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QUESTÕES SOBRE TRASPORTES III

 


11. (FJPF) No Brasil, coube ao transporte rodoviário integrar o território nacional. Uma grande frota de caminhões é responsável por essa integração. Esse modelo de transporte de carga comandado pelo caminhão movimenta uma poderosa economia, pois a cadeia produtiva vinculada ao transporte rodoviário tem elos com inúmeros setores.
Sobre o rodoviarismo podemos afirmar que:
A) é o mais adequado para transportar mercadorias de elevada densidade econômica graças a sua eficiência;
B) tem baixos custos operacionais devido à permanente necessidade de manutenção das vias;
C) independe das decisões das políticas de transportes e dos interesses das grandes corporações;
D) é o que provoca menores danos ambientais devido à reduzida emissão de gases poluentes;
E) apresenta grande flexibilidade nos deslocamentos o que facilita a obtenção de fretes de retorno.
 
12. (MOURA MELO) Em relação aos meios de transportes do Brasil, assinale a alternativa correta:
A) A extensão rodoviária brasileira é pouco satisfatória, sendo que as rodovias são muito arcaicas.
B) As ferrovias no Brasil cobrem uma enorme área e são as principais responsáveis pela integração nacional.
C) Apesar do nosso vasto litoral, o nosso transporte marítimo é muito fraco e nossos portos, em sua maioria, são muito carentes de tecnologia.
D) O Brasil utiliza-se muito do transporte fluvial, principalmente, nas áreas do Pantanal e Rio Grande do Sul.
 
13. (CESPE CEBRASPE) Com relação ao transporte e à produção econômica brasileira, assinale a opção correta.
A) Após a década de 50 do século XX, o investimento em transporte ferroviário suplantou o investimento em rodovias.
B) Apesar de serem sede de importantes centros financeiros e empresariais, não há frota significativa de helicópteros em São Paulo e no Rio de Janeiro.
C) No tocante à produção agrícola em meados do século XX, é correto afirmar que a construção de depósitos, paióis e silos no campo foi negligenciada no Brasil, o que favoreceu a baixa produção nesse período.
D) A construção de barragens possibilitou o aumento de terras irrigadas e as técnicas de regadio tiveram papel importante na transformação de áreas semiáridas em zonas de agricultura de exportação.
E) Na década de 30 do século XX, devido à emergência da indústria nacional, foram construídos os primeiros aeroportos no Brasil, como o de Guarulhos, em São Paulo, e o Tancredo Neves, em Belo Horizonte.
 
14. (ESA) O Brasil apresenta estações intermodais que tornam as transferências de cargas mais eficientes e menos custosas. As estações intermodais se referem a(às)
A) trens de alta velocidade que são especializados no transporte de mercadorias de alto valor agregado.
B) transportes que transferem as mercadorias apenas de um país para outro.
C) mercadorias estocadas de diversos modos, evitando a sua deterioração e o seu desperdício.
D) transferências de mercadorias entre modos de transportes distintos.
E) formas de manuseio de cargas frágeis que possuem alto valor agregado.
 
15. (UFRJ – NCE) No Brasil, a crescente divisão territorial do trabalho e a ampliação das articulações inter-regionais via telégrafos, ferrovias, rodovias e, mais recentemente, telecomunicações gerou uma rede urbana efetivamente nacional. A rede urbana brasileira foi de fato integrada:
A) após a formação do meio técnico-científico informacional dos anos 80;
B) após a Segunda Guerra, sobretudo a partir do processo de industrialização dos anos 50;
C) pela recente expansão da internet, que permite a comunicação em tempo real;
D) com a expansão da atividade cafeeira durante o século XIX;
E) com a integração da Região Centro-Oeste ao núcleo dinâmico, propiciada pela produção de soja.

 GABARITO
11:E - 12:C - 13:D - 14:D - 15:B


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