1. (PUCCamp
SP/2004) A
construção de Brasília e a conseqüente transferência do Distrito Federal do Rio
de Janeiro para o planalto Central corresponderam a uma estratégia de fundo
geopolítico que pretendia
a) Dinamizar a economia
das regiões litorâneas mais desenvolvidas com uma industrialização com base
nacional.
b) Propiciar a seus
moradores amplos espaços públicos de convivência para o exercício da cidadania
política.
c) Difundir um
planejamento urbano moderno e democrático, integrando as cidades-satélites ao
plano Piloto.
d) Por meio de seu
zoneamento, integrar as áreas residenciais, comerciais e políticas, garantindo
espaços com ausência de segregação.
e) Integrar territorialmente o País com a ocupação dos espaços interiores
e ao mesmo tempo isolar geograficamente o centro de decisão política do País.
2. (UEL PR/2010)
Texto XII
Os cinco
anos do governo Juscelino são lembrados como um período de otimismo associado a
grandes realizações, cujo maior exemplo é a construção de Brasília. [...] A
ideia não era nova, pois a primeira Constituição Republicana, de 1891, atribuía
ao Congresso a competência de “mudar a capital da União”. Coube porém a
Juscelino levar o projeto à prática, com enorme entusiasmo, mobilizando
recursos e mão de obra constituída principalmente por migrantes nordestinos –
os chamados “candangos”.
(Adaptado
de: FAUSTO, B. História do Brasil. 8 ed. São Paulo: EDUSP/FDE, 2000, p.
425-430.)
Texto
XIII
[...]
Eu inauguro o monumento
No
Planalto Central do País [...]
O
monumento é de papel crepom e prata
Os
olhos verdes da mulata
A
cabeleira esconde atrás da verde mata
O
luar do sertão [...]
O
monumento não tem porta
A
entrada é uma rua antiga,
Estreita
e torta
E
no joelho uma criança sorridente,
Feia
e morta,
Estende a
mão [...]
(VELOSO,
C. Tropicália. Álbum Tropicália. Ed. Polygram, 1967.)
Considerando
os textos XII e XIII e os conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a
construção de Brasília representou:
a) A síntese de um
período de desenvolvimento econômico sem precedentes na história nacional, pela
prosperidade ocasionada pelo deslocamento maciço de populações empobrecidas do
Nordeste para a nova área de ocupação.
b) A construção da
primeira cidade planejada do Brasil, época em que se inaugura a modernização do
país propiciando também a remodelação de portos, construção de ferrovias,
aeroportos e indústrias de base.
c) Uma época na qual o país buscou superar de forma rápida o atraso
econômico da sociedade agroexportadora e adentrar no mundo urbano industrial,
vivendo, no entanto, uma série de contradições sociais geradas pela
concentração de renda.
d) O coroamento do
esforço governamental, iniciado na Primeira República, que procurava estimular
a ocupação territorial, promovendo a reforma agrária, o desenvolvimento
industrial descentralizado e a modernização do país.
e) A reformulação do
movimento conhecido como “Marcha para o Oeste”, que procurou transformar áreas
despovoadas do Brasil em polos de desenvolvimento industrial, política
consolidada na Era Vargas.
3. (Centro Universitário São Camilo SP/2014) A
tentativa do governo Médici de resolver o problema do Nordeste pelo
desenvolvimento da Amazônia tinha seus precedentes. O presidente Juscelino
Kubitschek (1956-61) usou a construção de Brasília como “solução” parcial para
problemas como a pobreza rural endêmica no interior do Brasil. Ele afirmava que
a construção de meios de transporte ligados a Brasília estimularia a
comercialização da agricultura e portanto aumentaria as rendas. O programa
amazônico de Médici parecia-se com a criação de Brasília.
(Thomas
E. Skidmore. Brasil: de Castelo a Tancredo, 1964-1985, 1988. Adaptado.)
O autor
assinala que a construção de Brasília e a abertura da estrada Transamazônica
apresentavam aspectos semelhantes.
De fato,
ambos os projetos
a) visavam instalar os
conglomerados industriais mais poluidores no interior do Brasil, além de
melhorarem as condições de vida das ricas cidades litorâneas.
b) esperavam estender seus benefícios econômicos sobre as regiões
socialmente mais carentes do país, além de serem programas estatais de grande
dimensão.
c) buscavam atender às
reivindicações das populações dos cerrados, da floresta e do Nordeste, além de
contarem com o apoio financeiro dos Estados Unidos da América.
d) procuravam solucionar
o grave problema da alta taxa demográfica brasileira, além de aplicarem uma
política de extinção da grande propriedade rural.
4. (UERJ/2011)
Deste
Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das
altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu
país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites
no seu grande destino.
