Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

FUSÃO NUCLEAR NAS ESTRELAS


1.4 FUSÃO NUCLEAR NAS ESTRELAS
O Sol é a principal fonte de energia da Terra, mas o planeta recebe apenas uma pequena porção de sua energia, e o Sol é apenas uma estrela comum. Muitas estrelas produzem muito mais energia que o sol. A fonte de energia para todas as estrelas é a fusão nuclear.
As estrelas são feitas principalmente de hidrogênio e hélio, que são tão densamente compactados em uma estrela que no centro da estrela a pressão é enorme o suficiente para iniciar reações de fusão nuclear. Em uma reação de fusão nuclear, os núcleos de dois átomos se combinam para criar um novo átomo. Mais comumente, no núcleo de uma estrela, dois átomos de hidrogênio se fundem para se tornar um átomo de hélio. Embora as reações de fusão nuclear exijam muita energia para começar, uma vez produzidas, produzem enormes quantidades de energia.
Em uma estrela, a energia das reações de fusão no núcleo empurra para fora para equilibrar a atração interior da gravidade da estrela. Essa energia se move para fora através das camadas da estrela até finalmente atingir a superfície externa da estrela. A camada externa da estrela brilha intensamente, enviando a energia para o espaço como radiação eletromagnética, incluindo luz visível, calor, luz ultravioleta e ondas de rádio.
Nos aceleradores de partículas, as partículas subatômicas são impulsionadas até atingirem quase a mesma quantidade de energia encontrada no núcleo de uma estrela. Quando essas partículas colidem de frente, novas partículas são criadas. Este processo simula a fusão nuclear que ocorre nos núcleos das estrelas. O processo também imita as condições que permitiram que o primeiro átomo de hélio fosse produzido a partir da colisão de dois átomos de hidrogênio nos primeiros minutos do universo.

Postar um comentário

0 Comentários