Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

NETUNO



3.0 NETUNO
Netuno é o único grande planeta que não pode ser visto da Terra sem um telescópio. O planeta foi descoberto em 1846, na posição prevista, e foi nomeado Netuno pelo deus romano do mar por causa de sua cor azulada. Em muitos aspectos, Netuno é semelhante a Urano. Netuno tem um pouco mais de massa que Urano, mas é um pouco menor em tamanho. Netuno está muito mais longe do Sol, a quase 4,5 bilhões de km (2,8 bilhões de milhas), do que Urano. O planeta leva 165 anos terrestres para percorrer uma vez ao redor do Sol.
A cor azul de Netuno é principalmente por causa do metano congelado (CH4). Quando a Voyager 2 visitou Netuno em 1986, havia um ponto azul escuro considerável que os cientistas denominaram de Grande Ponto Negro, ao sul do equador. Quando o Telescópio Espacial Hubble tirou fotos de Netuno em 1994, a Grande Mancha Escura desapareceu, mas outra mancha escura apareceu ao norte do equador. Os astrônomos pensam que esses dois pontos representam lacunas nas nuvens de metano em Netuno.
A aparência mutável de Netuno é causada por sua atmosfera turbulenta. Os ventos em Netuno são mais fortes do que em qualquer outro planeta do sistema solar, atingindo velocidades de 1.100 km / h (700 mi / h), próximas à velocidade do som. Esse clima extremo surpreendeu os astrônomos, já que o planeta recebe pouca energia do Sol para alimentar os sistemas climáticos. Netuno também é um dos lugares mais frios do sistema solar. As temperaturas no topo das nuvens são de cerca de -218 graus C (-360 graus F). Netuno possui anéis fracos de gelo e poeira que podem mudar ou desaparecer em prazos razoavelmente curtos.
Netuno tem 13 luas conhecidas. Tritão é a única delas que tem massa suficiente para ser esférico. Tritão orbita na direção oposta à órbita de Netuno. Os cientistas pensam que Tritão não se formou em torno de Netuno, mas foi capturado pela gravidade de Netuno ao passar.

Postar um comentário

0 Comentários