Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AULA 2 SOBRE PRODUTOS DA AMAZÔNIA

 

Aula 2
Objetivo da aula: levantamento de informações sobre coleta e processamento de produtos florestais na Amazônia.
Materiais específicos necessários: laboratório de informática (se possível ou necessário), caderno, lápis, canetas, atlas geográfico.
Organização dos estudantes: em pequenos grupos (até quatro pessoas).
Etapas de desenvolvimento:
- A turma deverá pesquisar detalhes sobre tipos de produtos, como são coletados, processados, embalados e comercializados, quais são os bens resultantes e quais benefícios a atividade traz para a comunidade local, a floresta e sua biodiversidade.
- O que essas comunidades produzem? Muitas extraem açaí, castanha-do-pará, óleos, seivas e essências (incluindo o látex), pupunha, cupuaçu, mel e muitos outros. Combinam isso com roças e criação de animais, produção de farinha de mandioca, pesca, criação de peixes, artesanato e turismo/ecoturismo. Muitos líderes comunitários e ativistas têm discutido com a importância de eliminar a pesca e a caça predatórias feitas pelos próprios integrantes das comunidades.
- Em boa parte, vivem em Reservas Extrativistas (Resex), Florestas Nacionais (Flonas), Áreas de Proteção Ambiental (APAs) ou em Terras Indígenas. A luta contra a exploração predatória externa é constante. Essas terras e sua extrema biodiversidade estão ameaçadas por grileiros, madeireiros, pecuaristas, empresários agrícolas, garimpeiros e indústria extrativa mineral – muitas vezes sob o olhar complacente de autoridades e órgãos de fiscalização.
- Nesta etapa, proponha aos grupos que selecionem uma comunidade ou região para colher dados mais detalhados, incluindo imagens, esquemas, mapas e outras representações. Serão documentos importantes para compor um painel final.

Postar um comentário

0 Comentários