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QUESTÕES SOBRE A REFORMA RELIGIOSA VI



1. (UESPI/2010) O Iluminismo trouxe movimentação cultural, buscou exaltar a razão e divulgou interesses de uma burguesia em luta por melhor situação política. Mas o Iluminismo não foi uma unanimidade. O Romantismo fez críticas aos iluministas afirmando que:
a) a razão não era a fonte de tudo; tinha os seus limites.
b) a democracia social deveria substituir o capitalismo.
c) a arte não tem força para influenciar a vida social e política.
d) o passado é insignificante para se pensar nas reformas.
e) a decadência da Europa tornou-se inevitável devido ao Racionalismo.


2. (UFCG PB/2010) Em uma sociedade basicamente iletrada que ainda perdurava entre os séculos XIII e XV na Europa, o papel dos teólogos da Reforma foi extremamente importante para o letramento das pessoas comuns e para o aumento das possibilidades de cidadania.
Sobre as conquistas intelectuais advindas com a Reforma é INCORRETO afirmar que:
a) A Reforma nasceu no próprio seio da Igreja e procurou dar visibilidade ao conjunto de valores que preconizavam o retorno às origens do cristianismo.
b) Os clérigos reformistas renovaram a abordagem da teologia pastoral a fim de responder às angústias dos crentes, elaborando obras curtas sobre a moral e a prática da fé.
c) As traduções da Bíblia (como a de Gutenberg, 1456) difundiram-se na Europa, permitindo aos leigos acesso mais fácil às escrituras.
d) A nova relação mais direta, mas íntima entre os fiéis e Deus, intermediada pelos textos sagrados, incomodava a Igreja, porque diminuía fortemente a autoridade do Papa e do clero e quebrava a ordem social do mundo medieval.
e) As traduções mais livres da Bíblia permitiram a liberalidade dos costumes, fazendo com que alguns protestantes não seguissem mais os valores morais pregados pelo Cristianismo.


3. (UNIOESTE PR/2010) Sobre o período a que chamamos de Idade Moderna assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Teve seu início com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos em 1453.
b) A Igreja Católica à época condenava o lucro. Todavia, cobrava dízimos e vendia indulgências que a enriqueciam, colocando-a assim em oposição às aspirações burguesas.
c) O teólogo católico Martinho Lutero (1483-1546) escreveu 95 teses sobre o que entendia como irregularidades da Igreja Católica da época, vindo a assumir sua liderança a partir de 1519.
d) O movimento protestante engendrou conflitos e perseguições, além, é claro, do impulso à alfabetização e o próprio desenvolvimento capitalista.
e) Os primeiros colonos franceses chegados na América portuguesa, entre os anos 1555 e 1560, tinham inspiração protestante, instalando uma colônia de adeptos calvinistas onde se localiza hoje a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.


4. (ESPM/2010) Dizendo-se imitadores e sucessores dos apóstolos, adotando uma falsa pobreza e assumindo uma falsa imagem de santidade, afirmando despudoradamente que os prelados e os clérigos vivem em luxúria e abundam em riquezas.
... e argumentam que o papa, os bispos, os prelados e os clérigos, que possuem bens neste mundo e não imitam a santidade dos apóstolos, não são os verdadeiros pastores e governadores da Igreja de Deus, mas lobos rapaces e devoradores, a sua esposa, a Igreja, e que, portanto, não se deve obediência a eles.
(Bernardo Guy in Nachman Falbel. Heresias Medievais.)
O texto deve ser relacionado com:
a) a ordem dos franciscanos, surgida a partir de críticas semelhantes às encontradas no texto;
b) a heresia do monofisismo;
c) a heresia iconoclasta;
d) a heresia como a dos valdenses e albigenses;
e) ao discurso calvinista que deflagrou na Suíça a Reforma Protestante.


5. (UEG GO/2010) Leia o documento histórico a seguir.
“Em primeiro lugar, nosso modesto pedido e desejo, nossa opinião e vontade é que, no futuro, nos sejam dados poder e autoridade, para que cada comunidade possa eleger o seu pastor e, da mesma forma, possa demiti-lo, caso se porte indevidamente. Ele nos pregará o Sagrado Evangelho de maneira acessível e sem deturpá-lo, sem qualquer acréscimo de leis ou ensinamentos humanos”.
MANIFESTO DOS CAMPONESES. Fevereiro/março de 1525. In: FARIA, R.; MARQUES, A.; BERUTTI, F. História: Ricardo, Adhemar, Flávio. Belo Horizonte:Ed. Lê, 1997. p. 57.
O documento citado é um manifesto de uma revolta de camponeses alemães ocorrida em 1525. Percebe-se no documento a influência ideológica
a) do Humanismo Renascentista.
b) da Reforma Protestante.
c) da Heresia Albigense.
d) do Concílio de Trento.


