Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

ROCHA SEDIMENTAR


2.5 ROCHA SEDIMENTAR
O arenito é um dos tipos comuns de rochas sedimentares que se formam a partir de sedimentos. Existem muitos outros tipos. Sedimentos podem incluir:
- Fragmentos de outras rochas que muitas vezes foram desgastadas em pedaços pequenos, como areia, lodo ou argila.
- Materiais orgânicos ou restos de organismos vivos
- Precipitados químicos, que são materiais que são deixados para trás depois que a água evapora de uma solução.
Rochas na superfície sofrem intemperismo mecânico e químico. Esses processos físicos e químicos quebram a rocha em pedaços menores. O desgaste físico quebra as rochas, enquanto o desgaste químico dissolve os minerais menos estáveis. Esses elementos originais dos minerais acabam em solução, e novos minerais podem se formar. Os sedimentos são removidos e transportados pela água, vento, gelo ou gravidade em um processo chamado erosão.
Os córregos transportam grandes quantidades de sedimentos. Quanto mais energia a água tiver, maior a partícula que ela pode transportar. Um rio correndo em uma encosta íngreme pode ser capaz de transportar pedras. Como esse fluxo diminui, ele não tem mais energia para transportar grandes sedimentos e os solta. Um fluxo em movimento mais lento carregará apenas partículas menores.
Os sedimentos são depositados nas praias e desertos, no fundo dos oceanos e em lagos, lagoas, rios, pântanos e pântanos. As avalanches jogam grandes pilhas de sedimentos. As geleiras também deixam grandes pilhas de sedimentos. O vento pode transportar apenas areia e partículas menores. O tipo de sedimento que é depositado determinará o tipo de rocha sedimentar que pode se formar. Diferentes cores das rochas sedimentares são determinadas pelo ambiente em que são depositadas. Rochas vermelhas se formam onde o oxigênio está presente, enquanto sedimentos mais escuros se formam quando o ambiente é pobre em oxigênio.
FORMAÇÃO ROCHOSA SEDIMENTAR
Sedimentos acumulados endurecem na rocha por um processo chamado litificação. São necessários dois passos importantes para os sedimentos se litificarem.
Os sedimentos são espremidos pelo peso dos sedimentos sobrepostos, chamados compactação. Sedimentos cimentados e não orgânicos tornam-se rochas clásticas. Se houver material orgânico, elas são rochas bioclásticas.
Os fluidos preenchem os espaços entre as partículas soltas de sedimentos e cristalizam para criar uma rocha por cimentação. Quando sedimentos se depositam em águas mais calmas, formam camadas horizontais. Uma camada é depositada primeiro e outra camada é depositada em cima dela. Portanto, cada camada é mais nova que a camada abaixo dela. Quando os sedimentos endurecem, as camadas são preservadas. Rochas sedimentares formadas pela cristalização de precipitados químicos são chamadas rochas sedimentares químicas.
Rochas sedimentares bioquímicas se formam no oceano ou em um lago de sal. Os seres vivos removem íons, como cálcio, magnésio e potássio, da água para fazer conchas ou tecidos moles. Quando o organismo morre, ele afunda no fundo do oceano para se tornar sedimento bioquímico, que pode então ser compactado e cimentado em rocha sólida.
USO HUMANO DE ROCHAS SEDIMENTARES
Rochas sedimentares são usadas como pedras de construção, embora não sejam tão duras quanto as rochas ígneas ou metamórficas. Areia e cascalho são usados ​​para fazer concreto; eles também são usados ​​no asfalto. Muitos recursos economicamente valiosos vêm de rochas sedimentares. Minério de ferro e alumínio são dois exemplos.



Postar um comentário

0 Comentários