Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O GOVERNO DE EPITÁCIO PESSOA



1. (ESCS DF/2008) Em março de 1922, durante o governo do presidente Epitácio Pessoa, um grupo de militantes fundou o Partido Comunista do Brasil – Seção Brasileira da Internacional Comunista. Sobre as diversas fases da história do PCB, é possível afirmar que:
I. Em fins da década de 1920, o partido, ao lado de divulgar o seu ideário junto aos sindicatos, adotou uma política de lançar candidatos a cargos legislativos.
II. Durante a chamada Era Vargas (1930-1945), o PCB teve importante participação na criação da Aliança Nacional Libertadora (ANL), além de comandar, em 1935, um levante contra o governo federal.
III. No período 1945/1964, o partido pôde atuar na legalidade, razão pela qual teve condições de formar grandes bancadas no Senado Federal e na Câmara dos Deputados.
IV. Durante os governos militares (1964-1985), a história do PCB foi marcada pela clandestinidade, pelas dissidências internas que resultaram na formação de novas organizações e pelas lutas contra o regime.
As afirmativas corretas são:
a) I, II e III, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.


2. (UFU MG/2007) “Se não aproveitarmos o momento político e econômico para radicalizar nosso programa, seremos ridiculamente envolvidos pelos bernardes e epitácios, sacrificando a grande força material de que dispúnhamos, fruto do sacrifício de numerosos companheiros. Dia a dia aumenta em mim a convicção de que os tais liberais desejam de tudo menos a revolução [...]. Resta-nos um único caminho: o caminho pelo qual venho há muito me batendo e que consiste em levantarmos a bandeira de reivindicações populares, de caráter prático e positivo, capazes de estimular a vontade das mais amplas massas de nossa paupérrima população das cidades e do sertão.”
Carta de Luís Carlos Prestes escrita em 1929, citada em DULLES, J. F. Anarquistas e Comunistas no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977, p. 270.
Em relação ao trecho acima e seu contexto histórico é INCORRETO afirmar que:
a) apesar da força do momento de mudanças, o líder da Coluna Prestes percebia, entre as elites políticas ligadas às contestações dos anos 1930, certo desinteresse por transformações profundas na sociedade brasileira.
b) a força das alianças partidárias nos anos 1930, lideradas pelos políticos Artur Bernardes e Epitácio Pessoa, permitia ao momento político a radicalização e o aproveitamento das forças reformistas.
c) os projetos reformadores predominantes entre os programas ditos “revolucionários” em 1930 repercutiam negativamente entre aqueles mais radicais, que buscavam desde a década anterior formas de identificação com programas mais abrangentes.
d) Prestes entendia como um desperdício de forças acompanhar os reformadores liberais e deixar de lado a vontade das massas e as necessidades das populações pobres das muitas regiões brasileiras, inclusive daquelas do interior.


3. (FCC 2007) A primeira transmissão oficial de rádio no Brasil ocorreu no dia 7 de setembro, quando o presidente Epitácio Pessoa fez um discurso na Praia Vermelha. Era o ano de
a) 1822.
b) 1910.
c) 1920.
d) 1922.
e) 1924.

Postar um comentário

0 Comentários