Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AULA 1 CARTOGRAFIA

 

Aula 1
Objetivo da aula: sensibilizar os estudantes quanto à noção de lugar enquanto experiência significativa que conta um pouco da história de quem somos.
Materiais específicos sugeridos: é preciso que o professor conte um pouco de si mesmo, a partir de lugares que marcam sua existência até o momento. Levar fotos e objetos ou então preparar uma exibição em slides com fotos/vídeos/músicas/textos de que o professor gosta.
Organização dos estudantes: semicírculo, a partir da mesa do professor.
Etapas de desenvolvimento:
- Professor, o objetivo é trabalhar com uma perspectiva humanista do conceito de lugar: lugar enquanto experiências marcantes da nossa existência (da existência de cada um de nós), enquanto locais onde criamos vínculos afetivos importantes para nossa história pessoal, enquanto locais onde nos sentimos mais próximos de nós mesmos, de quem somos, das pessoas de que gostamos, de etapas marcantes da nossa vida pessoal. Por isso o material pedido para esta aula é bastante pessoal e você deve selecioná-lo a partir deste critério: contar um pouco da sua vida, para os estudantes, a partir de locais marcantes para você, locais experienciados: lugares.
- Começar a aula com a palavra “lugar” destacada no meio da lousa e pedir aos estudantes que digam definições possíveis ou palavras que pensam ser relacionadas. Destacar as palavras mais pertinentes à proposta, apagar as pouco ou nada pertinentes, de modo a deixar a lousa legível. Completar com as seguintes palavras, caso não tenham aparecido: intimidade; segurança; conforto; fobia; corpo. Destacar a noção de lugar enquanto possibilidade de melhor compreensão de si mesmo: lugares enquanto espaços geográficos nos quais se teve experiências significativas ou se tem uma relação especial. A partir de um corpo sensível aos sentimentos despertados pelos espaços geográficos que habitamos, descobrimos que um lugar emerge de uma experiência marcante. Também o corpo parece deixar, naquela porção de espaço agora percebido como lugar, um pouco de seu rastro pelo mundo.
- Contar um pouco de si mesmo, a partir de lugares que marcaram sua existência até o momento. É possível levar fotos e objetos ou então preparar uma projeção de slides com fotos/vídeos/músicas/textos de que o professor gosta.
- Como tarefa de casa, os estudantes deverão registrar (nomes, desenhos, textos) lugares de suas existências.

Postar um comentário

0 Comentários