Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

PRECONCEITO E RACISMO



1.4 PRECONCEITO E RACISMO
Preconceito refere-se às crenças, pensamentos, sentimentos e atitudes que alguém mantém sobre um grupo. O preconceito não se baseia na experiência; ao contrário, é um preconceito, originando uma experiência externa.
Embora o preconceito não seja necessariamente específico da raça, o racismo é um tipo mais forte de preconceito usado para justificar a crença de que uma categoria racial é de alguma forma superior ou inferior a outras; é também um conjunto de práticas usadas por uma maioria racial para prejudicar uma minoria racial. O Ku Klux Klan é um exemplo de organização racista; a crença de seus membros na supremacia branca incentivou mais de um século de crimes e discursos de ódio.
O racismo institucional refere-se a como o racismo está incorporado no tecido da sociedade. Por exemplo, o número desproporcional de homens negros presos, acusados ​​e condenados por crimes pode refletir o perfil racial, uma forma de racismo institucional.
O colorismo é outro tipo de preconceito, no qual alguém acredita que um tipo de tom de pele é superior ou inferior a outro dentro de um grupo racial. Estudos sugerem que os afro-americanos de pele mais escura sofrem mais discriminação do que os afro-americanos de pele mais clara (Herring, Keith e Horton 2004; Klonoff e Landrine 2000).

Postar um comentário

0 Comentários