Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A REVOLUÇÃO DE 1930



1. (PUC RJ/1994) A revolução de 1930 acarretou transformações econômicas e sociais ao Estado brasileiro, cuja política, após 1930, se caracterizou pelo(a):
a) Abandono do apoio aos produtos agrícolas de exportação.
b) Adoção da prática liberal de não-intervenção nas relações entre o capital e o trabalho.
c) Implantação do livre-cambismo, que especializava o país como produtor agrícola e importador de manufaturados.
d) Imediato atendimento das reivindicações democráticas, colocando-se o governo contra as crescentes tendências nazifascistas.
e) Intervencionismo, com apoio à lavoura tradicional e à industrialização, e regulamentando as relações trabalhistas.


2. (UNIRIO RJ/1996) A Revolução de 1930 marcou o fim da República Velha e inaugurou uma nova forma de atuação do Estado frente às transformações da sociedade brasileira, como exemplifica o:
a) atendimento de demandas de diferentes setores sociais, como operários e empresários.
b) afastamento do Estado da gestão da economia.
c) abandono dos setores produtores agrícolas tradicionais.
d) controle da alta hierarquia militar sobre os principais órgãos estatais.
e) apoio às oligarquias dominantes nos Estados.


3. (Mackenzie SP/2001) Vitoriosa a revolução, abre-se uma espécie de vazio de poder, por força do colapso político da burguesia do café e das demais frações de classe para assumi-lo em caráter exclusivo. O Estado de Compromisso é a resposta para essa situação. Boris Fausto
O texto nos permite concluir que, após a Revolução de 1930, estabeleceu-se no país:
a) A mesma estrutura política existente no período anterior.
b) A centralização, pelo governo, das decisões políticas e financeiras, dentro de um quadro de alianças, em virtude da heterogeneidade das forças revolucionárias.
c) O total desaparecimento do poder e do prestígio das forças oligárquicas.
d) A ascensão da burguesia industrial, única classe que deu total apoio a Vargas no processo revolucionário.
e) O isolamento das forças armadas e da máquina burocrática do Estado, que não participaram do Estado de Compromisso.


4. (UNIFOR CE/2005) Reflita sobre o texto.
A Revolução de 1930 põe fim à hegemonia da burguesia do café (...). O episódio revolucionário expressa a necessidade de reajustar a estrutura do país, cujo funcionamento, voltado essencialmente para um único gênero de exportação, se torna cada vez mais precário. A oposição ao predomínio da burguesia cafeeira não provém, entretanto, de um setor industrial (...). Pelo contrário, dadas as características da formação social do país, há uma complementaridade básica entre interesses agrários e industriais.
(Boris Fausto. A Revolução de 1930. São Paulo: Brasiliense, 1972. p. 112-114)
O texto analisa elementos socioeconômicos importantes da sociedade brasileira na Primeira República (1889-1930). As ideias do texto confirmam que:
a) o sistema agrário brasileiro sofreu transformações substanciais na década de 1930, com o surgimento da indústria pesada e de bens de consumo duráveis.
b) a indústria brasileira se expandiu nas primeiras décadas do século XX devido, em grande parte, à aplicação de capital cafeeiro na produção de artigos manufaturados.
c) a crise por qual passou a economia brasileira nas duas primeiras décadas do século XX estava diretamente relacionada ao fato de os governos terem mantido o café como único produto de exportação.
d) a burguesia cafeeira brasileira tornou-se revolucionária na medida em que foi agente do processo de diversificação da produção econômica do país, ocorrido na primeira década do século XX. 
e) as contradições entre os interesses dos setores agrários e dos setores industriais representaram obstáculos para o desenvolvimento industrial do Brasil na década de 1930.


5. (UEPB/2005) O movimento de 1930 é considerado como um marco na história política e econômica do Brasil. Sobre esse movimento é correto afirmar:
a) A base política do movimento foi dada pela formação da Aliança Nacional Libertadora.
b) O apoio do movimento tenentista, em especial, de Luís Carlos Prestes foi decisivo para a vitória do movimento.
c) Surgido a partir da derrota da chapa oposicionista, o movimento ganha fôlego e tem na morte de João Pessoa um dos seus elementos fomentadores.
d) As oligarquias paulista e mineira partiram para a reação e fizeram o movimento, objetivando a manutenção do acordo conhecido como “política do café com leite”.
e) A vitória do movimento significou o total alijamento das oligarquias paulistas do poder, durante todo o governo do presidente Getúlio Vargas.


