Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

O que você precisa saber sobre os incêndios florestais da Amazônia


Por que a Amazônia é tão importante?
É um ecossistema único e insubstituível. É a maior floresta tropical e o sistema fluvial mais extenso do planeta. Seus 6,7 milhões de quilômetros se estendem por nove países e habitam 10% das espécies do planeta. O bioma é primordial para o bem-estar da humanidade: ajuda a estabilizar o clima e o ciclo hidrológico no mundo todo e gera inúmeros serviços ecossistêmicos que promovem a segurança alimentar e garantem água e energia para toda região. Esse tesouro natural é lar de 34 milhões de pessoas, incluindo mais de 350 povos indígenas, alguns deles vivendo em isolamento voluntário.
Qual o papel da Amazônia na provisão de água e na luta contra a crise climática?
· É simples: se não conservarmos a Amazônia, perderemos a luta contra a crise climática. O bioma possui as maiores reservas de carbono do mundo que podem se perder caso avance o desmatamento, ocasionando ainda a liberação de milhões de toneladas de gases de efeito estufa, piorando o cenário climático.
· Por outro lado, a Amazônia tem um papel fundamental na regulação do clima porque recicla sua própria água, gera umidade e permite um clima adequado na América do Sul, mesmo em regiões mais afastadas do bioma.
· O bioma abriga 20% da água doce do planeta porque tem mais de 1.000.000 de km² de ecossistemas de água doce nos países da região.
Como se originaram os incêndios?
Historicamente, os incêndios da Amazônia estão ligados ao desmatamento para a expansão agropecuária. Queimar a floresta tem sido uma das técnicas mais usadas para converter o solo para a agricultura e pecuária. As queimadas provocadas são iniciadas como incêndios controlados, mas alguns fogem do controle. O desmatamento para cultivo fragmenta a floresta e favorece a propagação do fogo.
O que está acontecendo no Brasil não é exceção. Segundo dados do IPAM, os 10 municípios em que há mais incêndios são os mais desmatados. Vale ressaltar que a estação seca deste ano ocorre dentro da normalidade, portanto não pode ser atribuído ao clima o grande número de incêndios do momento.
Combater o incêndio requer recursos. O fogo e os incêndios florestais são causados pela ação do homem, começando pelo desmatamento. As políticas públicas devem atuar para acabar com o desmatamento da Amazônia.
Quais são as zonas mais afetadas pelos incêndios?
Os incêndios recentes estão devastando áreas enormes da Amazônia no Brasil e na Bolívia e outras regiões como o Bosque Chiquitano, o Chaco, o Pantanal e o Cerrado (também atingindo o Paraguai).
Qual o impacto causado pelos incêndios na Amazônia e no Brasil?
· Os incêndios, que se intensificaram há duas semanas, aumentarão a crise climática por conta das emissões de carbono provenientes da queima de matéria orgânica. As áreas afetadas serão mais vulneráveis às secas, inundações e outros efeitos das mudanças climáticas devido à falta de cobertura vegetal.
· A perda de floresta reduzirá também a capacidade de absorção do dióxido de carbono por parte dos ecossistemas.
· A geração e a dispersão da fumaça compromete a qualidade do ar de várias regiões próximas aos incêndios e também cidades mais afastadas como o que foi vivenciado em São Paulo.
· O impacto imediato dos incêndios na biodiversidade causa a morte de milhares de animais e plantas que habitam a floresta, entre eles, espécies emblemáticas como a onça-pintada, mas também a perda de habitat das espécies sobreviventes.
· Do mesmo modo, os incêndios causam graves problemas sociais, econômicos e de saúde pública. Os meios de vida de pequenos produtores locais e povos indígenas estão ameaçados pelo avanço das chamas. A comunidade indígena Chiquitana de Santa Mônica, na Bolívia, é uma das mais afetadas: perdeu mais de R$ 240 mil de lucro vindo do trabalho com a madeira sustentável.
· O aumento das queimadas e do desmatamento gera diminuição da evapotranspiração da floresta amazónica e, consequentemente, a diminuição dos rIos voadores, responsáveis pela maioria das chuvas que ocorrem no continente.
· Vale lembrar que a Amazônia abriga árvores de mais de 100 anos, portanto, os incêndios provocam um impacto incalculável. Recuperar o que se perdeu levaria décadas. A auto regeneração da floresta é um processo de longo prazo.
· Também está em risco a água, pois as florestas são as principais captadoras desse recurso e são responsáveis por abastecer as fontes que, finalmente, levam a água até as cidades.
· Os efeitos combinados do desmatamento e crise climática podem gerar uma perda de até 58% das espécies florestais até 2050.



Postar um comentário

0 Comentários