Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

URANO

Urano

2.9 URANO
Da Terra, Urano é tão fraco que passou despercebido por observadores antigos. William Herschel descobriu o planeta pela primeira vez em 1781.
Embora Urano seja muito grande, está incrivelmente distante, a cerca de 2,8 bilhões de km (1,8 bilhões de milhas) do Sol. A luz do Sol leva cerca de 2 horas e 40 minutos para chegar a Urano, e o planeta orbita o Sol uma vez a cada 84 anos terrestres. Urano tem uma massa cerca de 14 vezes a massa da Terra, mas é muito menos densa que a Terra. A gravidade na superfície de Urano é mais fraca do que na superfície da Terra; portanto, se um humano estivesse no topo das nuvens em Urano, ele pesaria cerca de 10% menos do que o que pesaria na Terra.
Como Júpiter e Saturno, Urano é composto principalmente de hidrogênio e hélio, com uma camada externa de gás que dá lugar ao líquido por dentro. Urano tem uma porcentagem mais alta de materiais gelados, como água, amônia (NH3) e metano (CH4), do que Júpiter e Saturno. Quando a luz solar reflete Urano, as nuvens de metano filtram a luz vermelha, dando ao planeta uma cor azul esverdeada. Existem faixas de nuvens na atmosfera de Urano, mas são difíceis de ver à luz normal, de modo que o planeta se parece com uma bola azul simples.
A maioria dos planetas do sistema solar gira em seus eixos na mesma direção em que se move ao redor do Sol. Urano, no entanto, é inclinado para o lado, então seu eixo é quase paralelo à sua órbita.
Urano tem um fraco sistema de anéis. Os anéis circundam o equador do planeta, mas como Urano está inclinado para o lado, os anéis são quase perpendiculares à órbita do planeta. Urano também tem 27 luas conhecidas, e todas, exceto algumas, têm o nome de personagens das peças de William Shakespeare. As cinco maiores luas são Miranda, Ariel, Umbriel, Titania e Oberon.

Postar um comentário

0 Comentários