6. (UEM PR/2006) Com a Revolução de 1930, chega ao fim a chamada "República Velha" no Brasil. Sob a liderança de Getúlio Vargas, que ficou no poder de 1930 a 1945, esse movimento revolucionário imprimiu uma série de mudanças que influenciaram os rumos da sociedade brasileira até aproximadamente o final da década de 1980. Sobre esse assunto, assinale o que for incorreto:
a) A Revolução de 1930 pôs fim à chamada "Política do Café com Leite", por meio da qual as oligarquias agrárias de São Paulo e de Minas Gerais se revezavam no governo federal.
b) A base social do movimento de 1930 era bem diversificada, contando com setores das oligarquias descontentes, setores populares e setores de classe média, como o dos tenentes.
c) No plano econômico, o governo de Vargas imprimiu uma política estatizante, nacionalista e industrializante. Ele criou o que se chama de indústria pesada no Brasil, como a Companhia Siderúrgica Nacional de Volta Redonda.
d) No período de 1930 a 1945, o Brasil vivenciou um ambiente político e econômico liberal, caracterizado pela diminuição do tamanho do Estado, pela ampla liberdade comercial e industrial e pela inexistência de qualquer regulamentação das relações de trabalho e de controle da imprensa.
e) O modelo de Estado estatizante que emergiu após a Revolução de 1930 sobreviveu à morte de Getúlio Vargas e só começou a ser reformado, de acordo com os princípios liberais, na década de 1990, no governo do Presidente Fernando Collor de Mello.


7. (FMJ SP/2007) Leia as frases seguintes.
I. A Revolução de 30 foi o resultado do descontentamento da sociedade brasileira com o sistema da República Velha, já expresso nas manifestações tenentistas dos 18 do Forte, da Revolução Paulista de 1924 e da Coluna Prestes.
II. Apesar do título “Revolução”, o movimento iniciado em 1930 não realizou qualquer transformação de vulto na estrutura econômica do Brasil, que continuou com sua base agroexportadora.
III. Em 1930, pela primeira vez, desde a proclamação da República, a elite paulista foi alijada do poder, o que contribuiu para a eclosão da Revolução Constitucionalista de 32, a partir de São Paulo.
Está correto o contido em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.


8. (UFRGS/2007) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à Revolução de 30.
(__) A Revolução de 30 resultou no alojamento da tradicional oligarquia paulista do centro do poder.
(__) A Aliança Liberal, representada por Getúlio Vargas, contou com apoio dos tenentes, de setores médios e populares urbanos e de oligarquias dissidentes.
(__) A Revolução de 30 insere–se na onda de acontecimentos políticos resultantes da crise estrutural do capitalismo nos anos 20.
(__) A irrupção do Partido Comunista e a influência crescente da Revolução Soviética estão na origem da superação da política do café-com-leite.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V-V-V-F
b) V-F-V-F
c) F-V-V-V
d) F-V-F-V
e) F-F-F-V


9. (UDESC SC/2008) A Revolução de 1930 marcou a história republicana brasileira, que passou a ser dividida, a partir de então, entre República Velha e República Nova. Sobre esse episódio, leia e analise as afirmativas abaixo.
I. Denomina-se Revolução de 1930 o movimento armado que depôs o então presidente da República Washington Luiz Pereira de Souza, pouco antes do término do seu mandato.
II. Getúlio Vargas não tomou parte nesse movimento, assumindo uma postura legalista e democrática, que marcaria sua história política.
III. O objetivo principal desse movimento era impedir a posse de Júlio Prestes, que havia derrotado a chapa de Getúlio Vargas e João Pessoa, nas eleições presidenciais de março de 1930.
IV. Os protagonistas desse episódio esforçaram-se por ampliar o significado da Revolução, investindo na ideia de República Nova como ruptura em relação à República Velha, e associando o regime instalado em 1930 à ideia de Brasil moderno.
V. A Revolução de 1930 marcou a história republicana brasileira, ao romper com o controle oligárquico do poder político e inaugurar uma longa fase de governo democrático, somente rompida com o Golpe de 1964.
Assinale a alternativa correta, em relação às afirmativas.
a) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.


10. (UFOP MG/2010) Do ponto de vista político, a chamada “Revolução de 1930” foi um golpe de Estado resultante de uma série de crises inter-relacionadas que ocorreram durante a década de 20. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma dessas crises:
a) Crise econômica do setor agrário exportador.
b) Crise das Forças Armadas, ocasionada pelo tenentismo.
c) Crise do sistema eleitoral republicano, baseado no parlamentarismo.
d) Crise da aliança política conhecida como “café-com-leite”.


