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QUESTÕES SOBRE TRASPORTES IV


 

16.(IADES) Um estado dentro da água. É assim que muitos consideram o Pará, situado na região norte do País, área mais rica em mananciais de todo o Brasil. Atualmente, mais da metade das cidades paraenses são ligadas por rios, para ser mais preciso, 73 dos 143 municípios utilizam essa extensa rede aquaviária.
Disponível em:<http://setran.pa.gov.br/site/Conteudo/14> . Acesso em: 23 dez. 2020, com adaptações.
No que tange à vantagem ou desvantagem do uso do modal hidroviário no estado do Pará, quando comparado com outros modais, assinale a alternativa correta.
A) O modal hidroviário apresenta menor taxa de emissão de poluentes CO2 (kg/1.000 TKU), quando comparado com o modal rodoviário.
B) O modal hidroviário apresenta menor vida útil da sua infraestrutura, se comparado com o modal rodoviário.
C) O modal hidroviário consome mais combustível (litros/1.000 TKU), quando comparado com o modal rodoviário.
D) O custo de infraestrutura é muito maior que os modais ferroviário e rodoviários juntos.
E) O impacto ambiental provocado pela sua implantação é maior que aqueles provocados pelo modal ferroviário.
Responder
 
17. (FEMPERJ) Apesar de suas dimensões continentais, o Brasil pouco tem aproveitado as vantagens comparativas do transporte ferroviário. A matriz de transporte brasileira tem baixa participação do modal ferroviário.
Com relação ao transporte ferroviário, assinale a afirmativa incorreta.
A) O modal ferroviário é mais eficiente do que o rodoviário no deslocamento de cargas “porta a porta”.
B) O modal rodoviário, adotado no Brasil, a partir da década de 1950, reduziu drasticamente os investimentos no modal ferroviário.
C) O minério de ferro é, hoje, a principal carga transportada pela malha ferroviária instalada no território brasileiro.
D) Os atuais investimentos públicos e privados vêm recuperando e ampliando a capacidade da malha ferroviária existente no Brasil.
E) O alto investimento de capital imobilizado na construção de uma ferrovia é compensado pelos seus baixos custos operacionais.
 
18. (EsFCEx) O setor de transporte brasileiro tem passado por mudanças significativas. Pode-se afirmar que a alternativa que reflete esta mudança é:
A) O crescente investimento do Estado visando a recuperação e manutenção da infraestrutura do setor de transportes.
B) A exclusão da participação do setor privado em atividades de exploração de trechos de rodovias e ferrovias federais.
C) A privatização do sistema hidroviário, mediante transferências ou concessões à iniciativa privada de sua estrutura operacional.
D) A participação crescente do setor privado, por meio de concessões estatais, em atividades de exploração de trechos de rodovias estaduais e federais.
E) A extinção do monopólio estatal nos setores de transportes tecnologicamente mais avançados, a exemplo dos gasodutos e oleodutos
 
19. (FCC) Os governos do período militar tiveram uma forte atuação na formulação de políticas territoriais, nem todas bem sucedidas na prática. Entre as grandes obras de engenharia que não foram concluídas incluem-se a
A) Rodovia Transpantaneira e a Hidrovia do São Francisco.
B) Usina de Itaipu e a Ferrovia Norte-Sul.
C) Rodovia Transamazônica e a Ferrovia do Aço.
D) Ponte Rio-Niterói e a Usina Nuclear de Angra dos Reis.
E) Rodovia Belém-Brasília e a Usina de Tucuruí.
 
20. (FESMIP) As rodovias que partem de Brasília e se irradiam em vários sentidos, com numeração aumentando no sentido horário, de acordo com o ângulo formado com o norte, são classificadas como
A) rodovias longitudinais
B) rodovias transversais
C) rodovias diagonais
D) estradas vicinais
E) rodovias radiais

 GABARITO
16:A - 17:A - 18:D - 19:C - 20:E

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