Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AULA 3 CARTOGRAFIA

 

Aula 3
Objetivo da aula: compartilhar e criar uma cartografia da experiência escolar.
Material específico necessário: planta ampliada para produção de mapa coletivo.
Organização dos estudantes: em fileiras / em semicírculo.
Etapas de desenvolvimento:
- Retomar a caminhada da aula passada e pedir a cada estudante que escolha até 3 lugares que desvelou em sua caminhada para registrar na planta da escola colada no caderno. Peça que dê um nome ao lugar e elabore uma frase sucinta dos motivos da escolha.
- Reunir os estudantes em semicírculo e pedir que compartilhem as experiências. Caso verifique que há muito barulho e dificuldade de escuta, divida-os em duas ou três rodas em um primeiro momento, para depois fazer o semicírculo com todos.
- Oriente para que cada um possa contar histórias das experiências que fizeram daquele determinado espaço um lugar que desperta certas sensações. Pode-se optar por registrar na lousa as falas mais relevantes.
- É preciso contextualizar: são estudantes do 6° ano, os anos finais do Ensino Fundamental. A escola pode ser nova para o estudante, ou pelo menos o prédio no qual estudará a partir deste ano, podem ser outros professores e colegas de sala. Identificar um possível lugar dentro da escola pode significar estabelecer uma raiz, um laço com um espaço até então incógnito.
- A partir da roda de compartilhamento das experiências de lugar no espaço da escola, cada estudante deverá escrever, em ¼ de folha sulfite tamanho A4, um breve parágrafo sobre o “seu” lugar da escola a ser registrado no mapa coletivo: cada papel desse deverá ser colado na planta baixa ampliada, a ser colada em uma parede da sala de aula.
- Antes disso, cada papel (¼ de folha sulfite tamanho A4) deverá ser personalizado: colorido ou enfeitado, todos com um título e um parágrafo acerca da relação com o lugar, de como esse lugar conta um pouco daquilo que se é. É preciso pedir, antes da versão final, um rascunho no caderno.
- Caso necessário, a personalização final do papel a ser colado no mapa deverá ser feita como tarefa de casa.

Postar um comentário

0 Comentários