Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A REFORMA RELIGIOSA V



1. (UFJF MG/2008) Na “Carta aberta aos nobres cristãos”, Martinho Lutero afirma que uma terra desabitada ou povoada por pagãos é uma terra selvagem. Se um grupo de cristãos se encontra nessas circunstâncias, seu dever não consiste em converter os pagãos. Os índios americanos eram parte da natureza e, como todas as coisas da terra, estavam contaminados pelo pecado e pela morte. Para esses nativos, portanto, não haveria salvação possível. Já os cristãos que se estabelecessem “em uma situação onde não exista um sacerdote consagrado” deveriam eles mesmos eleger o seu.
Sobre a colonização inglesa de caráter puritano na América do Norte, é CORRETO afirmar que:
a) a doutrina protestante foi de mais fácil aceitação entre os nativos do Novo Mundo do que a católica, por pressupor uma relação direta entre o homem e Deus, sem intermediação da hierarquia eclesiástica.
b) as origens da sociedade norte-americana na Nova Inglaterra, no início do século XVII, não têm caráter religioso, ao contrário da católica América Latina.
c) especificamente no que se refere ao estabelecimento de seus seguidores em terras consideradas “de ninguém”, a visão protestante de mundo favoreceu uma concepção autoritária de sua própria organização social.
d) a visão de mundo que guiou os puritanos que se estabeleceram na América do Norte fundava-se na crítica à Igreja papista e romana.
e) a ocupação do território norte-americano pelos colonos puritanos, no século XVII, foi mais rápida que a das Américas Central e do Sul pelos católicos espanhóis no século XVI.


2. (UFLA MG/2008) O processo de reformas religiosas teve início no século XVI e suas causas podem ser, EXCETO:
a) A venda de indulgências incentivada pelos protestantes, que aliavam a sua ética religiosa ao espírito do capitalismo que nascia.
b) A mudança na visão de mundo como consequência do pensamento renascentista.
c) A presença de padres mal preparados intelectualmente que provocavam insatisfação nos fiéis.
d) A insatisfação da burguesia diante da condenação do catolicismo para o lucro e os juros.


3. (UFMG/2008) Leia estes trechos:
I. “Assim vemos que a fé basta a um cristão. Ele não precisa de nenhuma obra para se justificar.”
II. “O rei é o chefe supremo da Igreja [...] Nesta qualidade, o rei tem todo o poder de examinar, reprimir, corrigir [...] a fim de conservar a paz, a unidade e a tranquilidade do reino...”
III. “Por decreto de Deus, para manifestação de sua glória, alguns homens são predestinados à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna.”
A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que as concepções expressas nos trechos I, II e III fazem referência, respectivamente, às doutrinas
a) católica, anglicana e ortodoxa.
b) luterana, anglicana e calvinista.
c) ortodoxa, luterana e católica.
d) ortodoxa, presbiteriana e escolástica.


4. (UNIFEI SP/2008) “Então ele não vê que a usura e as taxas impedem que se tenha acesso à fé? Ele afirma que a palavra de Deus é suficiente. Então não vê que os homens que consomem todos os momentos da sua vida na luta pela sobrevivência não têm tempo para aprender a ler a palavra de Deus? Os príncipes sangram o povo por meio da usura e contam como seus todos os peixes dos rios, os pássaros do ar e a erva dos campos, e o Dr. Mentiroso diz “Amém”. [...] Ah, ele afirma que não deve haver revolta porque a Espada foi entregue por Deus aos governantes. Mas o poder da espada pertence a toda comunidade!”
(Thomas Münzer, carta pública a Lutero, 1525. Apud. SEFFNER, Fernando. Da reforma à contrarreforma – o Cristianismo em crise. São Paulo: Atual, 2006.)
Assinale a alternativa correta:
a) Lutero acreditava que a salvação da alma resultava da fé e principalmente das boas obras.
b) Münzer era porta-voz dos anabatistas e rompeu com as propostas luteranas porque essas apresentavam um caráter extremamente radical, contrariando os interesses dos camponeses que defendiam a manutenção do direito de propriedade privada.
c) A pregação de Lutero foi interpretada pelos camponeses apenas como uma reforma religiosa.
d) Münzer defendia o fim da propriedade privada.


5. (UNIMONTES MG/2008) A “Noite de São Bartolomeu”, episódio de 24 de agosto de 1572, foi
a) um conflito entre protestantes e católicos, na Inglaterra, no contexto da Revolução Puritana.
b) um conflito entre anglicanos e católicos, em consequência do Ato de Supremacia de Henrique VIII na Inglaterra.
c) um conflito de natureza religiosa e política entre espanhóis e holandeses, no contexto da Guerra dos Trinta Anos.
d) um conflito entre católicos e protestantes franceses, no qual os últimos foram massacrados pelos primeiros.