6. (UFG GO/2010) No século XVI, com a ocorrência da Reforma e da Contrarreforma, católicos e protestantes, apesar de manterem o tronco comum no cristianismo, passam a divergir quanto às práticas e às explicações para suas crenças. Considerando as divergências, conclui-se que, em relação à hierarquia religiosa,
a) os católicos aceitaram o poder temporal dos Reis, constituindo uma relação de submissão da Igreja em relação ao Estado.
b) os luteranos aceitaram a relação direta entre Deus e o fiel por meio da oração, sem dispensar a figura de um religioso.
c) os católicos negavam a autoridade dos clérigos, indignados com o privilégio que eles tinham como intérpretes das Escrituras.
d) os calvinistas conservaram o ritual litúrgico determinado por Roma, mantendo o culto aos santos e à Virgem Maria.
e) os luteranos aboliram os sacramentos do batismo e da eucaristia, rompendo com o ordenamento proposto pelo cristianismo.


7. (ESPCEX/2012) A Reforma protestante foi um movimento ocorrido no século XVI que causou uma grande ruptura no mundo cristão e deu origem a novas doutrinas religiosas. Dentre os fatores que levaram a esse movimento, está (estão) o (a) (s):
a) apoio da Igreja católica à prática da usura e ao lucro.
b) críticas de alguns membros da Igreja a práticas promovidas pela instituição, como a venda de indulgências (perdão dos pecados).
c) reação à decisão da Igreja de restabelecer e reorganizar a Inquisição.
d) valorização do racionalismo e do cientificismo, além dos ideais iluministas.
e) estímulo à leitura e à livre interpretação da Bíblia, promovido pelo Vaticano.


8. (UFU MG/2010) Na Alemanha do século XVI, teve início, em meio a uma série de transformações econômicas, políticas, sociais e culturais que assinalaram o período de transição entre a sociedade feudal e a moderna, a Reforma Religiosa.
Dentre as principais causas da Reforma Religiosa, NÃO é possível assinalar:
a) A elaboração de um conjunto de preceitos com os pontos fundamentais da doutrina católica, destinado a garantir a unidade da fé católica e a disciplina eclesiástica.
b) A crise interna à Igreja, que era caracterizada pelo comportamento imoral de parte do clero em algumas práticas, como a simonia (venda de objetos sagrados) e a venda de indulgências.
c) A ascensão da burguesia possuidora de uma nova mentalidade vinculada à idéia de lucro e que encontrava obstáculo na defesa do preço justo e na condenação da usura pela Igreja Católica.
d) O surgimento de um sentimento nacionalista a partir do fortalecimento das monarquias nacionais, que definiam as fronteiras e centralizavam o poder nas mãos do rei.


9. (FGV/2011) John Wycliff (1320-1384) propunha o retorno a uma Igreja pura, pobre, defensora de uma economia coletiva. O inglês Wycliff era contra as propriedades da Igreja, o que também desagradava à burguesia nascente, defensora exatamente da propriedade. Suas ideias reformistas alimentaram as Insurreições Camponesas de 1381, das quais participou pessoalmente. Foi excomungado em 1382.
As críticas de Wycliff deixaram marcas em seus discípulos, sobretudo porque ele era contra as indulgências (...) Mas ele era também contra os sacramentos, contra os santos e propunha ainda uma reforma dos costumes políticos (...)
Adepto de Wycliff, o tcheco Jan Hus (1369-1415) atacou, em 1402, o clero católico, denunciando-o como um conjunto de “príncipes” não-espirituais, verdadeiros potentados terrestres. (...) Considerado herético, foi condenado à morte na fogueira (1415).
(Carlos Guilherme Mota. História moderna e contemporânea, 1989.)
Diferente de John Wycliff e Jan Hus, Martinho Lutero não teve o mesmo destino trágico, ainda que fizesse críticas próximas aos heréticos dos séculos anteriores. Essa condição de Lutero deveu-se
a) à proteção que recebeu de uma parte dos príncipes alemães, que queriam os bens da Igreja, e das condições particulares da Alemanha ainda não unificada, onde os camponeses questionavam os tributos e as obrigações servis.
b) à radical ligação com os setores marginalizados da sociedade alemã, como os camponeses e os trabalhadores das cidades, desvinculados das corporações de ofício e independentes dos senhores urbanos.
c) à sua capacidade em conciliar a rigidez dos dogmas do cristianismo medieval com um mundo em eterna mutação, associando o teocentrismo aos modelos de ciência moderna.
d) ao reconhecimento que fez dos hereges medievais, como críticos ingênuos e ineficazes na questão do poder político do alto clero romano, em especial o papa.
e) à sua aceitação pela nobreza alemã, devido à proposta de separação entre as coisas do Estado e as coisas da religião, que interessava especialmente a essa camada social.


