Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

OS PLANETAS INTERIORES

Mercúrio,Vênus, Terra e Marte
2.1 OS PLANETAS INTERIORES
Na Terra, os cientistas podem coletar e analisar a química das amostras, fazer datação radiométrica para determinar suas idades e observar imagens de satélite para ver características em grande escala. Os rovers pousaram em Marte e enviaram enormes quantidades de informação, mas muito do restante do que se sabe sobre os planetas internos é proveniente de imagens de satélite.
Os planetas internos, ou planetas terrestres, são os quatro mais próximos do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Ao contrário dos planetas externos, que têm muitos satélites, Mercúrio e Vênus não têm luas, a Terra tem uma e Marte tem duas. Obviamente, os planetas internos têm órbitas mais curtas ao redor do Sol, e todos eles giram mais lentamente. Geologicamente, os planetas internos são todos feitos de rocha ígnea resfriada com núcleos de ferro e todos foram geologicamente ativos, pelo menos no início de sua história. Nenhum dos planetas internos tem anéis.
Os planetas terrestres são substancialmente diferentes dos gigantes gasosos, que podem não ter superfícies sólidas e são compostos principalmente por alguma combinação de hidrogênio, hélio e água existente em vários estados físicos. Todos os planetas terrestres têm aproximadamente a mesma estrutura: um núcleo metálico central, principalmente ferro, com um manto de silicato ao redor. Os planetas terrestres têm cânions, crateras, montanhas, vulcões e atmosferas secundárias.


Postar um comentário

0 Comentários