1. (FUVEST) Entende-se
por literatura informativa no Brasil:
a)
o conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus, sobre a natureza
e o homem brasileiros.
b)
a história dos jesuítas que aqui estiveram no século XVI.
c)
as obras escritas com a finalidade de catequese do indígena.
d)
os poemas do Padre José de Anchieta.
e)
os sonetos de Gregório de Matos
2. (UFPA) Quanto
ao sentimento nativista das primeiras manifestações literárias feitas no
Brasil:
a)
é um sentimento de apego aos valores culturais portugueses, conforme se vê nos
poemas de Anchieta.
b)
consiste na propagação da mentalidade colonial portuguesa, sobre o que giram os
poemas de Gregório de Matos.
c)
a obra dos cronistas viajantes representa o apogeu deste sentimento.
d)
é um sentimento tênue de apego à terra brasileira que, mais tarde, irá
desaguar no nacionalismo do Romantismo.
e)
só se observa nos poetas árcades devido ao seu envolvimento na inconfidência
Mineira.
3. (UFPE) “Se suas cartas não
apresentam valor literário reconhecível, os demais aspectos da obra do
missionário – um representado por criações literárias com objetivo pedagógico
em relação à catequese, outro por criações desinteressadas – devem ser
literariamente valorizados, sobretudo o teatro em verso”.
O
texto refere-se aos textos produzidos no século XVI por:
a) José de Anchieta.
b) Pero Vaz de Caminha.
c) Antônio Vieira.
d) Bento Teixeira.
e) Manuel da Nóbrega.
4. (UFPA) Quanto às
manifestações literárias brasileiras aparecidas durante o período
colonial:
a)
refletiam a grandeza da Literatura Portuguesa da época.
b)
não havia obras escritas, existia, pois, como manifestação oral.
c)
eram ainda incipientes, apesar de escritas, pois a metrópole não incentivava
este tipo de produção.
d)
o expressivo número de escritores que apareceram obreiam-se com os maiores
vultos da literatura universal.
e)
representa o esplendor das tendências literárias do medievalismo português.
5. (UFSM) O
Quinhentismo, enquanto manifestação literária, pode ser definido como uma época
em que:
I –
não se pode falar, ainda, na existência de uma literatura brasileira, pois a
cultura portuguesa estabelecia as formas de pensamento e expressão para os
escritores na colônia;
II –
se pode falar na existência de uma literatura brasileira porque, ao descreverem
o Brasil, os textos mostram um forte instinto de nacionalidade, na medida em
que todos os escritores eram nativos da
terra;
III – a produção
escrita se prende à descrição da terra e do índio ou a textos escritos pelos
jesuítas, ou seja, uma produção informativa e doutrinária.
Está(ão) correta(s):
a)
Apenas I.
b)
Apenas II.
c)
Apenas I e III.
d)
Apenas II e III.
e)
Apenas III.
6. (UFSE) Nas manifestações literárias dos dois primeiros séculos de nossa história podem estar presentes as seguintes características:
I –
intenção catequética e informação sobre a terra;
II –
relato de viagem e pregação religiosa;
III – sentimento
nacionalista e participação em campanha republicana.
Estão corretas somente as características indicadas
em:
a)
I.
b)
II.
c)
III.
d)
I e II.
e)
II e III.
7. (Cefet/RJ) “A feição
deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes,
bem feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura. Nem estima nenhuma coisa cobrir
nem mostrar suas vergonhas; e estão acerca disso com tanta inocência como têm
em mostrar o rosto. (...) Porém a terra em si é de muito bons ares, (...). E em
tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem
das águas que tem.”
O texto acima apresenta fragmentos:
a)
do “Diálogo sobre a conversão dos gentios”, do Pe. Manuel da Nóbrega.
b)
das “Cartas” dos missionários jesuítas, escritas nos dois primeiros séculos.
c)
da “Carta” de Pero Vaz de Caminha a El-Rey D. Manuel, referindo-se ao
descobrimento de uma nova terra e às primeiras impressões do aborígene.
d)
da “Narrativa Epistolar e os Tratados da Terra e da Gente do Brasil”, do
jesuíta Fernão Cardim.
e)
do “Diário de Navegações”, de Pero Lopes de Souza, escrivão do primeiro
colonizador, o de Martim Afonso de Souza.
8. (Unifor/CE) A obra catequética de
José de Anchieta, os sermões do Padre Antônio Vieira e a lírica de Tomás
Antônio Gonzaga:
a) representam gêneros e
estilos diversos da literatura do período colonial;
b) constituem o que se costuma
caracterizar como literatura de informação;
c) constituem obras do mesmo
gênero, distribuídas em períodos diversos;
d) representam os momentos mais
altos do estilo barroco;
e) constituem obras de gêneros
diferentes, produzidas no século XVII.