10. (UESPI/2011) A Igreja Católica atuou, com destaque na colonização do Brasil. Esteve presente na catequese dos indígenas e na organização do poder local. De fato, a Igreja Católica:
a) defendeu uma colonização sem hierarquias, justa e livre da violência comum na época.
b) divulgou princípios do cristianismo, tentando aumentar seu prestígio, abalado na Europa pela Reforma.
c) recusou as ideias da nobreza portuguesa na economia, incentivando a adoção do justo-preço.
d) foi sempre favorável às reivindicações dos colonos nas rebeliões contra Portugal.
e) manteve seu domínio religioso, sem atritos com o governo português e suas leis.


11. (UESPI/2011) A Igreja Católica teve seus poderes abalados pela Reforma, que provocou mudanças nas relações de poder na Europa. No entanto, é preciso ressaltar também que a Reforma foi:
a) importante para algumas políticas da modernidade e para a renovação de crenças e costumes.
b) decisiva para o fim do domínio do catolicismo em toda a Europa, com seus ataques ao clero e ao papa.
c) localizada em alguns países, embora não tivesse uma dimensão internacional; limitou-se a controlar seus mais fanáticos seguidores.
d) defendida pelos conservadores da nobreza, sem apoio da burguesia e de outros grupos sociais.
e) destacada por alterar a base do absolutismo na Inglaterra e livrá-lo da tirania dos reis.


12. (UFPR/2011) As guerras de religião na França (século XVI) e a Guerra dos Trinta Anos (1618–1648) marcaram profundamente as sensibilidades coletivas e exerceram uma influência considerável na reflexão política produzida por católicos e protestantes. Sobre as relações entre religião e poder político no contexto de consolidação dos Estados monárquicos modernos, é correto afirmar:
a) Os conflitos religiosos desencadeados com a Reforma Protestante estão na origem dos poderes teocráticos das monarquias modernas.
b) Desde que a tolerância religiosa se consolidou nos domínios do Sacro Império Romano Germânico, sob o poder de Carlos V, houve um enfraquecimento do poder papal, que ficou restringido somente ao Vaticano.
c) Autores como Maquiavel, Montaigne e Jean Bodin foram defensores da religião protestante, e seus escritos constituíram um ataque à monarquia centralizada.
d) Apesar da violência crescente contra os protestantes, Lutero e Calvino defenderam a autoridade civil e condenaram qualquer forma de resistência aos poderes legitimamente instituídos.
e) As guerras de religião foram desencadeadas pelas classes populares (artesãos urbanos e camponeses), em luta contra a nobreza e a monarquia.


13. (UEFS BA/2011) Calvino [...] introduziu a noção de progresso e sucesso. Para o reformador genebrês, o indivíduo era responsável perante Deus. De acordo com suas possibilidades, devia tentar utilizar os meios que Deus lhe dera para se aperfeiçoar, dar a seus filhos chances de sucesso (principalmente por meio da educação) e trabalhar de maneira a se tornar um exemplo para seus próximos, seus vizinhos e sua congregação. (GARRISSON, s.d, p. 60).
A concepção calvinista quanto à relação entre o homem e os bens resultantes do esforço do trabalho propiciou, de acordo com o texto, a
a) superação do medo da acumulação de riquezas, vista anteriormente como pecado, e, a partir daí, como sinônimo de progresso.
b) condenação do lucro resultante da circulação do capital usurário, incentivado pelas nascentes casas bancárias da época.
c) defesa do justo preço e do lucro limitado, como eram praticados nas corporações de ofícios das cidades medievais.
d) queda dos antagonismos econômicos entre comerciantes católicos e protestantes, na Europa da época.
e) valorização do ócio e do lazer, como sinais de riqueza, prestígio e felicidade.


