Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

MARTE

Imagem em cores reais de Marte tirada pelo instrumento OSIRIS na espaçonave ESA Rosetta durante seu sobrevoo em fevereiro de 2007 pelo planeta.

2.5 MARTE
Marte é o quarto planeta do Sol e o primeiro planeta além da órbita da Terra. Marte é bem diferente da Terra. É menor, mais frio, mais seco e parece não ter vida, mas os vulcões são comuns aos dois planetas e Marte possui muitos.
Marte é fácil de observar, então o planeta foi estudado mais detalhadamente do que qualquer outro planeta extraterrestre em nosso sistema solar. Sondas espaciais, veículos espaciais e satélites em órbita forneceram informações aos geólogos planetários. Embora nenhum humano tenha posto os pés em Marte, a NASA e a Agência Espacial Europeia estabeleceram metas de enviar pessoas para Marte entre 2030 e 2040.
Visto da Terra, Marte é avermelhado. Os antigos gregos e romanos denominaram o planeta de deus da guerra. No entanto, a superfície não é vermelha, mas tem quantidades significativas de óxido de ferro no solo. A atmosfera marciana é muito fina em relação à da Terra e tem pressão atmosférica muito menor. Embora a atmosfera seja composta principalmente de dióxido de carbono, o planeta tem apenas um efeito estufa fraco, portanto as temperaturas são apenas ligeiramente mais altas do que se o planeta não tivesse atmosfera.
Marte tem montanhas, desfiladeiros e outros recursos semelhantes à Terra, e alguns desses recursos de superfície são impressionantes por seu tamanho. Olympus Mons é um vulcão escudo, semelhante aos vulcões que compõem as ilhas havaianas. No entanto, o Olympus Mons também é a maior montanha do sistema solar. Marte também tem o maior desfiladeiro do sistema solar, Valles Marineris.
Marte tem mais crateras de impacto que a Terra, embora menos que a Lua. O Discovery Channel criou um vídeo comparando recursos geológicos e tectônicos em Marte e na Terra. A água não pode permanecer na forma líquida em Marte porque a pressão atmosférica é muito baixa. No entanto, há muita água na forma de gelo e até calotas de gelo proeminentes. Os cientistas também pensam que existe muito gelo logo abaixo da superfície marciana. Esse gelo pode derreter quando os vulcões entram em erupção e a água pode fluir temporariamente pela superfície.
Os cientistas pensam que a água já fluiu sobre a superfície marciana porque existem características de superfície que parecem gargantas com erosão da água. A presença de água em Marte, embora agora esteja congelada como gelo, sugere que poderia ter sido possível a vida existir em Marte no passado.
Marte tem duas pequenas luas que são corpos rochosos irregulares. Phobos e Deimos são denominados de acordo com personagens da mitologia grega; os dois filhos de Ares, que seguiram o pai na guerra. Ares é equivalente ao deus romano Marte.


Postar um comentário

0 Comentários