Aula 3
Objetivo da aula: levantamento de informações sobre coleta e
processamento de produtos florestais na Amazônia.
- Faça alguns
destaques. Se possível, peça que assistam a vídeos ou coletem fotografias. Por
exemplo, o couro vegetal, uma criação das populações que vivem da extração do
látex com o apoio de ativistas e pesquisadores.
- Como se sabe, a
região viveu um período áureo nas últimas décadas do século XIX e início do
século XX, com a coleta e uso do látex para fabricação da borracha – sobretudo
para fabricação de pneus e peças para automóveis. O declínio se deu com a
concorrência da produção da Malásia, para onde foram levadas mudas da seringueira
nativa da Amazônia.
- O couro vegetal
resulta de processamento em diferentes etapas do látex, sem uso de produtos
químicos. Ele serve para fabricar bolsas, maletas, carteiras, cintos, sandálias
e outros. Esse artesanato já ocorre em diferentes localidades, como a de
Maguari, comunidade ribeirinha do rio Tapajós, próxima a Santarém (PA). Se for
o caso, peça que localizem a comunidade no mapa.
- Parte da produção já
atingiu pontos de venda no Centro-Sul e em outros países. Por exemplo, calçados
já vendidos em Franca (SP), um grande polo do setor no país.
- Outros bens são os
óleos extraídos de árvores como a copaíba, andiroba, pau-rosa. A extração do
óleo de copaíba vem crescendo. Em alguns casos, as comunidades firmam contratos
com indústrias que usam o óleo em xampus, sabonetes ou perfumes. Há inúmeras
finalidades para as plantas da Amazônia, incluindo usos como remédio, alimento
ou na construção de casas.
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