6. (UESPI/2009) O domínio da Igreja Católica se faz presente em boa parte da História do mundo ocidental. Com as mudanças trazidas pela Reforma, houve:
a) a queda radical do prestigio da Igreja, restrito apenas à catequização das Américas e da África.
b) a reorganização de seus espaços de atuação, com enfrentamento de algumas questões colocadas pelos reformistas.
c) o fim do prestígio político da Igreja Católica na Europa, que, praticamente, deixou de existir na Holanda e na França.
d) o avanço do mundo dominado pelo capitalismo, devido às ideias revolucionárias de Lutero no âmbito da economia.
e) a afirmação do fracasso da ética cristã e do pensamento de seus principais teólogos, São Tomás de Aquino e Santo Agostinho.


7. (UFF RJ/2009) Nos séculos XVI e XVII os conflitos religiosos se disseminaram por toda a Europa provocando guerras e impondo um ambiente de perseguição e fanatismo.
Diante desse contexto, o aparecimento de alternativas de paz envolveu o “princípio de tolerância” que pode ser associado à seguinte opção:
a) as crenças e opiniões devem ser expressas somente na intimidade;
b) os seres humanos devem respeitar as crenças e opiniões uns dos outros;
c) o Estado tem o dever de impedir que os seres humanos adotem crenças e opiniões falsas;
d) a opinião verdadeira tem o direito de se impor a todos os seres humanos;
e) a minoria deve adotar as opiniões e crenças da maioria.


8. (UFOP MG/2009) Nos séculos XVI, XVII e XVIII, a Europa ocidental viveu um período de intensa disputa religiosa. Assinale a afirmativa correta sobre esse momento histórico.
a) No século XVI, ocorreu a Contrarreforma, realizada pela Igreja Católica contra a presença dos muçulmanos na Europa.
b) O movimento da Reforma, nesse período, significou uma renovação no mundo cristão ocidental, tendo sido bem recebido pelas autoridades da Igreja Católica.
c) A expansão de uma nova concepção do cristianismo na Europa gerou fortes reações na população, ocasionando diversos conflitos sangrentos de intolerância.
d) Nesse período, firmou-se na Europa Ocidental o princípio da separação entre religião e Estado, com o fim das perseguições religiosas patrocinadas pelo Estado.


9. (UFT TO/2009) “(...) não se pode sequer aceitar uma tese tola ou doutrinária segundo a qual o ‘espírito do capitalismo’ (sempre no sentido provisório que aqui usamos) somente teria surgido como consequências de determinadas influências da Reforma, ou que, o Capitalismo, como sistema econômico, seria um produto da Reforma. Já o fato de algumas formas importantes do sistema comercial capitalista serem notoriamente anteriores à Reforma, seria o bastante para sustar essa argumentação”
(WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. 7 ed. São Paulo: Pioneira, 1992, p. 61).
Considere as afirmações abaixo:
I. O surgimento do capitalismo não deve estar atrelado à Reforma Protestante;
II. A Reforma protestante está na origem do sistema capitalista;
III. Não se deve procurar o espírito do capitalismo na Reforma Protestante, ocorrida no século XVI, pois mudanças econômicas são anteriores a ela.
IV. Sem a Reforma Protestante, o capitalismo não se projetaria como um moderno sistema de produção, já que o capitalismo condenava o lucro a base desse sistema.
A partir da afirmação de Weber, marque a alternativa CORRETA:
a) I e IV;
b) III e IV;
c) I e III;
d) II e III.


10. (ESCS DF/2009) Em 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano e professor de teologia Martinho Lutero, manifestando seu descontentamento com a Igreja Católica e com o comportamento clerical, afixou na porta da catedral de Wintenberg, as suas noventa e cinco teses.
Nesse documento Lutero criticou duramente a venda de indulgências promovida pelo monge Tetzel na Alemanha.
Essas críticas de Lutero deram início ao processo de reformas religiosas com o surgimento das Igrejas Luterana, Calvinista e Anglicana entre outras.
As Reformas Religiosas tiveram características peculiares como:
a) a Reforma Luterana, ao defender a igualdade entre os homens, propôs a divisão da propriedade entre os camponeses e a aristocracia alemã;
b) a Reforma Anglicana, na Inglaterra, permitiu ao monarca Henrique VIII confiscar as terras da Igreja Católica e a assim promover uma reforma agrária que atendeu aos puritanos;
c) a Contrarreforma desenvolvida pela Igreja Católica, que foi eficaz para reverter a expansão do protestantismo na Alemanha e na Grã-Bretanha;
d) a Reforma Calvinista, que, ao justificar o lucro, construiu uma ética adequada aos interesses da burguesia e contribuiu com o avanço do capitalismo;
e) a Reforma Anabatista, ocorrida nos Estados Alemães, que uniu o campesinato e a nobreza local, visando à execução de reformas sociais na região.


