Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

IDENTIFICAÇÃO MINERAL



2.0 IDENTIFICAÇÃO MINERAL
Suas características físicas podem identificar minerais. As propriedades físicas dos minerais estão relacionadas à sua composição química e ligação. Algumas características, como a dureza de um mineral, são mais úteis para a identificação de minerais. A cor é prontamente observável e, sem dúvida, visível, mas geralmente é menos confiável do que outras propriedades físicas.
- Cor: os diamantes são pedras preciosas populares porque a maneira como refletem a luz os torna muito brilhantes. A turquesa é apreciada por sua impressionante cor azul esverdeada. Observe que termos específicos estão sendo usados ​​para descrever a aparência de minerais. A cor raramente é muito útil para identificar um mineral. Minerais diferentes podem ter a mesma cor. Ouro real, é muito semelhante em cor à pirita. O mesmo mineral também pode ser encontrado em cores diferentes. Uma pequena quantidade de ferro deixa o quartzo roxo. Muitos minerais são coloridos por impurezas químicas.
- Traço: é a cor do pó de um mineral. O traço é uma propriedade mais confiável que a cor porque o traço não varia. Minerais da mesma cor podem ter uma faixa de cores diferente. Muitos minerais, como o quartzo, não têm riscos. Para verificar o risco, raspe o mineral em uma placa de porcelana não vitrificada. A pirita de ouro amarelo tem uma faixa enegrecida, outro indicador de que a pirita não é ouro, que tem uma faixa amarela dourada.
- Brilho: descreve o reflexo da luz na superfície de um mineral. Os mineralogistas têm termos especiais para descrever o brilho. Uma maneira simples de classificar o brilho é se o mineral é metálico ou não metálico. Os minerais opacos e brilhantes, como a pirita, têm um brilho metálico. Minerais como o quartzo têm um brilho não metálico.
- Densidade: a densidade descreve a quantidade de matéria em uma determinada quantidade de espaço: densidade = massa / volume. Massa é uma medida da quantidade de matéria em um objeto. A quantidade de espaço que um objeto ocupa é descrita por seu volume. A densidade de um objeto depende de sua massa e seu volume. Por exemplo, a água em um copo tem a mesma densidade que a água no mesmo volume de uma piscina. O ouro tem uma densidade de cerca de 19 g / cm3; A pirita tem uma densidade de cerca de 5 g / cm3 - essa é outra maneira de distinguir a pirita do ouro. O quartzo é ainda menos denso que a pirita e tem uma densidade de 2,7 g / cm3. A gravidade específica de uma substância compara sua densidade à da água. Substâncias mais densas têm maior gravidade específica.
- Dureza: A dureza é uma medida de se um mineral vai arranhar. A escala de dureza Mohs é uma referência para a dureza mineral. Com uma escala de Mohs, qualquer pessoa pode testar um mineral desconhecido quanto à sua dureza. Imagine que você tem um mineral desconhecido. Você pode arranhar fluorita ou mesmo apatita, mas o feldspato arranha. Você sabe então que a dureza do mineral está entre 5 e 6. Observe que nenhum outro mineral pode arranhar o diamante. Quebrar um mineral quebra suas ligações químicas. Como algumas ligações são mais fracas do que outras, é provável que cada tipo de mineral se quebre onde as ligações entre os átomos são mais fracas. Por esse motivo, os minerais se separam de maneira característica.
- Clivagem: é a tendência de um mineral quebrar ao longo de planos específicos para criar superfícies lisas. A halita quebra entre as camadas de sódio e cloro para formar cubos com superfícies lisas. Uma das razões pelas quais as pedras são bonitas é que os planos de clivagem criam uma forma atraente de cristal com faces suaves.
- Fratura é uma quebra em um mineral que não está ao longo de um plano de clivagem. A fratura nem sempre é a mesma no mesmo mineral, porque a estrutura do mineral não determina a fratura. Os minerais podem ter fraturas características. Os metais geralmente se fraturam em arestas irregulares. Se um mineral lasca como madeira, pode ser fibroso. Alguns minerais, como o quartzo, formam superfícies curvas suaves quando fraturam.



Postar um comentário

0 Comentários