Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

CLASSIFICAÇÃO DAS ESTRELAS

Classificação espectral de Morgan-Keenan

1.5 CLASSIFICAÇÃO DAS ESTRELAS
Pense em como a cor de um pedaço de metal muda com a temperatura. Uma bobina de um fogão elétrico começará preta, mas com o calor adicionado começará a brilhar um vermelho opaco. Com mais calor, a bobina fica mais vermelha e depois alaranjada. Em temperaturas extremamente altas, a bobina ficará branca amarelada ou até azul branco. A cor de uma estrela também é determinada pela temperatura da superfície da estrela. Estrelas relativamente frias são vermelhas, estrelas mais quentes são laranja ou amarelas e estrelas extremamente quentes são azuis ou branco-azuladas.
A cor é a maneira mais comum de classificar estrelas. A classe de uma estrela é dada por uma letra, onde cada letra corresponde a uma faixa de cores e temperaturas. Observe que essas letras não correspondem aos nomes das cores; eles são deixados de um sistema antigo que não é mais usado. Para a maioria das estrelas, a temperatura da superfície também está relacionada ao tamanho. Estrelas maiores, branco-azuladas, produzem mais energia e superfícies mais quentes do que estrelas menores, amarelas, que produzem menos energia.  
As estrelas têm um ciclo de vida que é expresso de maneira semelhante ao ciclo de vida de uma criatura viva: elas nascem, crescem, mudam ao longo do tempo e acabam morrendo. A maioria das estrelas muda de tamanho, cor e classe pelo menos uma vez na vida. O que os astrônomos sabem sobre o ciclo de vida das estrelas é devido aos dados coletados dos telescópios visuais, de rádio e de raios-X.  

Postar um comentário

0 Comentários