Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

MODELO HELIOCÊNTRICO


1.7 MODELO HELIOCÊNTRICO
O modelo geocêntrico de Ptolomeu funcionou, mas não só foi complicado, como também cometeu erros ao prever o movimento dos planetas. No início do século 16 d.C., Nicolau Copérnico propôs que a Terra e todos os outros planetas orbitam o Sol. Com o Sol no centro, esse modelo é chamado de modelo heliocêntrico ou modelo "centrado no sol" do universo. O modelo de Copérnico explicou o movimento dos planetas, assim como o modelo de Ptolomeu, mas não exigiu adições complicadas, como epiciclos e adiadores.
Embora o modelo de Copérnico funcionasse mais simplesmente que o de Ptolomeu, ele ainda não descrevia perfeitamente o movimento dos planetas porque, como Ptolomeu, Copérnico pensava que os planetas se moviam em círculos perfeitos. Pouco depois de Copérnico, Johannes Kepler refinou o modelo heliocêntrico para que os planetas se movessem ao redor do Sol em elipses (ovais), não círculos. O modelo de Kepler combinou perfeitamente as observações.
Como as pessoas estavam acostumadas a pensar na Terra no centro do universo, o modelo heliocêntrico não foi amplamente aceito a princípio. No entanto, quando Galileu Galilei virou o telescópio para o céu em 1610, ele fez várias descobertas impressionantes. Galileu descobriu que o planeta Júpiter tem luas orbitando em torno dele. Isso forneceu a primeira evidência de que objetos poderiam orbitar algo além da Terra. Galileu também descobriu que Vênus tem fases como a Lua, o que fornece evidências diretas de que Vênus orbita o Sol.
As descobertas de Galileu fizeram com que muito mais pessoas aceitassem o modelo heliocêntrico do universo, embora o próprio Galileu tenha sido considerado culpado de heresia por suas ideias. A mudança de uma visão centrada na Terra para uma visão centrada no Sol do universo é denominada Revolução Copernicana.
Hoje sabemos que, assim como a Terra orbita o Sol, o Sol e o sistema solar orbitam o centro da Via Láctea. O centro da Via Láctea provavelmente pode ser um enorme buraco negro. Uma órbita do sistema solar leva cerca de 225 a 250 milhões de anos. Acredita-se que o sistema solar tenha orbitado 20 a 25 vezes desde que se formou 4,6 bilhões de anos atrás.

Postar um comentário

0 Comentários