Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A REVOLTA DA CHIBATA



1. (UFMG/1998) Leia o texto.
Mestre-sala dos mares
João Bosco e Aldir Blanc
Há muito tempo na águas da Guanabara
o dragão do mar reapareceu
na figura de um bravo feiticeiro
a quem a história não esqueceu
conhecido como navegante negro
tinha a dignidade de um mestre-sala
e ao acenar pelo mar
na alegria das regatas
foi saudado no porto
pelas mocinhas francesas
jovens polacas e por batalhões de mulatas
rubras cascatas jorravam das costas
dos centros entre cantos e chibatas
inundando coração, do pessoal do porão
e a exemplo do feiticeiro gritava então
Glória aos piratas, às mulatas, às sereias
Glória à farofa, à cachaça, às baleias
Glórias a todas as lutas inglórias
que através da nossa história
não esquecemos jamais
Salve o navegante negro
que tem por monumento
as pedras pisadas do cais.
A música acima se refere ao movimento dos marinheiros brasileiros conhecido como Revolta da Chibata, em reação aos castigos físicos e às condições de trabalho degradantes.
Assinale a alternativa diretamente referida ao contexto em que ocorreu esse movimento.
a) A avaliação, pelos meios operários, dos soldados e marinheiros como aliados em uma revolução social.
b) A inviabilidade do exercício da repressão por parte do governo central aos movimentos populares no início da República.
c) A regulamentação pelo poder militar das relações conflituosas entre os ex-escravos e seus patrões.
d) A adoção de uma política institucional para veicular uma imagem de população ordeira e de uma sociedade sem conflitos nos primeiros anos da República.


2. (UEPB/2002) Durante a República Velha (1889/1930) ocorreram alguns levantes na Marinha. Entre estes, destacamos um de caráter mais popular e que ficou conhecido como Revolta da Chibata.
Sobre este movimento assinale (V) para as proposições Verdadeiras e (F) para as proposições Falsas:
(__) O principal líder do movimento foi João Candido Felisberto, um filho de escravos que ficou conhecido como “o Almirante Negro”. Após o movimento, João Candido foi preso na ilha das cobras, posteriormente foi internado no Hospital de Alienados e, mesmo tendo sido anistiado em 1912, foi perseguido por toda a vida pelos militares.
(__) Pobres, marginais, desempregados e “filhos rebeldes” eram a base do baixo escalão da marinha o que justificava, para as autoridades da época, a rígida disciplina que incluía entre outros maus tratos, a odiosa punição com chicote.
(__) O contato de alguns marinheiros brasileiros com colegas de outros países, em especial, com marinheiros ingleses mais organizados e politizados, encorajou os marinheiros brasileiros a lutarem por um tratamento mais digno.
(__) As propostas enviadas pelos rebeldes ao Presidente Hermes da Fonseca incluíam, além do fim dos castigos físicos, aumento dos vencimentos, diminuição do trabalho e melhores condições de vida. 
(__) Com a ameaça de bombardeio da capital, as reivindicações foram aceitas e os marinheiros, que participaram do levante foram anistiados. Dois dias depois, o governo descumpre o acordo, expulsa os rebeldes da marinha e manda prender e desterrá-los. Nove deles são fuzilados e jogados ao mar no caminho do desterro para a Amazônia.
Assinale a alternativa correta:
a) V-V-V-V-V
b) F-F-V-V-F
c) F-V-V-V-F
d) V-F-V-F-V
e) V-F-F-F-V


3. (UFC CE/2005) A história do Brasil nas primeiras décadas do século XX foi marcada por vários movimentos sociais de base popular, entre eles a Revolta da Chibata, ocorrida no Rio de Janeiro em 1910, um levante dos marujos dos encouraçados Minas Gerais e São Paulo.
Sobre esse movimento, assinale a alternativa correta.
a) Os revoltosos foram presos e, na prisão, organizaram uma nova rebelião, sendo massacrados pelo Exército e pela Marinha.
b) O movimento teve uma forte influência anarcossindicalista, propugnando o fim das arbitrariedades a que eram submetidos os marujos.
c) O Governo Federal acatou as reivindicações apresentadas pelo movimento, e os revoltosos foram anistiados, concluindo-se assim o levante.
d) As causas deste movimento foram os castigos corporais sofridos pelos marinheiros e o sistema de promoções com que eram beneficiados os mestiços.
e) O marinheiro negro João Cândido foi considerado o único culpado pelo movimento, tendo sido julgado e condenado à morte, como castigo exemplar.


4. (FFFCMPA RS/2008) Leia a música a seguir – Mestre-Sala dos Mares – de João Bosco e Aldir Blanc, que homenageia um personagem da história brasileira.
Nas Águas da Guanabara,
O Dragão do Mar reapareceu,
Na figura de um bravo marinheiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como o Almirante Negro,
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao acenar pelo mar, com seu bloco de fragatas
Foi saudado no porto
Pelas mocinhas francesas,
Jovens polacas e por batalhões de mulatas. (...)
Glória aos piratas,
Às mulatas,
Às sereias,
Glória à farofa
À cachaça,
Às baleias...(...)
Salve o Almirante Negro,
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais
Assinale a alternativa que corretamente identifica o personagem homenageado pela música, o movimento liderado por ele e o período histórico em que ocorreu.
a) Custódio de Melo – Revolta da Armada – República Velha.
b) Antônio Correia Pessoa de Melo – Revolta Praieira – Segundo Reinado.
c) Antônio Vinagre – Cabanagem – Período Regencial.
d) João Cândido – Revolta da Chibata – República Velha.
e) Manoel Calafate – Revolta dos Malês – Período Regencial.


