Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

LOCALIZAÇÃO E MINERAÇÃO DE MINERAIS


2.2 LOCALIZAÇÃO E MINERAÇÃO DE MINERAIS
Os processos geológicos criam e concentram minerais que são recursos naturais valiosos. Os geólogos estudam formações geológicas e depois testam as propriedades físicas e químicas do solo e das rochas para localizar possíveis minérios e determinar seu tamanho e concentração. Um depósito mineral só será extraído se for rentável. Uma concentração de minerais só é chamada de depósito de minério se for rentável para a mineração. Existem muitas maneiras de extrair minérios.
A mineração de superfície permite a extração de minérios próximos à superfície da Terra. A rocha sobreposta é explodida, e a rocha que contém os minerais valiosos é colocada em um caminhão e levada para uma refinaria. A mineração de superfície inclui mineração a céu aberto e remoção de montanhas. Outros métodos de mineração de superfície incluem mineração de tira, mineração de placer e dragagem. A mineração em tira é como a mineração a céu aberto, mas com o material removido ao longo de uma tira. Os placers são minerais valiosos encontrados nos cascalhos dos riachos.
A mineração subterrânea é usada para recuperar minérios mais profundos na superfície da Terra. Os mineiros explodem e escavam um túnel na rocha para obter acesso aos minérios. Como a mineração subterrânea é abordada - de cima, abaixo ou lateralmente - depende da localização do corpo do minério, sua profundidade, concentração de minério e a força da rocha circundante. A mineração subterrânea é cara e perigosa. Ar fresco e luzes também devem ser levados aos túneis para os mineiros, e os acidentes são muito frequentes.
A jornada do minério para se tornar um material utilizável está apenas começando quando o minério sai da mina. As rochas são esmagadas para que os minerais valiosos possam ser separados da rocha residual. Em seguida, os minerais são separados do minério. Alguns métodos para extrair minério são:
- Lixiviação de pilhas: adição de produtos químicos, como cianeto ou ácido, para remover o minério.
- Flotação: a adição de um composto que se liga ao mineral valioso e flutua.
- Fundição: torrefação de rochas, que segregam em camadas para que o mineral possa ser extraído.
Para extrair o metal do minério, a rocha é derretida a uma temperatura superior a 900 ° C, o que requer muita energia. A extração de metal da rocha consome tanta energia que, se você reciclar apenas 40 latas de alumínio, economizará o equivalente a energia de um galão de gasolina.
Embora a mineração forneça às pessoas muitos recursos necessários, os custos ambientais podem ser altos. A mineração de superfície limpa a paisagem de árvores e solo, e córregos e lagos próximos são inundados com sedimentos. Poluentes da rocha extraída, como metais pesados, entram no sistema de sedimentos e água. Os ácidos fluem de alguns locais de minas, alterando a composição das vias navegáveis ​​próximas.
Alguns minerais são valiosos porque são bonitos. O jade é usado há milhares de anos na China. Diamantes brilham em muitos anéis de noivado. Minerais como jade, turquesa, diamantes e esmeraldas são pedras preciosas. Uma pedra preciosa, ou gema, é um material que é cortado e polido para joias. As pedras preciosas são geralmente raras e não quebram ou arranham facilmente. A maioria é cortada ao longo das faces do decote e, em seguida, polida para que a luz retorne dos planos de decote. A luz não passa por pedras preciosas opacas, como a turquesa. As pedras preciosas não são usadas apenas em joias. Os diamantes são usados ​​para cortar e polir outros materiais, como vidro e metais, porque são muito duros. O corindo mineral, do qual rubi e safira são variedades, é usado em produtos como lixa.
Os minerais são usados ​​em lugares muito menos óbvios. O gesso mineral é usado em residências. O vidro das janelas é feito de areia, que é principalmente quartzo. A halita é extraída para o sal-gema. O cobre é usado na fiação elétrica e a bauxita é a fonte do alumínio usado nas latas de refrigerante.

Postar um comentário

0 Comentários