Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

POPULAÇÃO


1.1 POPULAÇÃO
Os geógrafos estudam onde e por que as pessoas vivem em locais específicos. Nem pessoas nem recursos são distribuídos uniformemente pela Terra. Em relação ao crescimento populacional, os geógrafos enfatizam três elementos: o tamanho da população; a taxa de aumento da população mundial; a distribuição desigual do crescimento populacional. Os geógrafos procuram explicar por que esses padrões existem.
O assunto da superpopulação pode ser altamente divisivo, dadas as profundas visões pessoais que muitas pessoas têm. A geografia humana enfatiza uma perspectiva geográfica do crescimento populacional como um conceito relativo. A interação humano-ambiente e superpopulação podem ser discutidas nos contextos de capacidade de carga, disponibilidade de recursos da Terra, bem como na relação entre pessoas e recursos.
O estudo da população nunca foi tão crítico quanto é hoje. Existem mais de 7 bilhões de pessoas no planeta, mas a maior parte desse crescimento ocorreu nos últimos 100 anos, principalmente nos países em desenvolvimento. Os seres humanos não vivem uniformemente ao redor do planeta, mas em grupos por causa da geografia física da Terra. Ambientes muito secos, úmidos, frios ou montanhosos criam uma variedade de fatores limitantes para os seres humanos. Dois terços da população mundial estão localizados em três grupos significativos: Leste Asiático (China), Sul da Ásia (Índia e Indonésia) e Europa, com a maioria no Leste e Sul da Ásia.
Demógrafos, cientistas que estudam questões populacionais e outros cientistas dizem que há mais na história do que puro crescimento populacional. Os ecologistas acreditam que os seres humanos superaram a capacidade de carga da Terra. Simplificando, não há recursos suficientes no mundo para dar a todos os seres humanos um padrão de vida esperado pela maioria dos americanos. Se todas as pessoas do planeta vivessem o estilo de vida americano médio, seriam necessárias mais de três terras. Nesse nível de consumo, o planeta não pode sustentar uma população de 7 bilhões, embora se espere que alcance 9 bilhões em 2100.

Postar um comentário

0 Comentários