Aula 2
Objetivo da aula: levantamento de dados
sobre IDH e IDHM no Brasil.
Com
base nas indicações ao final deste plano, a turma irá buscar mais informações
sobre IDH em diversos níveis. Sugira consultas sobre conceitos, rankings globais e nacional e a
evolução do IDH brasileiro nas últimas três décadas.
Professor:
utilize o texto citado a seguir como subsídio para as discussões.
O objetivo da criação
do IDH foi o de oferecer um contraponto [ao] Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a
dimensão econômica do desenvolvimento. [...] Apesar de ampliar a perspectiva [...],
o IDH não abrange todos os aspectos de desenvolvimento e não é uma
representação da ‘felicidade’ das pessoas, nem indica ‘o melhor lugar no mundo
para se viver’. Democracia, participação, equidade, sustentabilidade são outros
dos muitos aspectos do desenvolvimento humano que não são contemplados no IDH.
O IDH tem o grande
mérito de sintetizar a compreensão do tema e ampliar e fomentar o debate.
[...] Atualmente, os
três pilares que constituem o IDH (saúde, educação e renda) são mensurados da
seguinte forma:
- Uma vida longa e saudável (saúde) é medida pela expectativa de
vida;
- O acesso ao conhecimento (educação) é
medido por: i) média de anos de educação de adultos, e ii) a expectativa de
anos de escolaridade para crianças na idade de iniciar a vida escolar [...];
- E o padrão de vida (renda), medido pela
Renda Nacional Bruta (RNB) per capita
expressa em poder de paridade de compra (PPP) constante, em dólar [...].”
Fonte: PROGRAMAS das Nações Unidas para o
Desenvolvimento (PNUD). O que é o IDH. Disponível em: <http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/conceitos/o-que-e-o-idh.html>. Acesso em: 24
out. 2018.
Note-se
também que, pela primeira vez desde 2004, o Brasil ficou estagnado em relação
ao ano anterior (o mesmo de 2016).
Peça
aos estudantes que verifiquem e anotem dados sobre estados e municípios. Os
melhores resultados por estado estão no DF, SP, SC, RJ e PR. Entre os
municípios de IDH mais elevado aparecem São Caetano do Sul (SP), Águas de São
Pedro (SP), Florianópolis (SC), Balneário Camboriú (SC) e Vitória (ES). São
unidades federativas do Centro-Sul, revelando que ainda persistem desigualdades
regionais no país.
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