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AULAS 1 E 2 ESTAÇÕES DO ANO

 

Aulas 1 e 2
Objetivo das aulas: discussão sobre translação, estações do ano e variações dos elementos do clima ao longo do ano.
Materiais específicos necessários: cadernos, anotações, atlas geográfico, mapa-múndi.
Organização dos estudantes: grupo-classe e duplas/trios.
Etapas de desenvolvimento:
- Converse com a turma sobre o que já sabem a respeito do movimento de translação e a ocorrência das estações do ano, solstícios e equinócios. Organize a turma para roda de conversa para saber o que pensam a respeito das mudanças e variações que podem ser percebidas ao longo do ano, com a sucessão das estações do ano. De quais estações os estudantes mais gostam? Por quê? O que ocorre de especial em cada uma delas? Como eles costumam se preparar para essas variações ao longo dos meses e do ano?
- Ouça as respostas e esclareça dúvidas. Em seguida, proponha que se organizem em duplas ou trios e preparem um quadro (veja exemplo abaixo) onde vão assinalar os nomes das estações, datas e dos períodos de sua ocorrência, assim como as datas em que ocorrem os equinócios e solstícios do hemisfério Sul, onde fica a maior parte do território brasileiro. Em caso de dúvidas sobre posição e localização do Brasil, faça uma consulta dirigida com a turma ao atlas geográfico.
- Feito o quadro, proponha que os estudantes tragam para a próxima aula informações sobre as principais características das estações do ano no município e na região onde vivem.




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