Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O PROÁLCOOL



1. (Uff 97) O Proálcool fez o Brasil destacar-se mundialmente no cultivo de biomassa, em larga escala, como fonte energética alternativa ao uso de combustível originado do petróleo. Apesar de tratar-se de uma fonte energética não poluente e renovável, a opção pela biomassa no Brasil reproduziu as tradicionais estruturas sócio-espaciais.
A propósito do tema abordado no parágrafo anterior considere as afirmativas:
1 - A cana-de-açúcar, principal matéria-prima destinada à produção de álcool etílico, ocupou vastas extensões de solos férteis no Nordeste e Sudeste, em detrimento das culturas de alimentos.
2 - Volumosos subsídios estatais foram destinados aos grandes proprietários de terras e usinas, reforçando os privilégios políticos e econômicos das "elites agrárias".
3 - O plantio de eucalipto, principal matéria-prima destinada à produção de etanol, ocupou vastas extensões do cerrado e provocou um acelerado desmatamento.
Marque a opção correta.
a) Todas as afirmativas são verdadeiras.
b) Apenas 1 e 3 são verdadeiras.
c) Apenas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Apenas a 3 é verdadeira.
e) Apenas 1 e 2 são verdadeiras.


2. (Ufrn 99) Criado na segunda metade dos anos 70, o Proálcool gerou profundas transformações na zona canavieira do Nordeste brasileiro.
Entre elas, pode-se identificar:
a) diminuição dos impactos socioambientais provocados pela expansão da agroindústria canavieira.
b) desvalorização das terras agrícolas devido aos subsídios governamentais, fornecidos via Proálcool.
c) intensificação das relações pré-capitalistas a partir do assalariamento temporário, originando os boias-frias.
d) expropriação de pequenos proprietários e consequente aumento da concentração fundiária.


3. (Ufv 2003) O Programa Nacional do Álcool (Proálcool) foi criado em 1975, como uma forma encontrada pelo governo brasileiro para enfrentar as crises do petróleo, iniciadas em 1973. Sobre o Proálcool, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Baseou-se em uma forte política de subsídios e financiamento a juros baixos aos grandes usineiros, agravando ainda mais o problema fundiário no país.
b) Contribuiu para atenuar a crise do setor açucareiro brasileiro na década de 70, devido aos baixos preços internacionais do açúcar.
c) Possibilitou a abertura de novas fronteiras agrícolas, evitando investimentos em plantações e usinas já existentes.
d) Representou uma fonte de desenvolvimento de tecnologias "limpas" por aproveitar a cana-de-açúcar como fonte de energia renovável.
e) Ocasionou uma série de problemas ambientais pela dificuldade de aproveitamento e armazenamento dos resíduos da produção de álcool.


4. (Ufscar 2003) O Brasil desenvolveu tecnologia capaz de transformar a cana-de-açúcar em álcool combustível. Os veículos que utilizam esse combustível poluem menos do que aqueles que usam derivados de petróleo. Entretanto, a produção do álcool como combustível gerou problemas, dentre os quais se destacam:
a) a diminuição das pesquisas e da extração de gás natural e de petróleo.
b) o aumento da população que vive no campo, por causa da expansão da produção de cana.
c) o crescimento dos gastos, em dólares, com importação de maquinário agrícola.
d) a diversidade agrícola, já que o cultivo de cana vem associado ao de outros produtos.
e) a descarga incorreta do vinhoto, resíduo poluidor proveniente da produção do álcool.


5. (PM MG 2015) Em virtude da crise do petróleo de 1973, o governo brasileiro passou a incentivar a produção de álcool combustível para substituir em parte a gasolina e minimizar a dependência externa do petróleo. Embora o Proálcool tenha proporcionado o desenvolvimento de variadas tecnologias, dentre as críticas que o programa recebeu, é CORRETO afirmar que:
a) O Proálcool criou uma situação de diminuição da concentração de terras no país.
b) O Proálcool ensejou no reaproveitamento e na melhoria do solo pelo uso do vinhoto (líquido residual) e outros resíduos agroindustriais.
c) O Proálcool promoveu a melhoria da qualidade de vida com o aumento da oferta de empregos gerado pelo cultivo da cana-de-açúcar.
d) O Proálcool acarretou na diminuição das áreas de cultivo de produtos alimentares e aumento do cultivo de cana-de-açúcar.


6. (UECE 2014) O Proálcool foi um programa governamental que teve, dentre as suas metas, produzir um combustível que ajudasse o Brasil a conseguir sua autonomia energética. Atente para as seguintes afirmações relacionadas a essa iniciativa.
I. O álcool tem um elevado custo de produção, em virtude das extensas áreas de plantio de cana-de-açúcar.
II. Este programa conseguiu reduzir em quase 90% o consumo atual de gasolina e diesel nas cidades brasileiras.
III. O Proálcool promoveu o desenvolvimento de uma tecnologia inteiramente nacional, além de gerar um combustível menos poluente do que a gasolina.
É correto o que se afirma somente em
a) I e II.
b) I e III.
c) III.
d) II.


GABARITO





Postar um comentário

0 Comentários