Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

ROCHA METAMÓRFICA


2.6 ROCHA METAMÓRFICA
Metamorfismo é a adição de calor e/ou pressão às rochas existentes, o que as faz mudar física e/ou quimicamente para que se tornem uma nova rocha. Rochas metamórficas podem mudar tanto que podem não se parecer com a rocha original.
Qualquer tipo de rocha - ígnea, sedimentar ou metamórfica - pode se tornar uma rocha metamórfica. Tudo o que é necessário é calor e/ou pressão suficientes para alterar a composição física ou química da rocha existente sem derreter a rocha completamente. As rochas mudam durante o metamorfismo porque os minerais precisam ser estáveis ​​sob as novas condições de temperatura e pressão. A necessidade de estabilidade pode fazer com que a estrutura dos minerais se reorganize e forme novos minerais. Os íons podem se mover entre os minerais para criar minerais de diferentes composições químicas. Hornfels, com suas faixas alternadas de cristais escuros e claros, é um excelente exemplo de como os minerais se reorganizam durante o metamorfismo.
Pressão extrema também pode levar à foliação, as camadas planas que se formam nas rochas à medida que a pressão aperta as rochas. A foliação se forma normalmente quando a pressão é exercida em apenas uma direção. Quartzito e calcário não são foliados.
Os dois principais tipos de metamorfismo estão relacionados ao calor na Terra:
Metamorfismo regional: Mudanças em enormes quantidades de rocha em uma ampla área causadas pela pressão extrema da rocha sobreposta ou compressão causada por processos geológicos. Enterro profundo expõe a rocha a altas temperaturas.
Metamorfismo de contato: alterações em uma rocha que está em contato com o magma por causa do calor extremo do magma.
O quartzito é muito duro e muitas vezes é esmagado e usado na construção de trilhos de trem. Às vezes, xisto e ardósia são usados ​​como materiais de construção e paisagismo. A grafite, o "chumbo" nos lápis, é um mineral comumente encontrado em rochas metamórficas.

Postar um comentário

0 Comentários