14. (UFT TO/2011) Na noite de 31 de outubro afixou nas portas da igreja, aquela mesma onde estivemos ainda agora, 95 teses em que denuncia e discute o comércio das indulgências. Nenhum estudante ou teólogo aqui ousou rebater as teses, e contam que elas já se espalharam por toda a parte, sem dúvida acabarão chegando em Roma. Tenho uma cópia delas em meu quarto, você poderá lê-las. Nelas Lutero diz que o papa não tem direito nem poder para modificar os castigos impostos por Deus. Que papa pode, quando muito, modificar e suspender castigos impostos pela Igreja.
VEIGA, Luiz Maria. A Reforma Protestante. São Paulo: Editora Ática, 1996, p. 12.
O texto acima refere-se à Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero, na Alemanha, em 1517. Sobre as teses afixadas na Catedral de Wittenberg é CORRETO afirmar que entre elas Lutero rejeitou:
a) A credibilidade da Bíblia.
b) Toda forma de comércio.
c) Qualquer forma de ensino.
d) A infalibilidade do papa.
e) A sustentabilidade da razão.



15. (FGV/2012) Diversas tensões e diversos conflitos europeus ocorridos nos séculos XVI e XVII foram motivados ou intensificados por questões de natureza religiosa. Dentre eles, um dos mais conhecidos episódios é a “Noite de São Bartolomeu”, de 24 de agosto de 1572. A esse respeito, é correto afirmar:
a) Trata-se do massacre de judeus, em Amsterdã, por católicos holandeses, que precedeu o estabelecimento do Tribunal do Santo Ofício nas Províncias Unidas.
b) Trata-se da noite de celebração, na França, do acordo entre protestantes e católicos, que pôs fim a anos de intensos conflitos entre seguidores das duas religiões.
c) Trata-se da cerimônia de encerramento do Concílio de Trento, quando se decidiu pela condenação das ideias luteranas e pela perseguição de seus seguidores.
d) Trata-se da decisão tomada pelos monarcas Habsburgos no sentido de banir os protestantes do território do império espanhol.
e) Trata-se do massacre de cerca de 30 mil huguenotes, que intensificou, na França, a animosidade entre católicos e protestantes.



16. (UEL PR/2012) A Inquisição Portuguesa, ou Tribunal do Santo Ofício de Portugal, que esteve nas mãos do poder real, utilizou-se da coerção para obter a confissão de culpa. Uma vez condenado, um dos rituais consistia na execução pública do acusado na fogueira como forma de purificação.
Sobre esta instituição, é correto afirmar:
a) A Inquisição atuou mais contra os inimigos da pessoa do Papa do que sobre os inimigos da Igreja.
b) A Inquisição durou em Portugal até meados do século XX, tendo sido abolida pelo Concílio Vaticano II.
c) A Inquisição, por intermédio de seu braço papal, o Tribunal do Santo Ofício, poupava judeus e muçulmanos da execução.
d) No Brasil, a Inquisição atuou por intermédio das Visitações detendo judeus, mulheres e sodomitas, os quais eram julgados em Portugal.
e) O Tribunal do Santo Ofício, após as reformas religiosas ocorridas no século XIX, transformou-se na Encíclica Rerum Novarum.



