Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O PLANO CRUZADO



1. (PUC RS/2001) Os anos 1980, chamados por alguns economistas brasileiros de “a década perdida”, foram marcados por grande instabilidade econômica, inflação, desemprego, redução salarial e queda das exportações. Em paralelo à abertura política, esse período é marcado pelo lançamento de uma série de planos econômicos mais ou menos ortodoxos que visavam a recuperar a estabilidade econômica e deter uma inflação galopante. O primeiro desses planos econômicos, que combinou uma política de intervencionismo estatal (congelamento de preços e salários) com uma política de juros altos para conter a demanda, foi denominado:
a) Plano Bresser.
b) Plano Verão.
c) Plano Collor.
d) Plano Cruzado.
e) Plano Real.


2. (UFMG/2003) Neste momento, estamos passando de um estágio emocional para um estágio racional. Em fevereiro, a inflação – a inflação mais a correção monetária – estava nos conduzindo para uma situação na qual o Brasil seria um país absolutamente ingovernável. Naquela ocasião, fizemos o que achamos que deveria ter sido feito, sem levar em consideração os custos políticos das nossas decisões, e sim o bem do povo [...] Uma vez anunciada a reforma econômica, o que se viu foi uma extraordinária adesão popular. Não podíamos antever que a reação seria tão favorável. O povo tomou consciência da cidadania.
Trecho de entrevista concedida pelo, então, Presidente da República, José Sarney. Veja, n. 949, 12 nov. 1986.
Nesse trecho, o entrevistado faz referência à reforma econômica conhecida como:
a) Política do “Feijão com Arroz”, que previa uma redução da intervenção do Estado na economia, buscando deixar o mercado cumprir seu papel.
b) Plano Cruzado, que adotou medidas heterodoxas – como o congelamento de preços e o gatilho salarial –, visando ao controle da inflação.
c) Plano SALTE, que pretendeu estimular as taxas de crescimento da economia nacional por meio da decretação da moratória da dívida externa.
d) Plano Verão, que combinou medidas ortodoxas e heterodoxas, com ênfase especial no controle dos salários dos trabalhadores.


3. (UEPB/2005) Em fevereiro de 1986, o então Presidente José Sarney, anunciou ao país uma grande mudança na economia e que tinha como objetivo controlar a inflação. A partir dessa data, o câmbio, os preços e os salários foram congelados. Esse plano ficou conhecido como
a) Plano Bresser.
b) Plano Cruzado.
c) Plano Verão.
d) Plano Trienal.
e) Plano Real.


4. (UFOP MG/2008) Em 28 de fevereiro de 1986, o então Presidente da República, José Sarney, anunciou, em rede nacional de rádio e televisão, um conjunto de medidas econômicas chamado Plano Cruzado. Dentre as principais medidas do plano, destacam-se, exceto:
a) A substituição do Cruzeiro por uma nova moeda, o Cruzado.
b) A desindexação da economia.
c) O congelamento das poupanças e das contas correntes.
d) O congelamento dos preços e dos aluguéis.


5. (UESPI/2009) Ao assumir a presidência da República (1985), José Sarney encontrou o quadro econômico brasileiro com altos índices inflacionários. Na tentativa de combater estes índices, adotou vários planos econômicos, entre os quais:
a) o Plano de bloqueio das contas poupanças por dezoito meses para os valores acima de 50mil cruzados.
b) o Plano Real, criado pelo então ministro Fernando Henrique Cardoso, pelo qual se convertia a unidade monetária brasileira de Cruzeiro para Real.
c) o Plano Cruzado, lançado por Dílson Funaro, que transformava a unidade monetária brasileira de Cruzeiro para Cruzado e depois para Cruzado Novo.
d) o Plano de Privatização, que extinguiu vários órgãos governamentais como o Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) e o Departamento Nacional de Obras contra a Seca.
e) o Plano Bolsa Família, que instituía o pagamento pelo governo de um salário mínimo para cada família pobre.


6. (UECE/2011) Em 28 de fevereiro de 1986, o Presidente José Sarney anunciou ao país, em cadeia de rádio e televisão, a mais radical mudança na economia nos últimos anos: o Plano Cruzado.
Analise as seguintes afirmações acerca dessa medida econômica:
I. Os preços e o câmbio foram congelados, o mesmo ocorrendo com os aluguéis, as prestações e os salários.
II. O Plano foi lançado na forma de um decreto-lei, imposto à sociedade de cima pra baixo, mas, ainda assim, agradou a população.
III. O Plano, logo começou a dar mostras de sua fragilidade, fruto de sua desvinculação com a realidade brasileira, embora tenha propiciado algumas manifestações coletivas pouco vistas na sociedade brasileira.
Está correto o que se afirma em
a) I e II, apenas.
b) III, apenas.
c) I, II e III.
d) II, apenas.


7. (UNIMONTES MG/2015) No dia 28 de fevereiro de 1986, o presidente José Sarney anunciou ao povo brasileiro o Plano Cruzado, através de uma rede nacional de rádio e televisão. Acerca desse Plano Econômico, marque com a letra C (CORRETA) ou com a letra I (INCORRETA) cada uma das afirmativas.
(__) O Plano Cruzado implicou uma nova moeda, o cruzado, mas também acarretou o congelamento de preços e aluguéis.
(__) O Plano Cruzado foi adotado sem nenhuma preocupação com a classe trabalhadora, pois o salário foi congelado e não poderia ser aumentado.
(__) Com o congelamento de preços, o otimismo tomou conta de setores da população pobre o que levou ao aumento do consumo de vários produtos.
(__) O clima de euforia e a corrida ao consumo de alguns produtos levaram ao “ágio”, o que, na prática, implicou aumento de preços de determinados produtos.
A sequência CORRETA é
a) C, C, I. I.
b) C, I, C, C.
c) I, C, I, I.
d) I, I, C, C.


GABARITO




Postar um comentário

0 Comentários