1. (IFB 2017) “A lhaneza no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão
gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço
definido do caráter brasileiro [...]” – HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do
Brasil. São Paulo, 2011, pag. 146.
O fragmento acima representa um conceito da
obra de Sérgio Buarque de Holanda ao definir uma relevante característica
sociocultural do povo brasileiro. A esse respeito, marque a alternativa CORRETA.
A) Trata-se
daquilo que atualmente é discutido como jeitinho brasileiro.
B) Trata-se
daquilo que atualmente é conhecido como capacidade empreendedora do povo
brasileiro.
C) Representa
características do coronelismo praticado no Brasil ao longo do século XX.
D) Descreve
elementos ligados à capacidade cooperativa do povo brasileiro.
E) Reflete o
padrão civilizatório do povo brasileiro.
2. (NUCEPE 2015) Sobre identidade e cultura nas ciências sociais, é CORRETO afirmar que
A) para
Frederik Barth (1969), a identidade é uma construção elaborada em uma relação
que opõe um grupo aos outros grupos com os quais está em contato.
B) as noções de
cultura e identidade cultural se confundem, na medida em que as duas dependem
em grande parte de processos inconscientes.
C) somente é
possível definir a identidade de um determinado grupo através de um inventário
de seus traços culturais.
D) todo grupo
social é homogêneo, o que permite reduzir cada identidade cultural a uma
definição simples, “pura”.
E) a identidade
é estática, motivo pelo qual certos autores utilizam o conceito de “estratégia
de identidade”.
3. (COVEST-COPSET 2015) A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
(Unesco) define como Patrimônio Cultural Imaterial:
1) o aspecto da
cultura que considera que todos os seres humanos têm a capacidade de criar
símbolos que se expressam em práticas culturais diversas.
2) lugares de
inovação e expressão da criatividade que fazem parte do novo cenário de
desenvolvimento econômico, socialmente justo e sustentável.
3) práticas,
representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades, os
grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de
seu patrimônio cultural.
Está(ão) correta(s):
A) 1, apenas.
B) 2, apenas.
C) 3, apenas.
D) 1, 2 e 3.
E) 1 e 2,
apenas.
4. (CEPUERJ 2015) No Brasil, as relações entre o Estado e a cultura são antigas, porém,
somente a partir das décadas de 1930 e 1940 iniciou-se o que se pode chamar de
políticas públicas de cultura, com a criação de vários órgãos por parte do
governo que tinham como objetivo promover ações institucionais nas áreas de
cultura e arte no país. Considerando as décadas de 1980 e 1990, as ações que
tiveram destaque para a história das implementações de políticas culturais no
Brasil são o(a):
A) criação do
Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN); a criação do
Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) e do Instituto Nacional do Livro
(INL); a criação do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) dentro do
Ministério da Educação e Cultura (MEC).
B) desmembramento
do Ministério da Educação e Saúde, resultando na criação do Ministério da Saúde
e no MEC; a recriação do Conselho Nacional de Cultura, subordinado ao MEC; a
criação do Conselho Federal de Cultura; a elaboração do Plano de Ação Cultural
no âmbito do governo federal; a criação do primeiro Conselho Nacional de
Cultura.
C) criação dos
Conselhos Nacional de Direito Autoral (CNDA) e Nacional de Cinema; a Campanha
de Defesa do Folclore Brasileiro e a Funarte; a criação do Centro Nacional de
Referência Cultural (CNRC) e, posteriormente, a criação da Fundação Nacional
Pró-Memória, ampliando o trabalho do CNRC, que deu origem à Fundação Nacional
Pró-Memória.
D) criação da
Secretaria de Cultura, formada por duas subsecretarias: a de Assuntos Culturais
– ligada à Fundação Nacional de Arte (Funarte) e a de Patrimônio – ligada ao
IPHAN e à Fundação Pró-Memória; a criação do Ministério da Cultura; a
promulgação da Lei Sarney; a promulgação da Lei Rouanet, que substituiu a Lei
Sarney e instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura.
5. (CESPE 2015) A cultura é um fenômeno coletivo, pois é compartilhada pelas pessoas que
vivem ou viveram no mesmo ambiente social onde ela foi aprendida. Portanto, ela
deriva do ambiente social e não dos nossos genes. Um dos modelos utilizados
para ilustrar o construto cultura tem a forma de anéis concêntricos, em que
cada anel corresponde a uma manifestação de cultura. Acerca desse assunto,
assinale a opção correta.
A) Os rituais,
situados na camada mais periférica da cultura, são palavras, gestos, figuras ou
objetos que carregam um significado particular e que são reconhecidos por
aqueles que compartilham aquela cultura.
B) As diferentes
camadas da cultura variam de forma contínua, iniciando-se em um nível
inconsciente e de difícil acesso (camadas mais profundas), até alcançar um
nível consciente e de fácil acesso (camadas periféricas).
C) Os símbolos,
situados na camada mais profunda e visível da cultura, correspondem a
atividades coletivas realizadas para atingir determinados fins que são
supérfluos fora de contexto, mas que, dentro da cultura, são considerados
essenciais.
D) Os heróis,
que compõem a camada mais superficial da cultura, são pessoas, vivas ou mortas,
reais ou imaginárias, que possuem características altamente valorizadas pela
cultura e que servem de modelo de comportamento.
E) Os
valores, situados na camada mais profunda e invisível da cultura, são um modo
específico de conduta ou de condição de existência que é individualmente ou
socialmente preferível a outro modo, contrário ou oposto, de conduta ou de
existência.
GABARITO
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Questões sobre pedagógico
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