AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS
A
avaliação dos estudantes deve ser realizada de modo contínuo, em todas as
aulas, observando o desempenho individual e em grupos atentando-se aos modos de
participação e desenvolvimento da postura de estudante. O professor pode
elaborar, ao longo das aulas, um glossário com nomes e termos mais importantes
da sequência didática, pedindo aos estudantes que utilizem os dicionários. Em
um primeiro momento, esse glossário pode ser feito coletivamente e sob
orientação do professor.
1) A partir do poema de
Fernando Pessoa trabalhado nesta sequência didática, produza um poema ou mesmo
um verso sobre as relações pessoas-rios emergidas das discussões, textos e
diálogos trabalhados ao longo das aulas.
Sugestão
de itens a serem avaliados pelos estudantes, preferencialmente com as
atividades corrigidas em mãos, além do caderno. O professor pode optar por dois
caminhos: cada estudante respondendo individualmente para depois compartilhar;
todos os estudantes sentados em semicírculo, o professor comenta cada item,
ouve alguns estudantes e depois disso cada estudante assinala. É importante o estudante
ter clareza do que era esperado em cada atividade/situação didática, assim como
compreender que esta autoavaliação refere-se a questões atitudinais também.
-
Complementar as questões iniciais sobre a rede
hidrográfica do município.
-
Localizar a escola, a casa e outros pontos de referência na planta do
município.
-
Escrever, a partir das discussões em sala de aula e do poema de Fernando
Pessoa, um texto dissertativo sobre a relação estabelecida com o rio que corre
pelo município.
-
Contribuir com a produção dos mapas e imagens propostos.
-
Escutar atentamente os colegas e falar a partir de um pensamento organizado.
0 Comentários