9. (Unifor/CE) No período
colonial, verificam-se os seguintes fenômenos de nossa vida literária:
a)
Constituição de um exigente público leitor e surgimento das primeiras editoras
nacionais.
b) Manifestação de
sentimentos nacionalistas e consolidação do romance de temática urbana.
c)
Surgimento dos nossos primeiros grandes críticos literários e consolidação de
um público de leitores.
d)
reflexos de princípios estéticos do Barroco e do Arcadismo europeus e
manifestação de sentimentos nativistas.
e)
surgimento dos primeiros manifestos românticos e exploração de temas
indianistas.
10. (UFSM) Sobre a
literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto
afirmar que:
a)
Inicia com Prosopopeia, de Bento Teixeira.
b)
É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela
literatura jesuítica.
c)
Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as
condições encontradas no Novo Mundo.
d)
Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e
pedagógica.
e)
É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à
catequese.
11. (UFV) Leia a
estrofe abaixo e faça o que se pede:
Dos vícios já
desligados
nos pajés não
crendo mais,
nem suas danças
rituais,
nem seus mágicos cuidados.
(ANCHIETA, José de. O auto de
São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro:
Ediouro[s.d.]p. 110)
Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a
estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão:
a)
Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude
mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram
com igual empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus.
b)
A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo
que se convencionou chamar de literatura informativa.
c)
Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao
mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés.
d)
Os meninos índios são figuras alegóricas cuja construção como personagens
atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista.
e)
Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida
pelos jesuítas, de quem querem libertar-se tão logo seja possível.
12. (Udesc) O movimento
literário que retrata as manifestações literárias produzidas no Brasil à época
de seu descobrimento, e durante o século XVI, é conhecido como Quinhentismo ou
Literatura de Informação.
Analise as proposições em relação a este período.
I.
A produção literária no Brasil, no século XVI, era restrita às literaturas de
viagens e jesuíticas de caráter religioso.
II.
A obra literária jesuítica, relacionada às atividades catequéticas e
pedagógicas, raramente assume um caráter apenas artístico. O nome mais
destacado é o do padre José de Anchieta.
III.
O nome Quinhentismo está ligado a um referencial cronológico — as manifestações
literárias no Brasil tiveram início em 1500, época da colonização portuguesa —
e não a um referencial estético.
IV.
As produções literárias neste período prendem-se à literatura portuguesa,
integrando o conjunto das chamadas literaturas de viagens ultramarinas, e aos
valores da cultura greco-latina.
V. As produções
literárias deste período constituem um painel da vida dos anos iniciais do
Brasil colônia, retratando os primeiros contatos entre os europeus e a
realidade da nova terra.
Assinale a alternativa correta.
a)
Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
b)
Somente a afirmativa II é verdadeira.
c)
Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.
d)
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
e)
Todas as afirmativas são verdadeiras.
13. (IFSP) A feição
deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem
feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou
deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de
grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso
verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de
algodão, agudo na ponta como um furador.
(Carta de Pero Vaz de Caminha.
www.dominiopublico.com.br. Acesso em: 04.12. 2012.)
O trecho acima pertence a um dos primeiros escritos
considerados como pertencentes à literatura brasileira. Do ponto de vista da
evolução histórica, trata-se de literatura
a)
de informação.
b)
de cordel.
c)
naturalista.
d)
ambientalista.
e)
árcade.
14. (IFSP) Leia um trecho
do poema Ilha da Maré, do escritor brasileiro Manuel Botelho de Oliveira.
E, tratando das
próprias, os coqueiros,
galhardos e
frondosos
criam cocos
gostosos;
e andou tão
liberal a natureza
que lhes deu por
grandeza,
não só para
bebida, mas sustento,
o néctar doce, o
cândido alimento.
De várias cores
são os cajus belos,
uns são vermelhos,
outros amarelos,
e como vários são
nas várias cores,
também se mostram
vários nos sabores;
e criam a
castanha,
que é melhor que a de França, Itália,
Espanha.
(COHN, Sergio. Poesia.br Rio
de Janeiro: Azougue, 2012.)
Podemos relacionar os versos desse poema ao
Quinhentismo Nacional, pois
a)
o eu lírico repudia a presença de colonizadores portugueses em nossa terra.
b)
a fauna e a flora tropicais são descritas de maneira minuciosa e idealizada.
c)
o poeta enriqueceu devido à exportação de produtos brasileiros para a
metrópole.
d)
a exuberância e a diversidade da natureza tropical são exaltadas pelo poeta.
e)
a natureza farta e bela é o cenário onde ocorrem os encontros amorosos do eu
lírico.