11. (FGV/2009) A ligação entre os reformadores com o poder político pode ser verificada por meio
a) da defesa que o duque Frederico da Saxônia fez de Martinho Lutero e da adesão dos príncipes alemães às teses luteranas.
b) da ação de Henrique VIII que, pautado pela doutrina da predestinação divina, funda a igreja nacional na Inglaterra, mas ainda ligada a Roma.
c) do decisivo apoio político de Martinho Lutero e dos seus seguidores à revolta dos camponeses alemães, em 1524.
d) da efetivação da aliança, a partir de 1533, entre João Calvino e a monarquia francesa, ambos interessados em reforçar o poder da Igreja católica.
e) da interferência da nobreza alemã para que os luteranos e calvinistas se mantivessem fiéis ao papa.


12. (UNCISAL AL/2009) É preciso estrangulá-los. É preciso matar o cão enlouquecido que se lança contra ti, senão ele te matará. A revolta de Martinho Lutero contra os camponeses ocorreu na(o)
a) perseguição aos anabatistas.
b) tragédia de Munster.
c) movimento liderado por Thomas Munzer.
d) movimento de Zwinglio.
e) cisma de Felipe Melanchton.



13. (UNCISAL AL/2009) As guerras religiosas que começaram na França foram extremamente violentas. Em 1572, milhares de huguenotes foram mortos. Esse episódio ficou conhecido como
a) o Massacre de Verdun.
b) a Noite de São Bartolomeu.
c) a Guerra de Reconquista.
d) a Rebelião Jacquerie.
e) o Massacre de Lyon.



14. (FMJ SP/2009) Leia as afirmativas a seguir.
I. As transformações ocorridas na Europa na transição para a Idade Moderna – conflitos entre o Estado absolutista em formação e a Igreja Católica, surgimento do capitalismo, mudança de mentalidade quanto à compreensão do mundo natural e a desmoralização do clero – fizeram com que, no início do século XVI, surgissem novas Igrejas, propondo a recuperação dos valores cristãos.
II. O primeiro desses movimentos foi a chamada Reforma Luterana, em que o monge Martinho Lutero desafiou a Igreja Católica e estabeleceu os fundamentos para outros movimentos reformistas que viriam a ocorrer posteriormente.
III. O francês João Calvino, inspirado em Lutero, fundou uma nova corrente religiosa segundo a qual, ao contrário do luteranismo, que via nas boas obras a condição fundamental para a salvação da alma, o princípio de salvação baseava-se exclusivamente na fé.
IV. Em reação aos movimentos reformistas, a Igreja Católica procedeu a uma série de iniciativas como a criação de escolas para a formação de sacerdotes – os seminários –, a desativação do Tribunal do Santo Ofício e a fundação da ordem jesuítica, visando recuperar a pureza das ordens monásticas.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) I, II e III.
d) I, III e IV.
e) II e IV.


15. (UFCG PB/2009) A chegada do Santo Ofício na Paraíba, em 1595, não teve muita repercussão porque a população era muito pequena. Foram aproximadamente 16 denúncias e os casos mais interessantes foram de bigamia e sodomia, embora tivessem alguns casos judaizantes.
(PINTO, Zilma. A saga dos cristãos novos na Paraíba. João Pessoa: Idéia,2005. Texto adaptado)
De acordo com os seus conhecimentos sobre o Santo Ofício e as práticas punitivas na Paraíba, é INCORRETO afirmar que a Inquisição:
a) Inscreveu a religiosidade popular afro-brasileira como herética e feiticeira, identificando-a como perigosa ao cristianismo.
b) Gozou de relativa calmaria no século XVII, favorecida pela “liberdade religiosa” ocasionada pela cultura religiosa holandesa.
c) Impulsionou o deslocamento de famílias paraibanas para o sertão, intensificando o povoamento do interior.
d) Classificou e puniu sodomitas e bígamos como os principais culpados de crimes contra a Igreja
Católica, e judeus como hereges e “assassinos” de Cristo.
e) Condenou sujeitos acusados de judiarias, a exemplo de Branca Dias e do judeu Antônio José, julgados, degredados para a Bahia e queimados vivos em praça pública.


