Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

PERGUNTAS PARA O FUTURO


2.0 PERGUNTAS PARA O FUTURO
A questão das populações humanas globais é frequentemente controversa, porque não há um consenso claro sobre como lidar com isso. O que os demógrafos sabem é que existem mais de 7,3 bilhões de pessoas no planeta, mas elas não são distribuídas uniformemente pelo mundo. Um padrão global consistente é a água; quase 80% da população mundial vive perto de um grande corpo de água.
- Por que você acha que as populações convergem em grandes massas de água?
- O que acontece com as populações quando há falta de água?
Existem várias maneiras pelas quais geógrafos e demógrafos estudam a dinâmica e os perfis populacionais, geralmente representando esses dados na forma de diagramas, gráficos e mapas mais importantes. Uma maneira de os cientistas sociais terem tentado descrever tendências históricas, atuais e futuras da população é com o Modelo de Transição Demográfica. O modelo tenta descrever como os países mais desenvolvidos progrediram com seus dados demográficos em comparação aos países menos desenvolvidos atualmente. Alguns argumentam que, embora o modelo preveja tendências demográficas na América do Norte e na Europa, o modelo não representa com precisão as tendências populacionais em outras regiões do mundo. Outros dizem que o modelo é simplista demais por causa de fatores ambientais e culturais.
Outra área de debate é quais poderiam ser as possíveis ramificações, já que a população humana ultrapassa os 8 e 9 bilhões de dólares em 2050. Esse debate começou há um tempo com a teoria de Malthus. Muitos ecologistas acreditam que os seres humanos atingiram a capacidade de carga da Terra e não podem sustentar populações tão grandes. Outros argumentam que a tecnologia sempre se manteve à frente das preocupações com a escassez de alimentos e que altas populações podem ser um benefício para os países menos desenvolvidos como uma maneira de melhorar o desenvolvimento.
Os geógrafos também entendem que os seres humanos estão migrando e, com a tecnologia, hoje podem se mover por grandes distâncias. O motivo da migração varia, mas tudo se resume a empurrar ou puxar fatores relacionados a razões econômicas, políticas, sociais ou ambientais. Muitos desses viajantes vivem temporariamente como trabalhadores convidados até que precisem seguir em frente. Hoje, muitos migrantes são refugiados, vivendo em uma variedade de condições de vida, de metropolitanos complexos a cidades invasoras ou campos de refugiados. Uma coisa que sabemos sobre a migração humana é que a maioria dos humanos morre na mesma cidade em que nasceu.

Postar um comentário

0 Comentários