15. (UFSM) A
Carta de Pero Vaz de Caminha é o primeiro relato sobre a terra que viria a ser
chamada de Brasil. Ali, percebe-se não apenas a curiosidade do europeu pelo
nativo, mas também seu pasmo diante da exuberância da natureza da nova terra,
que, hoje em dia, já se encontra degradada em muitos dos locais avistados por
Caminha.
Tendo isso em vista, leia o fragmento a seguir.
Esta terra,
Senhor, parece-me que, da ponta que mais contra o sul vimos, até outra ponta
que contra o norte vem, de que nós deste ponto temos vista, será tamanha que
haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas por costa. Tem, ao longo do mar,
em algumas partes, grandes barreiras, algumas vermelhas, outras brancas; e a
terra por cima é toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta
é tudo praia redonda, muito chã e muito formosa.
Pelo sertão nos
pareceu, vista do mar, muito grande, porque a estender d’olhos não podíamos ver
senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa.
Nela até agora não
pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem
o vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados
como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como
os de lá.
As águas são
muitas e infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo aproveitá-la, tudo
dará nela, por causa das águas que tem.
CASTRO, Sílvio
(org.). A Carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 2003, p. 115-6.
Esse fragmento apresenta-se como um texto
a)
descritivo, uma vez que Caminha ocupa-se em dar um retrato objetivo da terra
descoberta, abordando suas características físicas e potencialidades de
exploração. b)
narrativo, pois a “Carta” é, basicamente, uma narração da viagem de Pedro
Álvares Cabral e sua frota até o Brasil, relatando, numa sucessão de eventos,
tudo o que ocorreu desde a chegada dos portugueses até sua partida.
c)
argumentativo, pois Caminha está preocupado em apresentar elementos que
justifiquem a exploração da terra descoberta, os quais se pautam pela
confiabilidade e abrangência de suas observações.
d)
lírico, uma vez que a apresentação hiperbólica da terra por Caminha mostra a
subjetividade de seu relato, carregado de emotividade, o que confere à “Carta”
seu caráter especificamente literário.
e)
narrativo-argumentativo, pois a apresentação sequencial dos elementos físicos
da terra descoberta serve para dar suporte à ideia defendida por Caminha de
exploração do novo território.
16. (IFSP) Leia, abaixo, o
fragmento da História da Província de Santa Cruz, de Pero de Magalhães Gândavo,
para responder à questão.
Finalmente que como Deus tenha de muito longe esta
terra dedicada à cristandade, e o interesse seja o que mais leva os homens trás
si que nenhuma outra coisa haja na vida, parece manifesto querer entretê-los na
terra com esta riqueza do mar até chegarem a descobrir aquelas grandes minas
que a mesma terra promete, para que assim desta maneira tragam ainda toda
aquela bárbara gente que habita nestas partes ao lume e ao conhecimento da
nossa santa fé católica, que será descobrir-lhe outras minas maiores no céu, o
qual nosso Senhor permita que assim seja, para glória sua, e salvação de tantas
almas.
GÂNDAVO, Pero de Magalhães.
História da Província de Santa Cruz. Org. Ricardo Martins Valle. Introd. e
notas Ricardo Martins Valle e Clara Carolina Souza Santos. São Paulo: Hedra,
2008. p. 115.
A leitura atenta do texto permite afirmar que
a)
nos textos de informação estavam consorciados o projeto de exploração das
novas terras descobertas e o de difusão da fé cristã.
b)
o autor julga desinteressante a perspectiva de exploração mercantil do Brasil,
preferindo a ela o projeto de difusão da fé cristã.
c)
o autor condena os homens ambiciosos e interesseiros, que preferem a exploração
mercantil ao projeto abnegado de difusão da fé cristã.
d)
o autor condena a hipocrisia dos que afirmam empreender em nome da fé cristã,
mas que apenas se interessam pelas “grandes minas” a descobrir.
e)
havia discrepância e dissenso entre o projeto de exploração das novas terras
descobertas e o de difusão da fé cristã.
17. (UFRN) Sabe-se
que a literatura brasileira do século XVI não primava pelo valor estético, mas
se destacava pelo caráter informativo.
Dentre os autores daquele período, podemos citar,
com respectiva obra:
a)
Bento Teixeira, com História do Brasil.
b)
Frei Vicente Salvador, com Prosopopéia.
c)
Pero Magalhães Gândavo, com Tratado da Terra do Brasil.
d)
Nuno Marques Pereira, com Compêndio narrativo do peregrino da América.
e)
Manoel Botelho de Oliveira, com Música do Parnaso.
