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QUESTÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA



1. (PUCCamp SP/2004) A construção de Brasília e a conseqüente transferência do Distrito Federal do Rio de Janeiro para o planalto Central corresponderam a uma estratégia de fundo geopolítico que pretendia
a) Dinamizar a economia das regiões litorâneas mais desenvolvidas com uma industrialização com base nacional.
b) Propiciar a seus moradores amplos espaços públicos de convivência para o exercício da cidadania política.
c) Difundir um planejamento urbano moderno e democrático, integrando as cidades-satélites ao plano Piloto.
d) Por meio de seu zoneamento, integrar as áreas residenciais, comerciais e políticas, garantindo espaços com ausência de segregação.
e) Integrar territorialmente o País com a ocupação dos espaços interiores e ao mesmo tempo isolar geograficamente o centro de decisão política do País.


2. (UEL PR/2010)
Texto XII
Os cinco anos do governo Juscelino são lembrados como um período de otimismo associado a grandes realizações, cujo maior exemplo é a construção de Brasília. [...] A ideia não era nova, pois a primeira Constituição Republicana, de 1891, atribuía ao Congresso a competência de “mudar a capital da União”. Coube porém a Juscelino levar o projeto à prática, com enorme entusiasmo, mobilizando recursos e mão de obra constituída principalmente por migrantes nordestinos – os chamados “candangos”.
(Adaptado de: FAUSTO, B. História do Brasil. 8 ed. São Paulo: EDUSP/FDE, 2000, p. 425-430.)
Texto XIII
[...] Eu inauguro o monumento
No Planalto Central do País [...]
O monumento é de papel crepom e prata
Os olhos verdes da mulata
A cabeleira esconde atrás da verde mata
O luar do sertão [...]
O monumento não tem porta
A entrada é uma rua antiga,
Estreita e torta
E no joelho uma criança sorridente,
Feia e morta,
Estende a mão [...]
(VELOSO, C. Tropicália. Álbum Tropicália. Ed. Polygram, 1967.)
Considerando os textos XII e XIII e os conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a construção de Brasília representou:
a) A síntese de um período de desenvolvimento econômico sem precedentes na história nacional, pela prosperidade ocasionada pelo deslocamento maciço de populações empobrecidas do Nordeste para a nova área de ocupação.
b) A construção da primeira cidade planejada do Brasil, época em que se inaugura a modernização do país propiciando também a remodelação de portos, construção de ferrovias, aeroportos e indústrias de base.
c) Uma época na qual o país buscou superar de forma rápida o atraso econômico da sociedade agroexportadora e adentrar no mundo urbano industrial, vivendo, no entanto, uma série de contradições sociais geradas pela concentração de renda.
d) O coroamento do esforço governamental, iniciado na Primeira República, que procurava estimular a ocupação territorial, promovendo a reforma agrária, o desenvolvimento industrial descentralizado e a modernização do país.
e) A reformulação do movimento conhecido como “Marcha para o Oeste”, que procurou transformar áreas despovoadas do Brasil em polos de desenvolvimento industrial, política consolidada na Era Vargas.


3. (Centro Universitário São Camilo SP/2014) A tentativa do governo Médici de resolver o problema do Nordeste pelo desenvolvimento da Amazônia tinha seus precedentes. O presidente Juscelino Kubitschek (1956-61) usou a construção de Brasília como “solução” parcial para problemas como a pobreza rural endêmica no interior do Brasil. Ele afirmava que a construção de meios de transporte ligados a Brasília estimularia a comercialização da agricultura e portanto aumentaria as rendas. O programa amazônico de Médici parecia-se com a criação de Brasília.
(Thomas E. Skidmore. Brasil: de Castelo a Tancredo, 1964-1985, 1988. Adaptado.)
O autor assinala que a construção de Brasília e a abertura da estrada Transamazônica apresentavam aspectos semelhantes.
De fato, ambos os projetos
a) visavam instalar os conglomerados industriais mais poluidores no interior do Brasil, além de melhorarem as condições de vida das ricas cidades litorâneas.
b) esperavam estender seus benefícios econômicos sobre as regiões socialmente mais carentes do país, além de serem programas estatais de grande dimensão.
c) buscavam atender às reivindicações das populações dos cerrados, da floresta e do Nordeste, além de contarem com o apoio financeiro dos Estados Unidos da América.
d) procuravam solucionar o grave problema da alta taxa demográfica brasileira, além de aplicarem uma política de extinção da grande propriedade rural.