17. (Unemat MT/2012) Analise as afirmativas sobre a Reforma Religiosa.
I. A Igreja Anglicana conservou a estrutura e os dogmas da Igreja Católica, com pequenas alterações. Não foi feita uma reforma profunda nos costumes do clero, que passou a ser visto pela população como um aliado da Coroa, o que facilitou o surgimento e a disseminação de uma série de religiões puritanas e protestantes, normalmente perseguidas pelos reis ingleses.
II. Lutero era um admirador dos escritos de João Huss, herege queimado pela Igreja em 1415, especialmente de suas ideias sobre a liberdade da Igreja diante dos papas, sobre a liberdade de consciência individual diante do concílio e sobre a necessidade de reconduzir o mundo cristão à simplicidade apostólica.
III. Um aspecto importante do calvinismo é a valorização moral do trabalho e da poupança, que resulta numa situação de bem-estar social e econômico, o que poderia ser interpretado como sinal favorável de Deus à salvação do indivíduo.
IV. O Anabatismo e o Puritanismo representam movimentos religiosos que estavam em convergência com os poderes locais e proclamavam o princípio da individualidade, enfatizavam o discurso da propriedade privada, assemelhando-se ao Calvinismo, que determinava a desigualdade social, através da teoria da predestinação.
Assinale a alternativa que indica a (s) afirmativa (s) correta (s).
a) I
b) II e III
c) I, II e IV
d) I, II e III
e) II e IV


18. (UFRN/2012) Ao comentar a Reforma Protestante do século XVI, Márcio Ferrari afirma:
O nascimento do protestantismo teve profundas implicações sociais, econômicas e políticas. Na educação, o pensamento de Lutero produziu uma reforma global do sistema de ensino alemão, que inaugurou a escola moderna. [...]
A ideia da escola pública e para todos, organizada em três grandes ciclos (fundamental, médio e superior) e voltada para o saber útil nasce do projeto educacional de Lutero.
FERRARI, Márcio. Martinho Lutero: o criador do conceito de educação útil. Nova escola. n. 187, nov. 2005. p. 30.
A proposta educacional de Lutero, referida no comentário acima, está diretamente relacionada
a) à defesa, por parte dos reformadores, da liberdade de interpretar a Bíblia, de modo que qualquer fiel tivesse acesso às fontes da doutrina.
b) ao desejo de facilitar para os fiéis a leitura da Vulgata, tradução da Bíblia em latim, aceita como versão oficial da Igreja Luterana.
c) ao projeto de melhoria da instrução do povo para que este pudesse compreender a doutrina luterana, cujo ensino era de competência exclusiva dos sacerdotes.
d) à proposta de difusão da leitura entre o povo, para que este conhecesse os catecismos produzidos no Concílio de Trento.



19. (Fac. de Ciências da Saúde de Barretos SP/2013) Na primeira metade do século XVI, os questionamentos sobre a atuação da Igreja Católica deram origem, na Europa, aos movimentos conhecidos pelo nome de Reforma Protestante. Em reação, o catolicismo desencadeou a Contrarreforma. Entre os princípios dos reformistas protestantes e dos contrarreformistas, podemos destacar, respectivamente:
a) são fundados seminários de teologia, para aprimorar a formação do clero; a Bíblia deve ser interpretada livremente pelos fiéis.
b) é revogado o celibato clerical; é confirmado o dogma da transubstanciação, o reconhecimento da transformação do pão e do vinho em corpo e sangue de Cristo.
c) o Tribunal do Santo Ofício é reorganizado com o fim de julgar e punir as heresias; são mantidos apenas os sacramentos do batismo e da eucaristia.
d) a salvação é consequência das obras, entendidas como as boas ações orientadas pelas autoridades eclesiásticas; são mantidos a hierarquia e o celibato do clero.
e) o papa só pode perdoar as penas que ele tenha imposto por sua vontade; a fé constitui a única e verdadeira fonte de salvação.


20. (FGV/2013) Leia o fragmento.
Um famoso escândalo político foi o de Antônio Perez, que em 1571 era secretário de Estado de Felipe II, tendo alcançado um dos postos mais importantes na monarquia. Por rivalidades, viu-se envolvido em intrigas internacionais. Conhecia todos os segredos da coroa, tendo absoluto controle sobre o Tesouro. Foi acusado de vender cargos, de suborno e de trair segredos do Estado. Felipe viu um caminho para atingi-lo: a Inquisição. Tinha de ser acusado de heresia. Foi difícil encontrar provas contra seu catolicismo, mas o confessor do rei conseguiu-as. Mesmo sendo íntimo amigo do inquisidor-mor e tendo o apoio da população de Saragoça, Perez foi acusado de herege. Conseguiu fugir e morreu em Paris, e, conforme testemunhou o núncio apostólico da região, sempre viveu como fiel católico.
(Anita Novinsky, A inquisição)
A partir do texto, é correto concluir que a Inquisição espanhola
a) ampliou as suas prerrogativas nas nações europeias menos fiéis ao poder do papado, com o intuito de ampliar o número de seguidores.
b) perdeu parte de suas atribuições e poderes a partir da Contrarreforma católica, conforme deliberação do Concílio de Trento.
c) manteve, durante a sua existência secular, vínculos essenciais com a questão religiosa, excepcionalmente confundindo-se com a questão política.
d) resumiu sua atuação a alguns poucos casos exemplares, com o intuito de evitar a propagação do islamismo e das igrejas reformadas.
e) apesar de sua fundamentação religiosa, esteve vinculada ao Estado e serviu aos interesses de grupos ligados ao poder.


