Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A INTENTONA COMUNISTA



1. (GAMA FILHO RJ/1995) A decretação do Estado Novo (1937) foi precedida de uma radicalização do processo político que pode ser expresso no(a):
a) Apoio dos “Tenentes” mais radicais, como Luiz Carlos Prestes, à revolução Constitucionalista de 1932.
b) Levante comunista em várias guarnições do Exército, em 1935, conhecida como “Intentona Comunista”.
c) Fechamento da Ação Integralista Brasileira e perseguição dos seus militares, já que o governo opunha-se aos ideais fascistas.
d) Oposição das classes médias urbanas, operárias e militares à aliança com os EUA visando à entrada do país na Segunda Guerra.
e) Reorganização das oligarquias estaduais afastadas do poder em 1930, mas agora pregando o separatismo dos Estados.


2. (UNESP SP/1996) Ao negar apoio à Aliança Liberal, Luís Carlos Prestes manifestou-se a respeito do movimento contestatório, nos seguintes termos: “Mais uma vez os verdadeiros interesses populares foram sacrificados e vilmente mistificado todo um povo por uma campanha aparentemente democrática, mas que no fundo não era mais que uma luta entre os interesses contrários de duas correntes oligárquicas.”
Prestes referia-se ao movimento que ficou conhecido como:
a) Revolução de 1964
b) Revoltas Tenentistas
c) Revolução de 1930
d) Intentona Comunista
e) Ação Integralista


3. (Mackenzie SP/2005) A meu ver, a causa principal de nossa derrota no Nordeste foi a precipitação do dia (...) Outro erro, mais clamoroso, foi o comando que não se ligou às organizações partidárias, para que essas mobilizassem seus membros e as massas trabalhadoras. Em uma palavra, o partido não foi mobilizado e, por isso, não poderia mobilizar a classe operária.
Gregório Bezerra
O fragmento de texto acima faz referências à revolta que se restringiu às cidades de Natal, Recife e Rio de Janeiro e foi rapidamente sufocada pelas forças leais ao governo. Trata-se:
a) das Ligas Camponesas.
b) da Greve dos Marinheiros.
c) da Revolta da Chibata.
d) da Intentona Comunista.
e) da Greve Geral de 1917.


4. (Mackenzie SP/2006) (...) Parecera-me então que a demagogia tenentista, aquele palavrório chocho, nos meteria no atoleiro. Ali estava o resultado: ladroagens, uma onda de burrice a inundar tudo, confusão, mal-entendidos, charlatanismo, energúmenos microcéfalos vestidos de verde a esgoelar-se em discursos imbecis, a semear delações. O levante do 3º Regimento e a revolução de Natal haviam desencadeado uma perseguição feroz. Tudo se desarticulava, sombrio pessimismo anuviava as almas, tínhamos a impressão de viver numa bárbara colônia alemã. Pior: numa colônia italiana.
Este trecho das Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos, se refere a um período dos mais conturbados da vida política brasileira. Trata-se:
a) da luta das tropas federais de Artur Bernardes contra os militares da Coluna Prestes, em 1927.
b) das agitações de rua e prisões provocadas pela deposição do presidente Washington Luís, em 1930.
c) da repressão movida pelo governo de Getúlio Vargas contra seus adversários políticos, em seguida à Intentona Comunista de 1935.
d) das prisões de militantes do movimento integralista após a tentativa fracassada de golpe contra o Estado Novo, em 1938.
e) da perseguição política aos militares de esquerda e aos intelectuais comunistas após a instauração do regime militar, em abril de 1964.


5. (Mackenzie SP/2006) Os movimentos armados de novembro de 1935 foram fatos históricos tipicamente nacionais, que eclodiram a partir de situações gestadas e desenvolvidas no contexto da sociedade brasileira da época, baseados nas tradições das lutas populares e na significativa participação de setores e lideranças políticas oriundas das camadas médias urbanas, principalmente os militares.
Marly de Almeida G. Vianna, Revolucionários de 35
O trecho acima refere-se aos movimentos armados conhecidos como Intentona Comunista. Partindo da afirmação contida no trecho, assinale a alternativa cujo conteúdo NÃO tenha relação direta com a origem e as causas destas insurreições.
a) A existência de uma tradição insurrecional dos tenentistas e de setores populares, ligados ao PCB e à ANL, e o prestígio de sua figura principal, Luís Carlos Prestes.
b) A revolta, em 1932, contra o governo de Getúlio Vargas, organizada pelos grupos ligados à oligarquia cafeeira paulista, reunidos em torno das ideias constitucionalistas.
c) A organização de um movimento popular e de classe média contra o Integralismo, no plano nacional, e contra o Nazifascismo, no internacional.
d) A oposição de setores do meio operário e de intelectuais a Getúlio Vargas, visto por eles como um ditador, simpatizante dos governos de Hitler e Mussolini.
e) A organização, pela ANL, de uma “frente antifascista” que deveria unir operários, profissionais liberais e Forças Armadas.


6. (UFRN/2007) Em novembro de 1935, em Natal, Recife e Rio de Janeiro, eclodiu o levante conhecido como Intentona Comunista. O governo de Getúlio Vargas utilizou-se de tal evento para
a) instituir a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), esvaziando a pauta de reivindicações da luta sindical.
b) decretar o estado de sítio e reprimir violentamente os movimentos de esquerda, acelerando o processo que culminaria no Estado Novo.
c) proibir qualquer tipo de organização operária, transformando o Ministério do Trabalho em substituto dos sindicatos.
d) legalizar os partidos de esquerda e permitir sua participação em eleições, inibindo as ações armadas comunistas.


7. (PUCCamp SP/2013) A prisão, em 1936, do autor de Memórias do Cárcere relaciona-se ao contexto histórico em que se insere o movimento conhecido como
a) Revolta Armada, que apoiada em vários setores sociais liderados por frações das oligarquias descontentes com o exclusivismo paulista sobre o poder republicano federal, foi responsável pela Revolução de 1930.
b) Cívico MMDC, que iniciou os preparativos para a luta armada em favor da redemocratização do país e a convocação de uma Assembleia Constituinte para elaborar uma nova Constituição mais liberal e cidadã.
c) Campanha Civilista, que visava a derrubada do governo representante da oligarquia e a aprovação imediata de medidas para que o país retomasse a normalidade política e a ampliação da participação popular.
d) Intentona Comunista, que serviu de pretexto para o governo desencadear violenta repressão a todos os participantes e simpatizantes do comunismo, ou apenas suspeitos de simpatizar, e aos inimigos do regime.
e) Revolução Paulista de 1924, movimento de caráter nacional, mas que ficou limitado na cidade de São Paulo, onde elementos da poderosa Força Pública, sublevaram- se, tomando pontos estratégicos da cidade.


GABARITO




Postar um comentário

0 Comentários