Juscelino
Kubitschek, 02/10/1956 O Globo, 21/04/2010
A
realização mais conhecida do governo de Juscelino Kubitschek foi a construção
de Brasília. No entanto, essa obra contemplava objetivos mais abrangentes desse
governante. Dentre esses objetivos, destaca-se o de promover a integração
nacional por meio da seguinte ação:
a) Modernização do setor
terciário.
b) Ampliação da infraestrutura de transportes.
c) Interligação das redes
de telecomunicações.
d) Exploração das regiões
Nordeste e Centro-Oeste.
5. (UNESP
SP/2011) A
construção de Brasília durante o governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) teve,
entre suas motivações oficiais,
a) afastar de São Paulo a
sede do governo federal, impedindo que a elite cafeicultora continuasse a
controlá-lo.
b) estimular a ocupação do interior do país, evitando a concentração das
atividades econômicas em áreas litorâneas.
c) deslocar o
funcionalismo público do Rio de Janeiro, permitindo que a cidade tivesse mais
espaços para acolher os turistas.
d) tornar a nova capital
um importante centro fabril, reunindo a futura indústria de base do Brasil.
e) reordenar o aparato
militar brasileiro, expandindo suas áreas de atuação até as fronteiras dos
países vizinhos.
6. (UFGD
MS/2014) A ideologia do desenvolvimentismo marcou a história
política e econômica do Brasil no século XX. Durante a década de 1950, um
exemplo marcante desta concepção foi a construção de Brasília, que:
a) Fez parte do Projeto de Integração Nacional defendido pelos governos
militares, dentre os quais, Emílio Garrastazu Médici, que consistiu na
articulação de diferentes regiões do Brasil através de rodovias, como a
Transamazônica.
b) Foi planejada e construída no governo de Juscelino Kubitschek (1956 –
1961) sem qualquer relação com projetos de governos anteriores, tendo o Brasil
recursos financeiros suficientes para o empreendimento.
c) Contribuiu para a política de interiorização do Brasil ambicionada
desde a Constituição de 1891, que estabeleceu no planalto central brasileiro
uma área para a construção da capital, porém, foi motivo de grandes
controversas políticas diante dos altos gastos para sua execução.
d) A imagem de Juscelino Kubitschek está associada à construção de Brasília
e se popularizou a ponto de conseguir eleger seu sucessor, Marechal Henrique
Teixeira Lott, tendo em vista a estabilidade econômica conquistada pelo Brasil.
e) Integrou o Plano Salte, do governo Eurico Gaspar Dutra (1946 – 1951),
que priorizou a saúde, alimentação, transporte e energia para impulsionar o
desenvolvimento brasileiro.
7. (UNICESUMAR
SP/2015) Entre
os motivos oficiais da construção de Brasília e da transferência da Capital
Federal, durante o governo Juscelino Kubitschek (1956-1961), podemos citar a
disposição de
a) incentivar a ocupação do centro do Brasil e a integração política e
econômica do país.
b) aumentar a proteção
militar da Amazônia e das fronteiras com os países hispano-americanos.
c) estimular a indústria
de base e a pecuária nas áreas próximas à nova sede do governo.
d) ampliar a oferta de
mão de obra industrial e a mobilização do operariado no centro do país.
e) oferecer menor
liberdade e autonomia para a atuação dos deputados e senadores.
8. (PUCCamp
SP/2013) Ainda
que Brasília, ao ser inaugurada, tenha sido celebrada como a “meta-síntese”
do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, e aclamada por seu projeto
arquitetônico moderno e arrojado, também foi alvo de críticas e polêmicas uma
vez que
a) os candangos, assim
chamados os operários que trabalharam na construção de Brasília, fizeram
grandes protestos na festa de inauguração, denunciando as péssimas condições de
vida e de trabalho a que haviam sido submetidos nos anos que duraram as obras.
b) a falta de estradas,
cuja construção não havia sido prevista, o clima árido e as muitas dificuldades
de comunicação dificultaram a ocupação urbana, ficando a cidade, após
inaugurada, praticamente despovoada por um extenso período.
c) a rápida transferência
da capital federal, até então situada no Rio de Janeiro, foi recebida com muita
resistência pelos funcionários públicos que se recusaram a se mudar
imediatamente para Goiás e protagonizaram a mais longa greve dessa categoria.
d) os gastos com as obras extrapolaram o orçamento previsto, sendo
necessários empréstimos externos complementares, além disso, o aumento da
inflação e algumas denúncias de corrupção no governo foram associados, pela
oposição, à construção de Brasília.
e) a proposta inédita na
história do país, de transferir a capital para o centro geográfico do
território brasileiro, encontrou grandes entraves na legislação e junto à
opinião pública, uma vez que o projeto desenvolvimentista tinha pouco respaldo
popular.
2 Comentários
Muito bom...amei♡
ResponderExcluirObrigada!!!!!
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