Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

CARTOGRAFIA - AVALIAÇÃO


 

AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS
A avaliação dos estudantes deve ser realizada de modo contínuo, em todas as aulas, observando o desempenho individual e em grupos atentando-se aos modos de participação e desenvolvimento da postura de estudante. O professor pode elaborar, ao longo das aulas, um glossário com nomes e termos mais importantes da sequência didática, pedindo aos estudantes que utilizem os dicionários. Em um primeiro momento, esse glossário pode ser feito coletivamente e sob orientação do professor.
1) Pesquise sobre pontos turísticos do seu município e estado e, a partir do conceito de lugar estudado nesta sequência didática, identifique se eles são lugares para você.
A ideia aqui é reconhecer que o conceito de lugar, a partir de experiências marcantes, muitas vezes não se confunde com pontos turísticos ou monumentos históricos, tendo um caráter mais pessoal e, por isso, pode ajudar na compreensão de nossa própria identidade.
2) Faça uma pesquisa com seus familiares e amigos mais próximos sobre “os lugares deles” no município e elabore um mapa a partir da planta do município, incluindo também “os seus lugares”. Elabore adequadamente as legendas e crie um título para seu mapa.
 
AUTOAVALIAÇÃO
Sugestão de itens a serem avaliados pelos estudantes, preferencialmente com as atividades corrigidas em mãos, além do caderno. O professor pode optar por dois caminhos: cada estudante respondendo individualmente para depois compartilhar; todos os estudantes sentados em semicírculo, o professor comenta cada item, ouve alguns estudantes e depois disso cada estudante assinala. É importante o estudante ter clareza do que era esperado em cada atividade/situação didática, assim como compreender que esta autoavaliação refere-se a questões atitudinais também.
- Compreender o conceito de lugar a partir da experiência.
- Comparar diferentes lugares e paisagens experienciadas por diferentes estudantes e pelo professor (diferentes temporalidades).
- Compreender o caráter relativo da experiência geográfica e do conceito de lugar compreendido numa perspectiva humanista.
- Reconhecer lugares marcantes da existência.
- Identificar lugares marcantes no espaço escolar.
- Escrever texto para ser adicionado ao mapa coletivo.
- Apresentar, a partir de pensamento organizado, o texto produzido.
- Escutar atentamente os colegas e contribuir para a produção do mapa coletivo.

Postar um comentário

0 Comentários