Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

O SOL


2.0 O SOL
Considere a Terra, a Lua e todos os outros planetas e satélites no sistema solar. A massa de todos esses objetos juntos representa apenas 0,2% da massa total do sistema solar. Os 99,8% restantes da massa do sistema solar estão dentro do Sol. O Sol é o centro do sistema solar e o objeto mais maciço do sistema solar. Esta estrela próxima fornece luz e calor e suporta quase toda a vida na Terra.
O Sol é uma esfera, composta quase inteiramente dos elementos hidrogênio e hélio. O sol não é um gás sólido ou típico. A maioria dos átomos do Sol existe como plasma, o quarto estado da matéria composto de gás superaquecido com uma carga elétrica positiva.
ESTRUTURA INTERNA
Como o Sol não é sólido, ele não possui um limite externo definido. No entanto, possui uma estrutura interna definida com camadas identificáveis. De dentro para fora são:
O núcleo central do Sol é o plasma com uma temperatura de cerca de 27 milhões de graus Celsius. A temperaturas tão altas, o hidrogênio se combina para formar hélio por fusão nuclear, um processo que libera grandes quantidades de energia. Essa energia se move para fora, em direção às camadas externas do sol. 
A zona radiativa, logo fora do núcleo, tem uma temperatura de cerca de 7 milhões de graus Celsius. A energia liberada no núcleo viaja lentamente através da zona radiativa. Uma partícula de luz, chamada fóton, viaja apenas alguns milímetros antes de atingir outra partícula. O fóton é absorvido e depois liberado novamente. Um fóton pode levar até 50 milhões de anos para percorrer todo o caminho através da zona radiativa.
Na zona de convecção, o material quente próximo da zona radiativa sobe, esfria na superfície do Sol e depois mergulha de volta para baixo na zona radiativa. O movimento convectivo ajuda a criar erupções solares e manchas solares.
AS CAMADAS EXTERIORES
As próximas três camadas compõem a atmosfera do sol. Como não há camadas sólidas em nenhuma parte do Sol, esses limites são confusos e indistintos.
A fotosfera é a superfície visível do Sol, a região que emite a luz solar. A fotosfera é relativamente fria, apenas cerca de 6.700 graus Celsius. A fotosfera tem várias cores diferentes; laranjas, amarelos e vermelhos, dando uma aparência granulada.
A cromosfera é uma zona fina, com cerca de 2.000 km de espessura, que brilha em vermelho. As temperaturas na cromosfera variam de 4.000 a 10.000 graus Celsius. Jatos de gás disparam pela cromosfera a velocidades de até 72.000 km por hora, atingindo alturas de até 10.000 km.
A coroa é a camada de plasma mais externa e é chamada de auréola ou coroa do Sol. A temperatura da coroa de 2 a 5 milhões de °C é muito mais quente que a fotosfera.
As características da superfície do Sol são bastante visíveis, mas apenas com equipamentos especializados. Por exemplo, manchas solares são visíveis apenas com lentes especiais de filtragem de luz.



Postar um comentário

0 Comentários