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Questões sobre cultura e identidade nacional II



1. (IFB 2017) “A lhaneza no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter brasileiro [...]” – HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo, 2011, pag. 146.
O fragmento acima representa um conceito da obra de Sérgio Buarque de Holanda ao definir uma relevante característica sociocultural do povo brasileiro. A esse respeito, marque a alternativa CORRETA.
A) Trata-se daquilo que atualmente é discutido como jeitinho brasileiro.
B) Trata-se daquilo que atualmente é conhecido como capacidade empreendedora do povo brasileiro.
C) Representa características do coronelismo praticado no Brasil ao longo do século XX.
D) Descreve elementos ligados à capacidade cooperativa do povo brasileiro.
E) Reflete o padrão civilizatório do povo brasileiro.


2. (NUCEPE 2015) Sobre identidade e cultura nas ciências sociais, é CORRETO afirmar que
A) para Frederik Barth (1969), a identidade é uma construção elaborada em uma relação que opõe um grupo aos outros grupos com os quais está em contato.
B) as noções de cultura e identidade cultural se confundem, na medida em que as duas dependem em grande parte de processos inconscientes.
C) somente é possível definir a identidade de um determinado grupo através de um inventário de seus traços culturais.
D) todo grupo social é homogêneo, o que permite reduzir cada identidade cultural a uma definição simples, “pura”.
E) a identidade é estática, motivo pelo qual certos autores utilizam o conceito de “estratégia de identidade”.


3. (COVEST-COPSET 2015) A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) define como Patrimônio Cultural Imaterial:
1) o aspecto da cultura que considera que todos os seres humanos têm a capacidade de criar símbolos que se expressam em práticas culturais diversas.
2) lugares de inovação e expressão da criatividade que fazem parte do novo cenário de desenvolvimento econômico, socialmente justo e sustentável.
3) práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
Está(ão) correta(s):
A) 1, apenas.
B) 2, apenas.
C) 3, apenas.
D) 1, 2 e 3.
E) 1 e 2, apenas.


4. (CEPUERJ 2015) No Brasil, as relações entre o Estado e a cultura são antigas, porém, somente a partir das décadas de 1930 e 1940 iniciou-se o que se pode chamar de políticas públicas de cultura, com a criação de vários órgãos por parte do governo que tinham como objetivo promover ações institucionais nas áreas de cultura e arte no país. Considerando as décadas de 1980 e 1990, as ações que tiveram destaque para a história das implementações de políticas culturais no Brasil são o(a):
A) criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN); a criação do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) e do Instituto Nacional do Livro (INL); a criação do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) dentro do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
B) desmembramento do Ministério da Educação e Saúde, resultando na criação do Ministério da Saúde e no MEC; a recriação do Conselho Nacional de Cultura, subordinado ao MEC; a criação do Conselho Federal de Cultura; a elaboração do Plano de Ação Cultural no âmbito do governo federal; a criação do primeiro Conselho Nacional de Cultura.
C) criação dos Conselhos Nacional de Direito Autoral (CNDA) e Nacional de Cinema; a Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro e a Funarte; a criação do Centro Nacional de Referência Cultural (CNRC) e, posteriormente, a criação da Fundação Nacional Pró-Memória, ampliando o trabalho do CNRC, que deu origem à Fundação Nacional Pró-Memória.
D) criação da Secretaria de Cultura, formada por duas subsecretarias: a de Assuntos Culturais – ligada à Fundação Nacional de Arte (Funarte) e a de Patrimônio – ligada ao IPHAN e à Fundação Pró-Memória; a criação do Ministério da Cultura; a promulgação da Lei Sarney; a promulgação da Lei Rouanet, que substituiu a Lei Sarney e instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura.


5. (CESPE 2015) A cultura é um fenômeno coletivo, pois é compartilhada pelas pessoas que vivem ou viveram no mesmo ambiente social onde ela foi aprendida. Portanto, ela deriva do ambiente social e não dos nossos genes. Um dos modelos utilizados para ilustrar o construto cultura tem a forma de anéis concêntricos, em que cada anel corresponde a uma manifestação de cultura. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A) Os rituais, situados na camada mais periférica da cultura, são palavras, gestos, figuras ou objetos que carregam um significado particular e que são reconhecidos por aqueles que compartilham aquela cultura.
B) As diferentes camadas da cultura variam de forma contínua, iniciando-se em um nível inconsciente e de difícil acesso (camadas mais profundas), até alcançar um nível consciente e de fácil acesso (camadas periféricas).
C) Os símbolos, situados na camada mais profunda e visível da cultura, correspondem a atividades coletivas realizadas para atingir determinados fins que são supérfluos fora de contexto, mas que, dentro da cultura, são considerados essenciais.
D) Os heróis, que compõem a camada mais superficial da cultura, são pessoas, vivas ou mortas, reais ou imaginárias, que possuem características altamente valorizadas pela cultura e que servem de modelo de comportamento.
E) Os valores, situados na camada mais profunda e invisível da cultura, são um modo específico de conduta ou de condição de existência que é individualmente ou socialmente preferível a outro modo, contrário ou oposto, de conduta ou de existência.



GABARITO
1:A - 2:A - 3:C - 4:D - 5:E






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