Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

SATURNO

Saturno 

2.8 SATURNO
Saturno é famoso por seus belos anéis. Embora todos os gigantes de gás possuam anéis, apenas Saturno pode ser facilmente visto da Terra. Na mitologia romana, Saturno era o pai de Júpiter.
A massa de Saturno é cerca de 95 vezes a massa da Terra e seu volume é 755 vezes o volume da Terra, tornando-o o segundo maior planeta do sistema solar. Saturno também é o planeta menos denso do sistema solar. É menos denso que a água, o que significa que Saturno flutuaria na água. Saturno orbita o Sol uma vez a cada 30 anos terrestres.
Como Júpiter, Saturno é composto principalmente de gases de hidrogênio e hélio nas camadas externas e líquidos em profundidades maiores. A atmosfera superior possui nuvens em faixas de cores diferentes. Eles giram rapidamente ao redor do planeta, mas parece haver menos turbulência e menos tempestades em Saturno do que em Júpiter. Um fenômeno interessante que foi observado nas tempestades em Saturno é a presença de trovões e raios. O planeta provavelmente tem um pequeno núcleo rochoso e metálico.
Em 1610, Galileu observou pela primeira vez os anéis de Saturno com seu telescópio, mas ele pensou que poderiam ser duas grandes luas, uma de cada lado do planeta. Em 1659, o astrônomo holandês Christian Huygens percebeu que as características eram anéis. Os anéis de Saturno circundam o equador do planeta e aparecem inclinados porque o próprio Saturno está inclinado cerca de 27 graus. Os anéis não tocam o planeta.
As naves espaciais Voyager 1 e 2, em 1980 e 1981, enviaram fotos detalhadas de Saturno, seus anéis e algumas de suas luas. Os anéis de Saturno são feitos de partículas de água e gelo, com um pouco de poeira e pedras. Existem várias lacunas nos anéis que os cientistas pensam terem se originado porque 1) o material foi eliminado pela força gravitacional dentro dos anéis ou 2) pelas forças gravitacionais de Saturno e das luas fora dos anéis. Os anéis provavelmente foram formados pelo rompimento de uma das luas de Saturno ou de um material que nunca se acumulou no planeta quando Saturno se formou inicialmente.
A maioria das luas de Saturno é muito pequena e apenas sete são grandes o suficiente para que a gravidade as tenha tornado esféricas. Apenas Titã é maior que a Lua da Terra em cerca de 1,5 vezes o seu tamanho. Titã é ainda mais massivo que o planeta Mercúrio. Os cientistas estão interessados ​​em Titã porque sua atmosfera é semelhante à que era a Terra antes da vida se desenvolver. O nitrogênio é dominante e o metano é o segundo gás mais abundante. Titan pode ter uma camada de água líquida e amônia sob uma camada de gelo superficial. Lagos de metano líquido (CH4) e etano (C2H6) são encontrados na superfície de Titã. Embora as condições sejam semelhantes o suficiente para as da Terra primitiva para os cientistas especularem que uma vida extremamente primitiva possa existir em Titã, o frio extremo e a falta de dióxido de carbono a tornam improvável.

Postar um comentário

0 Comentários