Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

DISCRIMINAÇÃO



1.5 DISCRIMINAÇÃO
Enquanto preconceito se refere a pensamentos tendenciosos, a discriminação consiste em ações contra um grupo de pessoas. A discriminação pode ser baseada na idade, religião, saúde e outros indicadores. As leis raciais contra a discriminação se esforçam para resolver esse conjunto de problemas sociais.
A discriminação baseada em raça ou etnia pode assumir várias formas, desde práticas desleais de habitação a sistemas de contratação tendenciosos.
Não podemos apagar a discriminação de nossa cultura apenas promulgando leis para aboli-la. Mesmo que uma sociedade conseguisse erradicar o racismo da psique de cada indivíduo, a própria sociedade o manteria. Émile Durkheim, cientista social, chama o racismo de um fato social. As razões para isso são complexas e estão relacionadas aos sistemas educacionais, criminais, econômicos e políticos que existem em nossa sociedade.
Por exemplo, quando um jornal identifica indivíduos de raça acusados ​​de um crime, ele pode aprimorar estereótipos de uma minoria específica. Outro exemplo de práticas racistas é a direção racial, na qual os agentes imobiliários direcionam os proprietários em potencial para dentro ou para fora de bairros específicos com base em sua raça. Atitudes e crenças racistas costumam ser mais insidiosas e mais difíceis de definir do que práticas racistas específicas.
Preconceito e discriminação podem se sobrepor e se cruzar de várias maneiras. Para ilustrar, aqui estão quatro exemplos de como o preconceito e a discriminação podem ocorrer. Não-discriminadores sem preconceitos são pessoas de mente aberta, tolerantes e receptivas. Discriminadores sem preconceitos podem ser aqueles que praticam o sexismo sem pensar em seu local de trabalho, não considerando as mulheres para certas posições que tradicionalmente são ocupadas por homens. Não discriminadores preconceituosos são aqueles que possuem crenças racistas, mas não agem sobre elas, como um dono de loja racista que atende a clientes minoritários. Os discriminadores preconceituosos incluem aqueles que fazem ativamente comentários depreciativos sobre os outros ou que cometem crimes de ódio.
A discriminação também se manifesta de maneiras diferentes. Os cenários acima são exemplos de discriminação individual, mas existem outros tipos. A discriminação institucional ocorre quando um sistema social se desenvolve com a privação de um grupo, como a não aceitação histórica das forças armadas norte-americanas de sexualidades minoritárias.
A discriminação institucional também pode incluir a promoção do status de um grupo, como no caso dos privilégios de brancos, que são os benefícios que as pessoas recebem simplesmente por fazer parte do grupo dominante.
Enquanto a maioria das pessoas brancas está disposta a admitir que pessoas não-brancas vivem com um conjunto de desvantagens devido à cor de sua pele, muito poucas estão dispostas a reconhecer os benefícios que recebem.

Postar um comentário

0 Comentários