AVALIAÇÃO
FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS
A
avaliação dos estudantes deve ser realizada de modo contínuo, em todas as
aulas, observando o desempenho individual e em grupos atentando-se aos modos de
participação e desenvolvimento da postura de estudante. O professor pode
elaborar, ao longo das aulas, um glossário com nomes e termos mais importantes
da sequência didática, pedindo aos estudantes que utilizem os dicionários. Em
um primeiro momento, esse glossário pode ser feito coletivamente e sob orientação
do professor.
1) Pesquise sobre pontos
turísticos do seu município e estado e, a partir do conceito de lugar estudado
nesta sequência didática, identifique se eles são lugares para você.
2) Faça uma pesquisa com
seus familiares e amigos mais próximos sobre “os lugares deles” no município e
elabore um mapa a partir da planta do município, incluindo também “os seus
lugares”. Elabore adequadamente as legendas e crie um título para seu mapa.
Sugestão
de itens a serem avaliados pelos estudantes, preferencialmente com as
atividades corrigidas em mãos, além do caderno. O professor pode optar por dois
caminhos: cada estudante respondendo individualmente para depois compartilhar;
todos os estudantes sentados em semicírculo, o professor comenta cada item,
ouve alguns estudantes e depois disso cada estudante assinala. É importante o
estudante ter clareza do que era esperado em cada atividade/situação didática,
assim como compreender que esta autoavaliação refere-se a questões atitudinais
também.
-
Compreender o conceito de lugar a partir da experiência.
- Compreender
o caráter relativo da experiência geográfica e do conceito de lugar
compreendido numa perspectiva humanista.
- Escrever texto para ser adicionado ao mapa coletivo.
- Apresentar, a partir de pensamento
organizado, o texto produzido.
- Escutar atentamente os colegas e contribuir
para a produção do mapa coletivo.
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