Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Plano de aula - O eurocentrismo em debate - Aula 2



Aula 2
Para essa etapa, reorganize a turma de forma que cada grupo possa, em dois ou três minutos, apresentar as principais informações do país ocidental e do país oriental pesquisados.
Durante as apresentações, aproveite para pontuar e registrar no quadro pontos em comum destacados por cada grupo; não deixe de destacar eventuais diferenças e semelhanças, com o Brasil.
Ao final das apresentações, para continuar o processo de reflexão acerca do tema, pergunte a eles: como, historicamente, o mundo foi sendo divido entre oriente e ocidente? Peça que, individualmente, pensem sobre a pergunta e registrem suas impressões no caderno.
Selecione material que permita à turma conhecer a história do meridiano de Greenwich a partir do final do século XIX, na Inglaterra. Discuta com os alunos o significado de uma linha imaginária naquele contexto e problematize o fato de a linha imaginária ter sua convenção estabelecida justamente na potência econômica da época, o Reino Unido.
Em seguida, registre no quadro algumas observações, de acordo com a fala da turma, e reforce a visão eurocêntrica e ocidental que caracteriza as convenções na atualidade, como concepção de desenvolvimento, modelo de beleza, entre outros aspectos que valorizam os países europeus em relação a outras partes do mundo.




Postar um comentário

0 Comentários