Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

VÊNUS

Imagem obtida por radar da superfície de Vénus, centrada à longitude 180° Leste.

2.3 VÊNUS
Nome da deusa romana do amor, Vênus é o único planeta com o nome de uma mulher. As espessas nuvens de Vênus refletem bem a luz do sol, então Vênus é muito brilhante, tornando-o o objeto mais brilhante no céu, além do Sol e da Lua. Como a órbita de Vênus está dentro da órbita da Terra, Vênus sempre aparece perto do Sol. Quando Vênus nasce pouco antes do Sol nascer, o objeto brilhante é chamado de estrela da manhã. Quando se põe logo após o pôr do sol, é a estrela da noite.
Dos planetas, Vênus é mais semelhante à Terra em tamanho e densidade. Vênus também é nosso vizinho mais próximo. A estrutura interior do planeta é semelhante à da Terra, com um grande núcleo de ferro e um manto de silicato. No entanto, a semelhança entre os dois planetas internos termina aí.
Vênus gira em uma direção oposta aos outros planetas e oposta à direção em que orbita o Sol. Sua rotação é extremamente lenta, apenas uma volta a cada 243 dias. Isso leva mais de um ano em Vênus, onde leva apenas 224 dias para orbitar o Sol.
Vênus é coberta por uma espessa camada de nuvens. As nuvens de Vênus não são feitas de vapor de água como as nuvens da Terra. As nuvens em Vênus são feitas principalmente de dióxido de carbono com um pouco de dióxido de enxofre e ácido sulfúrico corrosivo. Como o dióxido de carbono é um gás de efeito estufa, a atmosfera retém o calor do Sol e cria um poderoso efeito estufa. Embora Vênus esteja mais distante do Sol que Mercúrio, o efeito estufa faz de Vênus o planeta mais quente. As temperaturas na superfície atingem 465 ° C (860 ° F). Isso é quente o suficiente para derreter o chumbo.
A atmosfera de Vênus é tão espessa que a pressão atmosférica na superfície do planeta é 90 vezes maior que a pressão atmosférica na superfície da Terra. A densa atmosfera obscurece a superfície de Vênus.
Como a sonda não pode ver através da atmosfera espessa, o radar é usado para mapear a superfície de Vênus. Muitos recursos encontrados na superfície são semelhantes à Terra e, no entanto, são muito diferentes.
Naves espaciais em órbita usaram radar para revelar montanhas, vales e desfiladeiros. A maior parte da superfície possui grandes áreas de vulcões cercadas por planícies de lava. De fato, Vênus tem muito mais vulcões do que qualquer outro planeta do sistema solar, e alguns desses vulcões são muito grandes. A maioria dos vulcões não está mais ativa, mas os cientistas encontraram evidências de que existe algum vulcanismo ativo.


Postar um comentário

0 Comentários