Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

REDE HIDROGRÁFICA - AVALIAÇÃO

 

AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS
A avaliação dos estudantes deve ser realizada de modo contínuo, em todas as aulas, observando o desempenho individual e em grupos atentando-se aos modos de participação e desenvolvimento da postura de estudante. O professor pode elaborar, ao longo das aulas, um glossário com nomes e termos mais importantes da sequência didática, pedindo aos estudantes que utilizem os dicionários. Em um primeiro momento, esse glossário pode ser feito coletivamente e sob orientação do professor.
1) A partir do poema de Fernando Pessoa trabalhado nesta sequência didática, produza um poema ou mesmo um verso sobre as relações pessoas-rios emergidas das discussões, textos e diálogos trabalhados ao longo das aulas.
2) Observe no atlas o caminho que faz o rio São Francisco, da nascente à foz. Por quais estados brasileiros ele corre? O rio São Francisco está indo para qual direção (pontos cardeais)? Explique se o rio São Francisco está subindo ou descendo.
 
Professor, a ideia aqui é diferenciar o “seguir para o norte” do “em cima” / “embaixo”. O rio São Francisco segue para o Nordeste, mas evidentemente está descendo em direção ao oceano.
 
AUTOAVALIAÇÃO
Sugestão de itens a serem avaliados pelos estudantes, preferencialmente com as atividades corrigidas em mãos, além do caderno. O professor pode optar por dois caminhos: cada estudante respondendo individualmente para depois compartilhar; todos os estudantes sentados em semicírculo, o professor comenta cada item, ouve alguns estudantes e depois disso cada estudante assinala. É importante o estudante ter clareza do que era esperado em cada atividade/situação didática, assim como compreender que esta autoavaliação refere-se a questões atitudinais também.
- Complementar as questões iniciais sobre a rede hidrográfica do município.
- Destacar no mapa a rede hidrográfica do município.
- Identificar e nomear a rede hidrográfica do município.
- Localizar a escola, a casa e outros pontos de referência na planta do município.
- Escrever, a partir das discussões em sala de aula e do poema de Fernando Pessoa, um texto dissertativo sobre a relação estabelecida com o rio que corre pelo município.
- Contribuir com a produção dos mapas e imagens propostos.
- Escutar atentamente os colegas e falar a partir de um pensamento organizado.

Postar um comentário

0 Comentários