16. (UPE/2009) O predomínio do Catolicismo fez parte de um grande período da história da Europa. Com o surgimento e a expansão da Reforma, novas ideias surgiram, abalando um poder secular. Lutero, um dos líderes da Reforma, defendia o(a)
a) fim do clero católico, com uma crítica ao que diziam as Sagradas Escrituras, duvidando das suas verdades.
b) afirmação do pensamento de santo Agostinho, valorizando o papel da fé na salvação do indivíduo.
c) manutenção dos sacramentos, para fortalecer a palavra de Deus, enaltecendo poder do clero mais simples.
d) extinção do celibato, além de manter a necessidade de consolidar a hierarquia papal e sua relação com os bispos.
e) conflito contra o poder dos reis, negando a importância do pecado e do batismo.


17. (CEFET PR/2009) A Contrarreforma, de modo geral, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o surgimento das religiões protestantes e foi organizada por meio do Concílio de Trento (1545-1563). Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contrarreforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias: atuando contra outras denominações religiosas e promovendo meios de expansão da fé católica.
Sobre esse assunto, analise as afirmações abaixo:
I) Uma das principais medidas tomadas pela Contrarreforma foi a criação da Companhia de Jesus. Designados como um braço da Igreja, os jesuítas deveriam expandir o catolicismo ao redor do mundo. Contando com uma estrutura hierárquica rígida, os jesuítas foram os principais responsáveis pelo processo de catequização das populações dos continentes americano e asiático.
II) De acordo com a Contrarreforma, a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé. O Concílio de Trento condenou o culto às imagens e revogou o celibato.
III) De acordo com os teóricos contra reformistas, a pessoa nascia com sua vida predestinada por Deus e a salvação da alma ocorria pelo trabalho justo e honesto, essa idéia atraiu muitos burgueses e banqueiros para o lado do Papa.
IV) Pela Contrarreforma, a Inquisição, instaurada pelo Tribunal do Santo Ofício, tinha como principal função combater o desvio dos fiéis católicos e a expansão de outras denominações religiosas. Além de perseguir protestantes, a Santa Inquisição também combateu judeus e islâmicos, que eram considerados pecadores e infiéis.
Estão corretas apenas as afirmações:
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) II, III e IV.
d) I e IV.
e) I e II.



18. (CEFET PR/2009) "Se alguém diz que o ímpio se justifica unicamente pela fé, de tal modo que entenda que nada mais é preciso para cooperar com a graça, com o fim de obter a justificação, e que não é necessário que se prepare e se disponha por um movimento da sua própria vontade, – que seja excomungado."
"Se alguém diz que os sacramentos da nova Lei não foram todos instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo, ou que há mais ou menos de 7, a saber: o batismo, a confirmação, a eucaristia, a penitência, a extrema-unção, a ordem e o casamento; ou que algum destes 7 não é própria e excomungado."
(A. Michel, Os Decretos de Concílio de Trento in Gustavo de Fritas, 900 textos e documentos de História)
Os textos acima transcritos salientam algumas disposições dogmáticas que foram consideradas fundamentais pelo Concílio de Trento. Tendo como base tais transcrições e as decisões do Concílio de Trento é correto afirmar, EXCETO, que ele:
a) procurou reafirmar pontos básicos da doutrina católica, como os sete sacramentos e a salvação humana dependente da fé e das obras.
b) formulou normas para coibir abusos com relação à venda de indulgências.
c) reafirmou a fé católica na transubstanciação, ou seja, a presença de Cristo no ato da eucaristia.
d) elaborou o Index Librorum Proibitorum, lista de livros sugeridos aos católicos e proibidos à leitura de protestantes.
e) reafirmou a crença na "infalibilidade do Papa" e o monopólio do clero católico na interpretação correta da Bíblia.



19. (UEPB/2009) “Em 28 de setembro de 1583 Menocchio, um moleiro de Friuli, foi denunciado ao Santo Ofício, sob a acusação de ter pronunciado palavras heréticas e totalmente ímpias sobre Cristo. Não se tratara de uma blasfêmia ocasional: Menocchio chegara a tentar difundir suas opiniões, discutindo-as; ele não se envergonhava de pregar e dogmatizar.” (Carlo Ginzburg, O queijo e os vermes, 1991, p. 40/41)
Dois grandes eventos históricos tornaram possível acontecer um caso como o de Menocchio. São eles:
a) A reforma protestante e o Concílio de Trento.
b) A formação dos Estados Modernos e a existência do Tribunal de Inquisição.
c) As grandes navegações e a escolástica.
d) O tomismo e o Concílio de Trento.
e) A invenção da imprensa e a reforma protestante.


