1. (EFOA
MG/2000) Durante a Era Vargas, notadamente no período
de 1934-37, houve uma polarização ideológica entre a direita fascista, nucleada
em torno do Movimento Integralista de Plínio Salgado, e a esquerda aliancista,
tendo à frente o PCB de Luís Carlos Prestes.
A respeito do Integralismo, qual das
características abaixo NÃO fazia parte de seu ideário?
a) Nacionalismo.
b) Militarismo.
c) Monopartidarismo.
d) Liberalismo.
e) Anticomunismo.
2. (UECE/2002) “O Integralismo Brasileiro (o adjetivo é para
distingui-lo do lusitano) tem um princípio básico: a cooperação das forças
produtoras nacionais para a realização progressiva do “Estado Integral”.
Integral no sentido de resultar de um papel primordial e organizador das
atividades materiais e espirituais da nação dando a este Estado a atribuição
maior de manter num plano superior a articulação dos elementos vivos da
nacionalidade”.
Fonte: MONTENEGRO, João Alfredo - Integralismo
e Catolicismo in SOUZA, Simone -História do Ceará, Fortaleza, Fundação
Demócrito Rocha/Multigraf Editora, 1994).
No que diz respeito ao Integralismo, marque a
opção verdadeira:
a) O Estado Integral se
colocava acima das classes sociais e seu objetivo maior era a criação de um
Estado Corporativo, com forte interferência dos partidos políticos.
b) Um dos objetivos do Integralismo era fundar uma economia equidistante
do capitalismo e do socialismo, considerando-se posição intermediária entre
ambos.
c) A Ação Integralista
Brasileira (AIB) possuía seções nas diversas unidades da federação, onde
aliava-se aos movimentos de extrema esquerda.
d) O Integralismo no
Brasil constituiu-se de uma experiência doutrinária e militante, com tendências
paramilitares, que atingia pequenos grupos nas menores cidades do país.
3. (Mackenzie
SP/2007) Assinale a alternativa que apresenta uma
informação correta a respeito do Integralismo, movimento político surgido no
Brasil em 1932.
a) Participou de uma
frente comum de organizações contra o fascismo europeu então ascendente, a cuja
ideologia se opunha frontalmente.
b) Reuniu, em sua ideologia, concepções antissocialistas, antiliberais e
até mesmo antissemitas (como as defendidas por Gustavo Barroso, um de seus
ideólogos).
c) Formou-se a partir da
união de intelectuais de classe média e lideranças revolucionárias de
trabalhadores rurais em sua antiga luta pela reforma agrária.
d) Combinou sua oposição
ao Estado liberal com a mesma oposição feita pelos comunistas, permitindo assim
uma aliança duradoura entre a AIB e o PCB.
e) Apoiou
incondicionalmente Getúlio Vargas, sobretudo nos anos que se seguiram ao golpe
de novembro de 1937, o que tornou a AIB partícipe do poder no Estado Novo.
4. (UFOP
MG/2009) Nos anos de 1930, constituiu-se no Brasil um
expressivo movimento social e político de caráter fascista cujo lema era:
“Deus, Pátria e Família”. Foi caracterizado pelo nacionalismo de conteúdo mais
cultural que econômico, pelo combate ao capitalismo financeiro, pela defesa do
controle do Estado sobre a economia e pela ênfase na necessidade da tomada de
consciência do valor espiritual da nação. Organizou-se em torno da atuação
política de Plínio Salgado, entre outros intelectuais.
Assinale a alternativa que apresenta a
denominação desse movimento.
a) integralismo
b) queremismo
c) comunismo
d) tenentismo
5. (UNIFOR
CE/2009) Leia a seguir um trecho de um Manifesto
divulgado em 1932, no Brasil.
À Nação Brasileira − Ao operariado do país e
aos sindicatos de classe − Aos homens de cultura e pensamento − À mocidade das
escolas e das trincheiras − Às classes armadas! (...)
A Nação Brasileira deve ser organizada, una,
indivisível, forte, poderosa, rica, próspera e feliz. Para isso precisamos de
que todos os brasileiros estejam unidos. Mas o Brasil não pode realizar a união
intima e perfeita de seus filhos, enquanto existirem Estados dentro do Estado,
partidos políticos fracionando a Nação, classes lutando contra classes,
indivíduos isolados, exercendo a ação pessoal nas decisões do governo; enfim
todo e qualquer processo de divisão do povo brasileiro. Por isso, a Nação
precisa de organizar-se em classes profissionais. (...) Essas classes elegem, cada
uma de per si, seus representantes nas Câmaras Municipais, nos Congressos
Provinciais e nos Congressos Gerais. Os eleitos para as Câmaras Municipais
elegem o seu presidente e o prefeito. Os eleitos para os congressos Provinciais
elegem o governador da Província. Os eleitos para os Congressos Nacionais
elegem o Chefe da Nação.
(Raymundo Campos. História do Brasil. São
Paulo: Atual, 1999. p. 243)
Ao associar as ideias do Manifesto ao
contexto político de sua divulgação, é possível afirmar que ele foi elaborado
por
a) partidários da Aliança
Nacional Libertadora (ANL), que defendiam a implantação de sociedade
igualitária na qual caberia ao Estado socializar os meios de produção.
b) sindicalistas de
tendência anarquista, que exerciam oposição radical à estrutura de poder
político burguês, aos diferentes partidos à religião e à propriedade privada.
c) adeptos do integralismo, cujos membros promoveram frequentes marchas e
manifestações, nos moldes militaristas, sobretudo contra os adeptos do
comunismo.
d) partidos de tendência
comunista, cujos membros se aliaram ao governo para elaborar, em comum acordo,
as normas gerais e os princípios da legislação trabalhista.
e) líderes do Partido
Trabalhista Brasileiro, que pretendia instaurar uma república no país baseada na
reestruturação da estrutura fundiária nas várias áreas de latifúndios.
