Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

MIGRAÇÃO


1.9 MIGRAÇÃO
Migração é o movimento físico de pessoas de um lugar para outro; pode ocorrer a longas distâncias, como a mudança de um país para outro, e pode ocorrer como indivíduos, unidades familiares ou grandes grupos. Quando se refere ao movimento internacional, a migração é chamada de imigração.
Alguns padrões interessantes ocorrem com a migração. A maioria das pessoas que migra viaja apenas a uma curta distância de seu destino original e geralmente dentro de seu país, geralmente devido a fatores econômicos. Isso é chamado de migração interna. A migração interna pode ser dividida ainda mais em migração inter-regional (o movimento permanente de uma região de um país para outra região) e migração intra-regional (o movimento permanente em uma única região de um país).
O outro tipo de migração é chamado de migração internacional, que é o movimento de um país para outro. Algumas pessoas podem migrar voluntariamente com base na escolha individual. Em outros momentos, um indivíduo deve sair contra sua vontade. Isso é migração forçada. Por fim, a distância que as pessoas migram depende de fatores econômicos, de gênero, de status familiar e cultural. Por exemplo, a migração a longa distância tende a envolver homens procurando emprego e viajando sozinhos, em vez de arriscar levar suas famílias.
A migração é muito dinâmica em todo o mundo, com picos em diferentes regiões e em diferentes momentos. Como observado anteriormente, há várias razões pelas quais as pessoas migram, mas para onde as pessoas estão migrando? Transição de migração é a mudança nos padrões de migração dentro de uma sociedade causada pela industrialização, crescimento populacional e outras mudanças sociais e econômicas que também produzem a transição demográfica. Um fator crítico em todas as formas de migração é a mobilidade, a capacidade de se mover permanentemente ou temporariamente.
Existem várias razões pelas quais as pessoas migram, conhecidas como fatores de empurrar e puxar, e ocorrem em linhas econômicas, culturais ou ambientais. Fatores de envio são eventos e condições que obrigam um indivíduo a se mover de um local. Os fatores de atração são condições que influenciam os migrantes a se mudarem para um local específico. A principal razão pela qual as pessoas migram é por razões econômicas. Isso ocorre porque as pessoas são "empurradas" para longe de onde vivem devido à falta de oportunidades de emprego ou puxadas porque em outro lugar oferecem mais empregos / empregos com salários mais altos.
Os fatores de pressão cultural geralmente envolvem escravidão, instabilidade política, limpeza étnica, fome e/ou guerra. As pessoas que optam por fugir ou são forçadas a fugir como resultado desses problemas são frequentemente refugiadas. O Comitê de Refugiados dos Estados Unidos classifica um refugiado como alguém que foi expulso de suas casas e não pode retornar por causa de sua religião, raça, nacionalidade ou opinião política. Em 2010, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados estimou que mais de 44 milhões de pessoas no mundo foram deslocadas à força. O número cresce para outros 27 milhões quando se considera as pessoas deslocadas internamente. Fatores de atração cultural pode incluir pessoas que desejam viver em sociedades democráticas, igualdade de gênero ou oportunidades educacionais ou religiosas.
Houve um aumento dramático na imigração para os Estados Unidos da América Latina, África e Oriente Médio. Algumas dessas regiões migram para os EUA por necessidade econômica. Ouvimos muito sobre trabalhadores convidados nos Estados Unidos. São indivíduos que migram temporariamente para conseguir empregos em outros países. Esse fenômeno também é conhecido como migração transnacional. Outros migram para escapar de conflitos como as guerras civis na Somália, Sudão e Etiópia. Os genocídios em Ruanda (1994) e, mais recentemente, em Darfur, no Sudão, forçaram a migração interna e internacional. As guerras no Afeganistão e no Iraque também forçaram a migração dessas regiões.
Uma variedade de fatores ambientais de empurrar e puxar também influencia os padrões de migração. Os fatores de atração ambiental podem incluir pessoas que desejam viver em ambientes específicos. Por exemplo, muitos idosos gostam de morar no Havaí porque preferem as oportunidades de lazer oferecidas a indivíduos aposentados. Algumas pessoas querem viver onde as atividades de neve estão disponíveis ou perto do oceano. Os fatores de pressão geralmente estão relacionados à frequência de desastres naturais, como terremotos, tsunamis, furacões ou inundações repentinas que uma região pode sofrer. Fatores climáticos de empurrar/puxar, como secas, também influenciam os padrões de migração. Um exemplo muito recente disso é a seca e a fome na África Oriental.
As pessoas que foram empurradas por razões ambientais são chamadas de pessoas deslocadas ambientalmente, também chamadas de refugiados ambientais. O problema com esses refugiados é que eles não são protegidos ou recebem os mesmos direitos sob a Convenção de 1951 para Refugiados. Sob a convenção, um refugiado é uma pessoa com: “medo bem fundamentado de ser perseguido por motivos de raça, nacionalidade religiosa e associação a um grupo social ou opinião política em particular, que está fora do país de sua nacionalidade e, devido a esse medo não está disposto a se valer da proteção desse país. ” No entanto, mais e mais pessoas estão se tornando refugiadas ambientais por causa das mudanças climáticas, secas, inundações de grandes sistemas de tempestades, escassez de água e muito mais.

Postar um comentário

0 Comentários