20. (UFU MG/2009) Sobre o Concílio de Trento (1545-1563), é correto afirmar que:
a) originou o Tribunal do Santo Ofício, criado no contexto específico da unificação espanhola. Seu alvo principal eram os conversos ou marranos, judeus que se converteram ao catolicismo para fugir das perseguições.
b) determinou as diretrizes da chamada União Ibérica, cujo acontecimento ligou-se ao conturbado momento político português. Por essa ocasião, o cardeal D. Henrique se viu obrigado a ocupar um trono sem herdeiros e administrar a crise sucessória.
c) significou um esforço para organizar a Igreja Católica e atingir os fiéis, por meio de resoluções que almejavam valorizar a figura do sacerdote, reforçar a autoridade dos bispos e implantar mecanismos de controle e de formação dos crentes.
d) tornou-se o principal órgão religioso estabelecido na Europa após a Reforma Protestante, formando um conjunto das primeiras tentativas do Sacro Império Romano Germânico de implantar a Inquisição.



21. (UNIMONTES MG/2009) Acerca da trajetória histórica de João Calvino, é CORRETO afirmar que:
a) ele foi um dos responsáveis pela Noite de São Bartolomeu, ocasião em que, sob seu comando, protestantes massacraram católicos franceses.
b) ele foi o mentor teológico de Henrique VIII na concepção e implementação do anglicanismo, versão inglesa da reforma.
c) ele justificou a perseguição aos anabatistas, grupo de religiosos pobres que questionaram o status quo social e econômico.
d) ele exerceu uma forte liderança sobre Genebra, no século XVI, unificando o poder religioso e o político e reproduzindo práticas inquisitoriais.


22. (UNISC RS/2009) “Serão condenados para toda a eternidade, com seus mestres, aqueles que creem estar seguros da sua salvação por cartas de indulgências.” Esta é uma das 95 teses expostas pelo reformador
a) social Karl Marx, que objetivava acabar com o sistema capitalista de produção através da revolução do proletariado.
b) religioso Martinho Lutero, que culminou na Reforma Protestante na Alemanha.
c) político Robespierre, responsável pela implantação do Regime de Terror na Revolução Francesa.
d) religioso papa Gregório VII, que se notabilizou pelo enfrentamento com o imperador Henrique IV, do Sacro Império, no episódio conhecido como “querela das investiduras”.
e) social Zumbi dos Palmares, que objetivava sublevar os escravos brasileiros para a conquista da liberdade e do poder.



23. (UFPR/2010) A partir do século XVI, o catolicismo constituiu um dos pilares fundamentais da colonização portuguesa no Brasil.
Sobre a difusão da religião católica na América portuguesa, é correto afirmar que ela:
1. contou com a instituição do padroado régio, conforme o qual cabia aos monarcas portugueses propagar a fé católica nas terras conquistadas.
2. pôde contar com intensa atividade dos religiosos jesuítas já nos primeiros processos de povoamento ocorridos sob a égide das capitanias hereditárias.
3. foi apoiada pelo Santo Ofício, que enviou visitações para a Bahia e para Pernambuco.
4. teve que enfrentar expressões religiosas que mesclavam aspectos do imaginário religioso tupi com traços das hierarquias, títulos e rituais católicos.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.


24. (UFV MG/2010) Assinale a alternativa que apresenta INCORRETAMENTE uma das características da Contrarreforma:
a) Estabelecimento de tribunais inquisitoriais para julgamento de práticas religiosas consideradas heréticas.
b) Criação de ordens religiosas no século XVI, que atuaram em missões católicas na Europa e fora do continente europeu.
c) Confirmação do papel da arte religiosa como instrumento utilizado no ensino das doutrinas católicas e no estímulo à devoção.
d) Reformulação da teologia com base na doutrina da salvação pela fé e no pensamento de Santo Agostinho.



25. (UNIR RO/2010) Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, marcando o início da Reforma Protestante. Abaixo são apresentadas as teses 05, 27 e 28.
05. O papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones.
27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu].
28. Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, pode aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.
(Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/034/34tc_lutero.htm. Acesso em 23/10/2009.)
Tomando por base o texto acima, pode-se afirmar que a crítica que Lutero faz à Igreja Católica está direcionada à
a) prática da simonia.
b) intervenção do papa nos assuntos do Sacro Império.
c) proibição da tradução da Bíblia para o alemão.
d) venda de indulgências.
e) adoção pelo papa do nicolaísmo.



GABARITO

Postar um comentário

1 Comentários