18. (Santa Casa) Assinale a
incorreta:
a)
A literatura de viagens constitui valioso documento do Brasil-Colônia.
b)
Na literatura de viagens encontramos informações sobre a natureza e o homem
brasileiro.
c)
Os primeiros escritos sobre o Brasil pertencem à categoria de literatura,
uma vez que notamos neles preocupações estéticas.
d)
O mito ufanista é representado pelo louvor à terra fértil e a natureza como
algo exuberante.
e)
nenhuma das anteriores.
19. (Cescem) “Águas são
muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar,
dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem”.
No texto acima notamos:
a)
que Pero Vaz Caminha assume a atitude de um observador frio.
b)
que Caminha se empolga pelas coisas da terra.
c)
que o escritor descobriu águas-marinhas.
d)
Caminha apenas está atento ao que vê, desprezando o entusiasmo tão comum da
época.
e)
nenhuma das anteriores.
20. (Fuvest) Assinale V
(verdadeiro) ou F (falso), após analisar as afirmações que se seguem sobre o
Quinhentismo:
(__)
A literatura de informação ressalta a importância do trabalho com o estilo, com
a forma.
(__)
A atitude de Caminha em frente à terra recém-descoberta é de decepção e de
repulsa pelo índio.
(__)
A produção informativa do Quinhentismo frente à terra tem maior valor
histórico-documental que literário.
(__)
A exaltação ufanista das virtudes da terra prestava-se, também, ao incentivo à
imigração e aos investimentos da Europa na Colônia.
(__) Autores
românticos e modernistas valeram-se de sugestões temáticas e formais das
crônicas de viagem.
(__) A
literatura dos viajantes é ocorrência exclusiva brasileira, não tendo nenhum
similar em nenhuma outra parte do mundo.
(__) A poesia de
Anchieta está presa aos modelos renascentistas e reflete, em seus sonetos, uma
transparente influência de Camões.
A sequência é:
a)
F, F, V, V, V, F, F
b)
F, F, F, V, V, V, F
c)
F, F, F, F, F, V, V
d)
V, V, V, V, V, V, V
e)
V, V, V, V, V, F, F
21. (USP) Sobre o padre
Anchieta podemos dizer que:
a)
foi autor de Prosopopeia.
b)
foi o autor de um poema em louvor à Virgem e de um poema de cunho
encomiástico, louvando a figura de Mem de Sá.
c)
foi o autor de “Auto de Pregação Universal”, peça de cunho nitidamente
clássico, demonstrando que Anchieta assimilou profundamente o Classicismo.
d)
sua poesia tem como ponto alto Diálogos das Grandezas do Brasil.
e)
nenhuma das anteriores.
22. (Fuvest) Relacione a
coluna da esquerda com a da direita.
1.
Tratado Descritivo do Brasil
2.
Meu Cativeiro entre os Índios do Brasil
3.
Cartas do Brasil
4.
Diário da Navegação
5.
História da Província da Santa Cruz
6.
Tratado da Terra e da Gente do Gente
|
(__)
Pero Magalhães Gândavo
(__)
Fernão Cardim
(__)
Gabriel Soares de Sousa
(__)
Hans Staden
(__)
Pero Lopes de Sousa
(__)
Manuel da Nóbrega
|
A
sequência correta é:
a)
5, 6, 1, 4, 2, 3
b)
6, 1, 4, 3, 2, 5
c)
5, 6, 1, 2, 3, 4
d)
5, 6, 1, 2, 4, 3
e)
1, 6, 5, 2, 4, 3
23. (Cescem) A literatura
brasileira do período colonial, em seus primeiros tempos, teve como preocupação
acentuada a catequese do selvagem.
É o que se vê revelado:
a)
nos Diálogos das Grandezas do Brasil
b)
na Prosopopeia
c)
no teatro de Anchieta
d)
no Tratado da Terra do Brasil
e)
no poemeto épico Uruguai
24. (UF Viçosa) Não houve
desenvolvimento literário no Brasil-Colônia porque…
Assinale a incorreta:
a)
o isolamento das capitanias e seu desenvolvimento irregular dificultou o
contato entre escritores.
b)
inexistência, praticante, da vida urbana.
c)
Portugal sempre manteve o Brasil afastado das influências culturais de outros
países.
d)
a imitação estrangeira dificultou a imaginação de nossos escritores.
e)
nenhuma das anteriores.
25. (UEL) É lícito dizer
que a literatura brasileira nasceu marcada:
a)
pela cultura clássica greco-romana.
b)
pelas luzes do racionalismo francês.
c)
pelo renascimento italiano, filtrado através da experiência nativa.
d)
pela cultura barroca dos padres jesuítas.
3 Comentários
Obrigado!!!
ResponderExcluirMe ajudou muito...☺️
ExcluirObrigada ❤️ ajudou muito ☺️♥️
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