6. (FGV/2012) “Todos os
sofrimentos do mundo moderno se originam de um só defeito da grande máquina: a
falta de disciplina. O conceito da liberdade excessiva, o predomínio do individualismo
mais desenfreado determinou o desequilíbrio social que perturba o ritmo da vida
do nosso século.
Desde a Revolução Francesa, outro não tem
sido o grito da humanidade, senão aquele que atroou todos os recantos do mundo
e do século: - Liberdade! Liberdade!
E foi a liberdade que espalhou pelas nações
as doutrinas mais contraditórias, as afirmativas mais absurdas, os brados mais
lancinantes de angústia do pensamento e do coração.” Plinio Salgado
Salgado, Plinio. “Liberdade, caminho da
escravidão” in O Sofrimento Universal. São Paulo: José Olympio, 1934, pp. 217 a
220).
O texto acima pode ser vinculado:
a) ao integralismo, pelo seu conteúdo de crítica ao individualismo e à
liberdade.
b) ao comunismo, pela
defesa do coletivismo e da revolução social.
c) ao anarcossindicalismo,
pelo conteúdo de crítica social e defesa do sindicalismo.
d) ao liberalismo, por
remeter à herança da Revolução Francesa e ao individualismo.
e) ao conservadorismo,
pela defesa da tradição e da religião cristã.
7. (PUC
SP/2012) Assim como os nazistas e os fascistas, os
integralistas pregavam a substituição da luta de classes pela ascensão dos
melhores, para renovar as camadas dirigentes e continuar estrutural e funcionalmente
o seu papel na sociedade.
Antonio Candido. Teresina etc Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 1980, p. 129. Adaptado.
O texto compara nazismo, fascismo e
integralismo, identificando-os
a) no anseio de
estabelecer um governo proletário, capaz de frear a ascensão da burguesia e de
patrocinar amplas reformas sociais e políticas.
b) na aceitação da luta de
classes como princípio das relações sociais e na valorização da reforma
administrativa como forma de eliminar os problemas políticos.
c) no esforço de valorizar
a identidade nacional, único traço capaz de impedir a luta de classes e
assegurar a formação de um governo socialista.
d) na rejeição da ideia de que a sociedade seja movida
pela luta de classes e na defesa de que o poder seja exercido por um grupo
limitado e privilegiado de pessoas.
e) na busca de uma
revolução proletária internacional e no reconhecimento do papel central que o
governo deve exercer na harmonização das relações sociais.
8. (UEPB/2002)
Copiando o modelo de governo implantado na
Alemanha e na Itália, no Brasil surgiu a Ação Integralista Brasileira (AIB),
uma cópia caricata que misturava características do nazismo alemão e do
fascismo italiano.
Sobre este movimento é correto afirmar:
a) O programa da AIB
defendia o fim da política do café com leite e propunha uma aliança entre os
estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul.
b) Embora tivesse um
caráter popular e democrático a AIB não conseguiu êxito graças a pouca
participação dos militares e das camadas médias urbanas.
c) Os Integralistas, liderados por Plínio Salgado, queriam implantar um
governo forte, centralizado, anticomunista, autoritário e defensor das
tradições e da propriedade privada.
d) A principal liderança
da AIB era o capitão do Exército e líder da coluna de 1924, Luiz Carlos
Prestes, e tinha como meta implantar um governo de cunho nacionalista e
democrático.
e) Percebendo sua
fragilidade a Ação Integralista Brasileira une-se à Aliança Nacional
Libertadora e juntas propõem um governo de coalizão com apoio de Getúlio
Vargas.
9. (UNIFOR
CE/2006) Uma organização de cunho fascista, com o
lema “Deus, Pátria e Família” surgiu no Brasil, no decênio de 30, época de
crise da democracia liberal, denominada
a) PUA (Pacto de Unidade e
Ação).
b) ANL (Aliança Nacional
Libertadora).
c) AL (Aliança Liberal).
d) AIB (Ação Integralista Brasileira).
e) IC (Internacional
Comunista).
10. (UNIFOR
CE/2010) A conjuntura mundial estava sob forte
influência do nazifascismo, representado por Hitler na Alemanha e Mussolini na
Itália. Era uma época marcada por forte sentimento nacionalista e pela
centralização do poder estatal. Os ventos fascistas se faziam sentir no Brasil,
por meio
a) da Ação Integralista Brasileira (AIB), organização fascista liderada
por Plínio Salgado, cujas ideias conservadoras eram resumidas no lema
"Deus, Pátria e Família".
b) da Ação Integralista da
América do Sul (AIAS), organização fascista liderada por Plínio Salgado, cujas
ideias conservadoras eram resumidas no lema "Pai e Filhos Avante".
c) da Ação Integralista
Brasileira (AIB), organização fascista liderada por Plínio Salgado, cujas
ideias conservadoras eram resumidas no lema "Deus, Filho e Espírito
Santo".
d) da Ação Integralista
América do Sul (AIAS), organização fascista liderada por Plínio Salgado, cujas
ideias conservadoras eram resumidas no lema "Deus, Pátria e Família".
e) da Ação Integralista
Brasileira (AIB), organização nazista liderada por Plínio Salgado, cujas ideias
conservadoras eram resumidas no lema "Deus e Pátria Livre".
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