21. (UniCESUMAR SP/2015) As reformas protestantes e a Contrarreforma católica do século XVI podem ser associadas, respectivamente,
a) à contestação da liderança do Papa e à valorização do livre arbítrio.
b) à defesa da politização do clero e à extinção do Santo Ofício.
c) à perseguição a judeus e hereges e à permissão de tradução da Bíblia.
d) à reação contra a venda de indulgências e à criação da Companhia de Jesus.
e) à valorização da pobreza do clero e à supressão da Ordem Franciscana.


22. (UNISC RS/2015) A origem das igrejas neopentecostais, cujo fenômeno da expansão se observa no Brasil atual, pode ser encontrada na Reforma Protestante que ocorreu na Europa do século XVI. Entretanto, esse movimento esteve longe de ser homogêneo. Entre os grupos “protestantes” daquele contexto, um deles é considerado o mais radical e mais perseguido da Reforma Protestante, pois reivindicava a separação entre Igreja e Estado e a não aceitação do batismo infantil.
Assinale a alternativa que apresenta este grupo.
a) Calvinistas.
b) Luteranos.
c) Puritanos.
d) Anabatistas.
e) Anglicanos.


23. (UEMG/2015) Em 31/10/1517, o então Padre Martinho Lutero publica as suas 95 teses, onde deixa clara sua contrariedade com a forma religiosa Católica e com seu representante máximo, o então Papa Leão X. Dois princípios incomodavam muito Lutero: o primeiro era a venda das indulgências e o segundo a Infalibilidade Papal.
Sobre a indulgência, Lutero disse:
27ª Tese “Pregam futilidades humanas quantos alegam que, no momento em que a moeda soa ao cair na caixa, a alma se vai do purgatório.”
28ª Tese “Certo é que, no momento em que a moeda soa na caixa, vem o lucro, e o amor ao dinheiro cresce e aumenta; a ajuda, porém, ou a intercessão da Igreja tão só correspondem à vontade e ao agrado de Deus.”
http://www.monergismo.com/textos/credos/lutero_teses.htm. Acesso em 10/8/2014
A reforma luterana, de questionamento ao Papa e à sua autoridade, produziu profundas mudanças religiosas, políticas e sociais. Sendo a indulgência um erro, então, o povo não deveria obediência irrestrita, estava se estimulando o livre pensar, o livre agir, o poder gradativamente voltar-se da igreja para o homem. O alinhamento com qualquer ensino religioso deveria ser movido pela consciência, e não mais pela imposição papal.
Estava, portanto, em curso uma nova sociedade, reformada, que iria produzir
a) uma polarização entre protestantes e católicos, com consequências somente na Alemanha.
b) a livre interpretação da Bíblia pelos fiéis, a salvação pela Fé e o Estado livre das indulgências.
c) a corrupção do homem enquanto cidadão, motivando a preocupação excessiva com a espiritualidade.
d) um fenômeno religioso com aceitação universal, que passa a ser dominante em toda a Europa.


24. (UNIMONTES MG/2015) NÃO constitui ação da Igreja Católica, na Contrarreforma:
a) a fundação da Ordem dos Jesuítas.
b) a restauração da Santa Inquisição.
c) a anulação do Índex dos Livros Proibidos.
d) a reafirmação do culto à Maria e aos Santos.



25. (UNIMONTES MG/2015) O nome de Thomas Munzer ligou-se ao radicalismo durante a Reforma na Alemanha devido ao/às
a) lutas que marcaram a Liga de Smalkad na Saxônia.
b) incentivo às revoltas camponesas por motivos sociais.
c) conflito entre Lutero e Frederico III decorrente de disputas doutrinais.
d) conflito entre católicos e protestantes na Dieta de Augsburgo.



GABARITO

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