4. (UERJ/2011) Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino.
Juscelino Kubitschek, 02/10/1956 O Globo, 21/04/2010
A realização mais conhecida do governo de Juscelino Kubitschek foi a construção de Brasília. No entanto, essa obra contemplava objetivos mais abrangentes desse governante. Dentre esses objetivos, destaca-se o de promover a integração nacional por meio da seguinte ação:
a) Modernização do setor terciário.
b) Ampliação da infraestrutura de transportes.
c) Interligação das redes de telecomunicações.
d) Exploração das regiões Nordeste e Centro-Oeste.


5. (UNESP SP/2011) A construção de Brasília durante o governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) teve, entre suas motivações oficiais,
a) afastar de São Paulo a sede do governo federal, impedindo que a elite cafeicultora continuasse a controlá-lo.
b) estimular a ocupação do interior do país, evitando a concentração das atividades econômicas em áreas litorâneas.
c) deslocar o funcionalismo público do Rio de Janeiro, permitindo que a cidade tivesse mais espaços para acolher os turistas.
d) tornar a nova capital um importante centro fabril, reunindo a futura indústria de base do Brasil.
e) reordenar o aparato militar brasileiro, expandindo suas áreas de atuação até as fronteiras dos países vizinhos.


6. (UFGD MS/2014) A ideologia do desenvolvimentismo marcou a história política e econômica do Brasil no século XX. Durante a década de 1950, um exemplo marcante desta concepção foi a construção de Brasília, que:
a) Fez parte do Projeto de Integração Nacional defendido pelos governos militares, dentre os quais, Emílio Garrastazu Médici, que consistiu na articulação de diferentes regiões do Brasil através de rodovias, como a Transamazônica.
b) Foi planejada e construída no governo de Juscelino Kubitschek (1956 – 1961) sem qualquer relação com projetos de governos anteriores, tendo o Brasil recursos financeiros suficientes para o empreendimento.
c) Contribuiu para a política de interiorização do Brasil ambicionada desde a Constituição de 1891, que estabeleceu no planalto central brasileiro uma área para a construção da capital, porém, foi motivo de grandes controversas políticas diante dos altos gastos para sua execução.
d) A imagem de Juscelino Kubitschek está associada à construção de Brasília e se popularizou a ponto de conseguir eleger seu sucessor, Marechal Henrique Teixeira Lott, tendo em vista a estabilidade econômica conquistada pelo Brasil.
e) Integrou o Plano Salte, do governo Eurico Gaspar Dutra (1946 – 1951), que priorizou a saúde, alimentação, transporte e energia para impulsionar o desenvolvimento brasileiro.


7. (UNICESUMAR SP/2015) Entre os motivos oficiais da construção de Brasília e da transferência da Capital Federal, durante o governo Juscelino Kubitschek (1956-1961), podemos citar a disposição de
a) incentivar a ocupação do centro do Brasil e a integração política e econômica do país.
b) aumentar a proteção militar da Amazônia e das fronteiras com os países hispano-americanos.
c) estimular a indústria de base e a pecuária nas áreas próximas à nova sede do governo.
d) ampliar a oferta de mão de obra industrial e a mobilização do operariado no centro do país.
e) oferecer menor liberdade e autonomia para a atuação dos deputados e senadores.


8. (PUCCamp SP/2013) Ainda que Brasília, ao ser inaugurada, tenha sido celebrada como a “meta-síntese” do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, e aclamada por seu projeto arquitetônico moderno e arrojado, também foi alvo de críticas e polêmicas uma vez que
a) os candangos, assim chamados os operários que trabalharam na construção de Brasília, fizeram grandes protestos na festa de inauguração, denunciando as péssimas condições de vida e de trabalho a que haviam sido submetidos nos anos que duraram as obras.
b) a falta de estradas, cuja construção não havia sido prevista, o clima árido e as muitas dificuldades de comunicação dificultaram a ocupação urbana, ficando a cidade, após inaugurada, praticamente despovoada por um extenso período.
c) a rápida transferência da capital federal, até então situada no Rio de Janeiro, foi recebida com muita resistência pelos funcionários públicos que se recusaram a se mudar imediatamente para Goiás e protagonizaram a mais longa greve dessa categoria.
d) os gastos com as obras extrapolaram o orçamento previsto, sendo necessários empréstimos externos complementares, além disso, o aumento da inflação e algumas denúncias de corrupção no governo foram associados, pela oposição, à construção de Brasília.
e) a proposta inédita na história do país, de transferir a capital para o centro geográfico do território brasileiro, encontrou grandes entraves na legislação e junto à opinião pública, uma vez que o projeto desenvolvimentista tinha pouco respaldo popular.


GABARITO



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