Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

O CICLO DA ROCHA


2.3 O CICLO DA ROCHA
A visão mais fundamental dos materiais da Terra é o ciclo das rochas, que apresenta os principais materiais que compõem a Terra e descreve os processos pelos quais eles se formam e se relacionam. Diz-se que o ciclo das rochas começa com uma rocha líquida derretida quente chamada magma ou lava. O magma se forma sob a superfície da Terra na crosta ou manto e entra em erupção na superfície da Terra como lava. Quando o magma ou a lava esfria, ele se solidifica por um processo chamado cristalização, no qual os minerais crescem dentro do magma ou lava. A rocha que resulta disso é uma rocha ígnea da palavra latina ignis, que significa “fogo”.
Rochas ígneas, assim como outros tipos de rochas, na superfície da Terra, são expostas a processos de intemperismo e erosão para produzir sedimentos. O intemperismo é a decomposição física e química das rochas em fragmentos menores e a erosão é a remoção desses fragmentos de sua localização original. Depois que as rochas ígneas são quebradas e transportadas, esses fragmentos ou grãos são considerados sedimentos. Sedimentos como cascalho, areia, lodo e argila podem ser transportados pela água na forma de córregos, gelo na forma de geleiras e ar na forma de vento. Os sedimentos acabam por repousar em um processo conhecido como deposição. Os sedimentos depositados se acumulam no local, geralmente embaixo d'água, como um ambiente marinho raso, são enterrados.
No processo de sepultamento, os sedimentos passam pela compactação pelo peso dos sedimentos sobrepostos e pela cimentação, à medida que os minerais nas águas subterrâneas colam os sedimentos. O processo de compactação e cimentação de sedimentos juntos é a litificação, e os sedimentos litificados são considerados uma rocha sedimentar, como arenito e xisto. Outras rochas sedimentares, conhecidas como rochas químicas sedimentares, não são feitas de fragmentos sedimentares desgastados e desgastados. Eles são feitos pela precipitação química direta de minerais.
Rochas pré-existentes podem ser metamorfoseadas em uma rocha metamórfica, meta-significa "mudança", -morphos significa "forma" ou "forma". Quando as rochas são sujeitas a aumentos extremos de temperaturas ou pressões, os minerais se transformam em cristais aumentados, ou minerais totalmente novos com composição química semelhante. Essas altas temperaturas e pressões podem ocorrer quando as rochas são enterradas nas profundezas da crosta terrestre ou quando entram em contato com magma quente ou lava. Em alguns casos, as condições de temperatura e pressão podem permitir que as rochas derretam e criem magma e lava, mostrando assim a natureza cíclica do ciclo das rochas à medida que novas rochas nascem.

Postar um comentário

0 Comentários