11. (PUC RS/2014) A Aliança Liberal, que em 1930 apresentou a candidatura de Getúlio Vargas à Presidência da República, em oposição ao candidato situacionista Júlio Prestes, NÃO defendeu a proposta de
a) representação popular pelo voto secreto, com instalação da Justiça Eleitoral.
b) anistia para os revolucionários do Movimento Tenentista, como ocorreu em 1922 e 1924.
c) voto universal para maiores de 21 anos, estendido a mulheres e analfabetos.
d) adoção de medidas econômicas protecionistas para produtos de exportação, como o café.
e) medidas de proteção aos trabalhadores, como a extensão do direito à aposentadoria.


12. (UFT TO/2014) No Brasil, a Revolução de 30 pôs fim a uma política oligárquica fundamentada em elites fundiárias de bases regionais, conhecida por:
a) Estado Novo. 
b) República Velha.
c) Sistema monárquico.
d) Política do café com leite.
e) Política de industrialização.


13. (PUCCamp SP/2013) A partir do texto, pode-se afirmar que a Revolução de 1930
a) nasceu das rupturas internas das grandes oligarquias, da insatisfação das classes médias urbanas com as práticas políticas vigentes e da existência de um mal-estar generalizado na sociedade brasileira.
b) assinalou o início da primazia política das classes médias sobre o Estado, a queda da agricultura de exportação e da dominação burguesa, com a vitória do segmento industrial sobre o setor agroexportador.
c) resultou da revolta popular contra a “política do café-com-leite”, da impossibilidade de estabelecimento de um projeto comum entre militares e civis e da emergência da classe operária ligada à industrialização.
d) representou o desejo da população de reconstitucionalizar o país, por meio de uma Constituinte, a tentativa de tomada do poder de Estado pela classe dominante paulista e a ação do movimento tenentista.
e) expressou a pujança do movimento operário e sua oposição à dominação oligárquica, a eminência de uma luta de classes no país e a inquietação provocada pelos partidos políticos de ideais socialistas.


14. (PUCCamp SP/2009) As transformações ocorridas na sociedade brasileira, na década de 1920, impulsionaram também a queda do poder das oligarquias rurais, criando condições para a Revolução de 1930. Sobre os fatores dessa Revolução, analise os itens abaixo.
I. Às agitações promovidas por tenentes e operários o governo federal respondeu com a promulgação da Lei Celerada que estabelecia censura à imprensa e restrição do direito de reunião.
II. As medidas restritivas à imigração adotadas pelo governo federal para atenuar o problema de desemprego causado pela crise de 1929, descontentaram a oligarquia cafeeira do oeste paulista.
III. Inconformismo de setores políticos ligados aos grupos econômicos estrangeiros, por verem enfraquecida sua influência no governo da República.
IV. A crise de 1929, que afetou as exportações de café, acentuou os descontentamentos contra o regime vigente, incapacitado para resolver os problemas que surgiram no setor cafeeiro.
São corretas SOMENTE
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.


15. (Fac. Direito de Sorocaba SP/2015) Os desentendimentos começaram quando, de forma surpreendente, Washington Luís insistiu na candidatura de um paulista à sucessão. Como se isso não bastasse, fechou questão em torno do governador de São Paulo, Júlio Prestes. (…)
Seja como for, a atitude de Washington Luís empurrou mineiros e gaúchos para um acordo, reproduzindo até certo ponto o alinhamento de forças da campanha 1909-1910. A articulação de uma candidatura de oposição partiu do governador de Minas (…).
Em plena campanha eleitoral, estourou em outubro de 1929 a crise mundial. Ela apanhou a cafeicultura em uma situação complicada. (…). (Boris Fausto, História do Brasil)
Esses acontecimentos estiveram na origem
a) da Política dos Governadores, pela qual as oligarquias apoiavam o presidente eleito.
b) da Revolução Constitucionalista, em que São Paulo expressou seu apoio ao getulismo.
c) do movimento tenentista, cujas revoltas conseguiram derrubar o Estado oligárquico.
d) da Revolução de 1930, a partir da qual se estabeleceu uma nova organização no país.
e) da formação da Ação Integralista Brasileira, que conduziu Getúlio Vargas ao poder.



GABARITO





Postar um comentário

0 Comentários