Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

MODELO GEOCÊNTRICO

Modelo geocêntrico segundo Bartolomeu Velho, 1568

1.6 MODELO GEOCÊNTRICO
Os gregos antigos acreditavam que a Terra estava no centro do universo. Essa visão é chamada de modelo geocêntrico do universo. Geocêntrico significa "centrado na Terra". No modelo geocêntrico, o céu é um conjunto de esferas em camadas umas sobre as outras. Cada objeto no céu é anexado a uma esfera e se move ao redor da Terra à medida que a esfera gira. Da Terra para o exterior, essas esferas contêm a Lua, Mercúrio, Vênus, o Sol, Marte, Júpiter e Saturno. Uma esfera externa contém todas as estrelas. Como os planetas parecem se mover muito mais rápido que as estrelas, os gregos os colocaram mais perto da Terra.
O modelo geocêntrico funcionou bem ao explicar por que todas as estrelas parecem girar em torno da Terra uma vez por dia. O modelo também explicou por que os planetas se movem de maneira diferente das estrelas e entre si. Um problema com o modelo geocêntrico é que alguns planetas parecem se mover para trás, em retrógrado, em vez de em seu usual movimento para frente em torno da Terra.
Por volta de 150 d.C., o astrônomo Ptolomeu resolveu esse problema usando um sistema de círculos para descrever o movimento dos planetas. No sistema de Ptolomeu, um planeta se move em um pequeno círculo, chamado epiciclo. Este círculo se move ao redor da Terra em um círculo maior, chamado de deferente. A versão de Ptolomeu do modelo geocêntrico funcionou tão bem que permaneceu o modelo aceito do universo por mais de mil anos.


Postar um comentário

0 Comentários