Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL


1.2 DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL
Segundo o economista Jeffrey Sachs, diretor do Earth Institute da Columbia University, a geografia é um fator significativo na distribuição da população em relação à riqueza.
Por exemplo, a população tende a ser menor em ambientes extremos, como climas áridos, florestas tropicais, regiões polares ou montanhosas. Outro exemplo é uma nação que tem um grande corpo de água dentro de seus limites ou que possui grandes depósitos ou recursos minerais provavelmente terá mais riqueza e uma população maior.
Os seres humanos ocupam apenas cinco por cento da superfície da Terra porque oceanos, desertos, florestas tropicais e geleiras cobrem grande parte do planeta. O termo para áreas onde os seres humanos permanecem permanentemente é ecúmeno. O crescimento populacional e a tecnologia aumentam drasticamente o ecúmeno dos seres humanos, o que afeta os ecossistemas do mundo.
Argumenta-se que o mundo não pode suportar todos os humanos do planeta. Em algum nível, isso é verdade e, em outro, não é. Por exemplo, poderíamos embalar todos os 7 bilhões de humanos na Califórnia, mas isso não é desejável, sanitário ou sustentável. A realidade é que os humanos não podem viver em muitas partes do mundo devido a umidade e temperatura. Por exemplo, 20% do mundo está muito seco para abrigar os seres humanos. Isso tem a ver principalmente com sistemas de alta pressão em torno de 30 graus ao norte e ao sul do equador, onde as constantes condições de sol criaram alguns dos maiores desertos do mundo. Alguns deles incluem os desertos do Saara, Península Arábica, Thar, Takla Makan e Gobi. A maioria dos desertos não fornece umidade suficiente para apoiar a agricultura para grandes populações.
Além disso, regiões muito frias apresentam problemas para grandes aglomerados populacionais e produção de alimentos. As regiões polares frias têm uma estação de crescimento curta e muitas das regiões polares têm quantidades limitadas de umidade porque são cobertas por sistemas de alta pressão (como as regiões desérticas). Assim, as regiões polares frias são limitadas pela temperatura e falta de umidade, apesar do acesso à neve, gelo e geleiras. As regiões montanhosas e montanhosas carecem de grupos populacionais devido a encostas íngremes, cobertura de neve e gelo e estações de crescimento curtas.

Postar um comentário

0 Comentários