Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR II


1. (VUNESP) Gatti, ao discutir a reconceitualização da educação continuada, indica que as propostas inspiradas no conceito de capacitação cedem lugar a um novo paradigma, mais centrado
A) no envolvimento dos gestores.
B) nas expectativas da comunidade.
C) nas pesquisas recentes sobre aprendizagem.
D) nas novas tecnologias.
E) no protagonismo do professor.
 
2. (IBADE) A formação inicial e continuada de profissionais para a Educação de Jovens e Adultos terá como referência as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, apoiada em:
A) desenvolvimento de práticas educativas alicerçadas, predominantemente, na teoria.
B) investigação dos problemas desta modalidade de educação, buscando oferecer soluções teoricamente fundamentadas sem necessidade de contextualização.
C) utilização de métodos e técnicas que contemplem códigos e linguagens determinados por diretrizes específicas
D) ambiente institucional com organização adequada à proposta pedagógica.
E) explicitação de componentes curriculares como demonstração de destreza e iniciativa, principalmente na definição curricular.
 
3. (USCS) Segundo Imbernón (2006), a formação permanente do professor deve ajudar a desenvolver um conhecimento profissional que lhe permita, EXCETO:
A) avaliar a necessidade e a qualidade da inovação educativa que deve ser introduzida constantemente nas instituições.
B) desenvolver habilidades básicas no âmbito das estratégias de ensino em um contexto determinado
C) proporcionar as competências para ser capaz de modificar as tarefas educativas continuamente e adequar-se à diversidade e ao contexto dos alunos.
D) desconsiderar as mudanças e incertezas, tendo autonomia e segurança para tomar decisões educativas, éticas e morais.
 
4. (FUNDEP) Tendo em vista as reflexões de Tardif (2002) sobre os saberes docentes e formação profissional, é INCORRETO afirmar que
A) os professores têm saberes específicos que são mobilizados, utilizados e produzidos no espaço de suas tarefas cotidianas.
B) o principal desafio para a formação de professores, nos próximos anos, será o de se ter maior abertura para os conhecimentos mais teóricos dentro do próprio currículo.
C) a produção dos saberes sobre o ensino deve ter, pelos pesquisadores, o reconhecimento dos saberes dos professores.
D) os saberes dos professores se fundamentam, em sua maioria, em sua experiência profissional e em suas próprias competências e habilidades.
 
5. (FAPERP) Trabalhos sobre formação em serviço ou continuada de professores têm analisado as dificuldades de mudança nas concepções e práticas educacionais desses profissionais em seu cotidiano escolar, coloca Gatti (2003). Diante dessa afirmativa considere os itens a seguir:
I- Programas ou cursos de formação continuada, que visam a mudanças em cognições e práticas, têm a concepção de que, oferecendo conteúdos e trabalhando a racionalidade dos profissionais, produzirão a partir do domínio de novos conhecimentos mudanças em posturas e formas de agir dos professores.
II- Ao conseguir um entrelaçamento com a cultura, com os modos de ser e valores das comunidades regionais e, com base nisso, ao propor novos conteúdos curriculares e práticas pedagógicas, os cursos de formação continuada produzem condições facilitadoras para a apreensão de novas ideias e a criação de outras formas de agir dos professores.
III- Para que mudanças nas concepções e nas práticas educacionais dos professores ocorram, é necessário que os programas de formação continuada e de atualização tenham um entrelaçamento concreto com o ambiente psicossocial em que esses profissionais trabalham e vivem.
IV- Os conhecimentos na formação continuada de professores são incorporados ou não, em função de complexos processos não apenas cognitivos, mas socioafetivo e culturais.
Assinale a alternativa que contempla todos e somente os itens corretos.
A) I e II.
B) II e III.
C) I, II e III.
D) II, III e IV.

GABARITO

1:E - 2:D - 3:D - 4:B - 5:D

 


Postar um comentário

0 Comentários