Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR

Representação artística do disco protoplanetário.
1.9 FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR
A explicação mais amplamente aceita de como o sistema solar se formou é chamada de hipótese nebular. De acordo com essa hipótese, o Sol e os planetas do nosso sistema solar se formaram cerca de 4,6 bilhões de anos atrás, a partir do colapso de uma nuvem gigante de gás e poeira, chamada nebulosa.
A nebulosa foi atraída pela gravidade, que liberou energia potencial gravitacional. À medida que pequenas partículas de poeira e gás se esmagavam para criar outras maiores, elas liberavam energia cinética. Quando a nebulosa entrou em colapso, a gravidade no centro aumentou e a nuvem começou a girar por causa de seu momento angular. Quando desmoronou ainda mais, a rotação ficou mais rápida, assim como um patinador de gelo gira mais rápido quando ele puxa os braços para os lados durante uma rotação.
Grande parte da massa da nuvem migrou para o centro, mas o restante do material se achatou em um enorme disco. O disco continha hidrogênio e hélio, juntamente com elementos mais pesados ​​e até moléculas orgânicas simples.
À medida que a gravidade puxava a matéria para o centro do disco, a densidade e a pressão no centro se tornavam intensas. Quando a pressão no centro do disco era alta o suficiente, a fusão nuclear dentro de nossa estrela começou e a estrela em chamas impediu o disco de entrar em colapso.
Enquanto isso, as partes externas do disco estavam esfriando. A matéria condensada na nuvem e pequenos pedaços de poeira começaram a se acumular para criar aglomerados de matéria cada vez maiores. Grupos maiores, chamados planetesimais, atraíram grupos menores com sua gravidade. A gravidade no centro do disco atraiu partículas mais massivas, como rocha e metal, e partículas mais leves permaneceram mais distantes no disco. Eventualmente, os planetesimais formaram protoplanetas, que cresceram e se tornaram os planetas e luas que encontramos hoje em nosso sistema solar.
Devido à classificação gravitacional do material com os planetas internos, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, formaram-se rochas e metais densos. Os planetas externos, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, condensaram-se mais longe do Sol a partir de materiais mais leves, como hidrogênio, hélio, água, amônia e metano. Fora de Júpiter e além, onde é frio, esses materiais formaram partículas sólidas.
A hipótese nebular foi projetada para explicar algumas das características essenciais do sistema solar:
- As órbitas dos planetas estão quase no mesmo plano com o Sol no centro.
- Os planetas giram na mesma direção.
- Os planetas giram principalmente na mesma direção.
- Os eixos de rotação dos planetas são quase perpendiculares ao plano orbital.
- As rochas lunares mais antigas têm 4,5 bilhões de anos.


Postar um comentário

0 Comentários