Aula
2
Objetivo da aula: cartografar lugares
dentro do espaço da escola.
- Cada estudante
compartilha um lugar (tarefa da aula anterior), destacando a relação a partir
da própria experiência. Perguntar, por exemplo, pelo quarto, pela cama da mãe,
a casa da avó, um banco em uma praça, a sombra de uma árvore, entre outros que
julgará mais apropriado para o contexto, como exemplos possíveis de lugares. A
ideia é instigar os estudantes a meditarem acerca de suas próprias
experiências.
-
Caso não exista a possibilidade de obter uma planta baixa da escola, adaptar
uma ou pedir a um estudante com habilidade que a desenhe a partir de imagens
obtidas na internet.
-
Verificar se todos reconhecem a imagem ser uma planta baixa da escola e o que
ela mostra, se identificam pontos de referência, a sala onde estão. Pedir a
cada estudante que pense e identifique espaços da escola com os quais possui
alguma relação especial, mais significativa.
-
É um momento mais silencioso da aula. Liberar uma fileira a cada 2 minutos,
pedindo que andem sozinhos pelo espaço da escola a fim de encontrarem “seus
lugares”. (Pedir à direção/coordenação a ajuda dos inspetores e auxiliares para
cuidarem dos estudantes fora da sala de aula.) Reservar a última parte da aula
(10 min.) para que, em silêncio, os estudantes registrem a caminhada e os
lugares desvelados.
0 Comentários