Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AULA 2 CARTOGRAFIA

 

Aula 2
Objetivo da aula: cartografar lugares dentro do espaço da escola.
Materiais específicos necessários: planta baixa do espaço da escola (uma para cada estudante, em tamanho A4).
Organização dos estudantes: semicírculo / andam pela escola / semicírculo.
Etapas de desenvolvimento:
- Cada estudante compartilha um lugar (tarefa da aula anterior), destacando a relação a partir da própria experiência. Perguntar, por exemplo, pelo quarto, pela cama da mãe, a casa da avó, um banco em uma praça, a sombra de uma árvore, entre outros que julgará mais apropriado para o contexto, como exemplos possíveis de lugares. A ideia é instigar os estudantes a meditarem acerca de suas próprias experiências.
- Distribuir as folhas A4 com a planta baixa da escola impressa e perguntar se existem e quais são os lugares de cada estudante dentro do espaço da escola.
- Caso não exista a possibilidade de obter uma planta baixa da escola, adaptar uma ou pedir a um estudante com habilidade que a desenhe a partir de imagens obtidas na internet.
- Verificar se todos reconhecem a imagem ser uma planta baixa da escola e o que ela mostra, se identificam pontos de referência, a sala onde estão. Pedir a cada estudante que pense e identifique espaços da escola com os quais possui alguma relação especial, mais significativa.
- É um momento mais silencioso da aula. Liberar uma fileira a cada 2 minutos, pedindo que andem sozinhos pelo espaço da escola a fim de encontrarem “seus lugares”. (Pedir à direção/coordenação a ajuda dos inspetores e auxiliares para cuidarem dos estudantes fora da sala de aula.) Reservar a última parte da aula (10 min.) para que, em silêncio, os estudantes registrem a caminhada e os lugares desvelados.

Postar um comentário

0 Comentários