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Questões sobre Gilberto Freire



1. (CEPERJ 2013) Em “Casa-Grande e Senzala”, Gilberto Freire estabelece uma relação entre a arquitetura da casa-grande e a forma de organização social e política que se instaurou no Brasil, conhecida como:
A) populismo
B) clientelismo
C) escravagismo
D) patriarcalismo
E) caudilhismo


2. (UERR 2018) O sociólogo Gilberto Freyre, autor do livro Casa Grande & Senzala, numa bem elaborada análise sobre a inter-relação de diferentes grupos raciais que formaram a sociedade brasileira, demonstrou que no Brasil:
A) embora existam diferenças entre classes sociais, elas não sobrepuseram as diferenças raciais.
B) a interpretação biológica das diferenças raciais é mas importante que as diferenças culturais.
C) a interpretação cultural e não a biológica é a que permite entender as diferenças raciais no Brasil.
D) as explicações sócioestruturais oferecem eficazes modelos para entender as diferenças culturais.
E) as diferenças biológicas entre brasileiros são modelos para o entendimento das diferenças culturais em todo o mundo.


3. (FCC 2018) Segundo Gilberto Freyre, o elemento que exerceu o papel preponderante na história social brasileira foi
A) o Estado patrimonialista português e suas ramificações no Brasil colonial.
B) a Igreja Católica, sobretudo os jesuítas.
C) a família patriarcal em sua forma extensa, abrangendo senhores, escravos e agregados.
D) as classes sociais em luta, à época colonial representadas pela aristocracia rural e pelos trabalhadores negros escravizados.
E) os movimentos nativistas de luta pela independência nacional, liderados pela burguesia nascente, em oposição à Coroa portuguesa.


4. (IFB 2017) A teoria da democracia racial, derivada a partir da hipótese de pesquisa desenvolvida por Gilberto Freyre, principalmente com sua obra “Casa-Grande e Senzala”, pode ser relacionada à política de cotas implementada nos institutos federais a partir da Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012.
Dentre as opções abaixo, marque a CORRETA em relação aos conteúdos do enunciado acima.
A) A teoria desenvolvida por Gilberto Freyre contribui para explicar a diferença entre os níveis de violência racial ocorridos nos EUA e no Brasil, bem como sustenta teoricamente a política de cotas raciais adotada em nosso país.
B) A teoria da democracia racial, derivada da obra de Freyre, sustenta uma suposta convivência pacífica e democrática entre os negros, indígenas e brancos europeus, de modo a sustentar a política de cotas raciais.
C) A teoria desenvolvida por Freyre atribui uma visão romantizada da realidade, tornando invisíveis várias formas de violência praticadas por brancos europeus em relação aos negros. A política de cotas raciais, nesse sentido, visa validar a teoria de Freyre.
D) A teoria da democracia racial, derivada da obra de Freyre, mascara em grande medida a violência praticada por brancos contra negros no Brasil, sustentando de certo modo parte das críticas atribuídas à adoção de cotas raciais no país.
E) A teoria da democracia racial de Freyre tem por princípio desvelar todas as formas de violência de brancos contra negros no Brasil, amparando teoricamente a adoção de cotas raciais como forma de compensação histórica.


5. (FUNCAB 2005) Leia os fragmentos a seguir relacionados a debate histórico sobre a questão da formação cultural do Brasil.
“[...] Em um de seus livros mais conhecidos, Casa-Grande e Senzala, Gilberto Freyre abordou questões relativas às interações entre europeus, africanos e índios desde os primórdios da colonização, destacando as condições de reconhecimento social dos mestiços no mundo criado pelos portugueses e a suposta tolerância racial que marcaria o caráter da nação [...]".
“Nas décadas de 1950 e 1960, diversos estudos sociológicos sobre o tema das relações raciais afastaram-se da imagem de harmonia inicialmente valorizada por Gilberto Freyre, explicitando as desigualdades entre brancos e negros na sociedade brasileira [...]".
“[...] Debates propostos por Otávio Ianni e Fernando Henrique Cardoso, entre outros autores, argumentavam que a noção de classe social era mais importante que a ideia de raça na definição das relações sociais, encaminhando assim uma reflexão sistemática sobre o preconceito como sobrevivência do passado escravista [...]".
VIANA, Larissa. Mestiçagem e cultura histórica: debates. In: Cultura política e leituras do passado, 2007.
O tema central dos fragmentos acima pode ser encontrado em uma das opções a seguir. Marque-a.
A) Memória e histórias da abolição
B) Mito da democracia racial brasileira
C) História memorialista da escravidão
D) Participação política de ex-escravos
E) Cultura histórica dos descendentes de africanos no Brasil


GABARITO
1:D - 2:C - 3:C - 4:D - 5:B



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