5. (IBMEC RJ/2010) O Rio de Janeiro, capital da República, foi sacudido no início do século XX por dois movimentos de insatisfação popular. Assinale-os:
a) Revolta da Vacina e Guerra do Contestado.
b) Revolta dos 18 do Forte e Revolução de 30.
c) Revolta da Chibata e Revolta da Vacina.
d) Guerra de Canudos e Revolta da Chibata.
e) Revolução de 1924 e Revolta da Armada.


6. (UEMG/2010) Leia o trecho da letra da música, abaixo:
O MESTRE-SALA DOS MARES
Composição: João Bosco e Aldir Blanc
Há muito tempo
Nas águas da Guanabara
O dragão do mar reapareceu
Na figura de um bravo feiticeiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como navegante negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao acenar pelo mar
Na alegria das regatas
Foi saudado no porto
Pelas mocinhas francesas
Jovens polacas e por
Batalhão de mulatas (...)
Esta composição foi feita em homenagem a João Candido, o Almirante negro, um dos líderes da Revolta da Chibata que, em 2010, completará seu centenário.
Considerando o trecho acima e o contexto do Brasil na época da eclosão da revolta, assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE este fato histórico:
a) A revolta era uma reação da população contra o “bota abaixo” e a reforma sanitária promovidos pelo prefeito da capital federal, Pereira Passos, pelo sanitarista Osvaldo Cruz e pelo presidente da república, Hermes da Fonseca.
b) A revolta foi uma reação das classes médias urbanas, insatisfeitas com a política do café com leite, com a corrupção e com a exclusão política da maior parte da população.
c) A revolta configurou-se como um grito dos negros que, inspirados nos ideais da revolta dos malês, visavam derrubar o governo e criar uma república que defendesse uma reforma política e social radical.
d) A revolta foi um protesto contra o trabalho excessivo, os baixos salários, o recrutamento forçado e os castigos corporais sofridos pelos marinheiros, reproduzindo as discriminações sociais ainda existentes na sociedade brasileira.


7. (UERJ/2011) Nós, marinheiros, cidadãos brasileiros e republicanos, mandamos esta honrada mensagem para que Vossa Excelência faça aos marinheiros brasileiros possuirmos os direitos sagrados que as leis da República nos facilitam. Tem Vossa Excelência 12 horas para mandar-nos a resposta satisfatória, sob pena de ver a Pátria aniquilada.
MARANHÃO, Ricardo e MENDES JUNIOR, Antonio. Brasil história: texto e consulta. São Paulo: Brasiliense, 1983.
Os participantes da Revolta da Chibata (1910-1911) exigiam direitos de cidadania garantidos pela Constituição da época. As limitações ao pleno exercício desses direitos, na Primeira República, foram causadas pela permanência de:
a) hierarquias sociais herdadas do escravismo.
b) privilégios econômicos mantidos pelo Exército.
c) dissidências políticas relacionadas ao federalismo.
d) preconceitos étnicos justificados pelas teorias científicas.


8. (UEG GO/2013) Leia o fragmento.
Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história
Não esquecemos jamais
Salve o navegante negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais.
BOSCO, João; BLANC, Adir. O mestre-sala dos mares. In: COTRIM, Gilberto. História global: Brasil e geral. São Paulo: Saraiva, 2002. p. 477.
A citação é uma estrofe da música “O mestre-sala dos mares”, de Aldir Blanc e João Bosco, composta em homenagem a João Cândido, o líder da Revolta da Chibata, ocorrida no Rio de Janeiro em 1910. Em termos sociológicos, a Revolta da Chibata foi um movimento social
a) camponês, pois os seus integrantes expressavam valores e práticas coerentes com suas origens rurais.
b) popular, pois foi efetivada pelos marinheiros de baixo escalão que reivindicavam o fim de castigos corporais.
c) messiânico, pois era motivada pelo milenanarismo, crença em uma nova era de paz, justiça social e felicidade.
d) militar, pois foi uma sublevação dos altos oficiais da Marinha, explorando a fraqueza do regime republicano.


9. (UNIFOR CE/2013) A “Revolta da Chibata” foi um importante movimento social ocorrido no Brasil, no início do século XX. Analise as afirmativas a seguir.
I. Ocorreu na região cacaueira da Bahia, em virtude os maus tratos a que os negros eram constantemente submetidos, mesmo após a abolição da escravidão no Brasil.
II. Teve como estopim a morte de um ex-escravo que fora condenado a 250 chibatadas, em uma praça pública da Cidade de Salvador, por haver roubado um pão.
III. Ocorreu na marinha brasileira, na Cidade do Rio de Janeiro, em 1910, por conta da prática de se punir as faltas graves dos marinheiros com, pelo menos, 25 chibatadas.
IV. Foi encabeçada pelo líder negro Zumbi dos Palmares, que foi preso e acabou morrendo misteriosamente durante sua transferência de Salvador para o Rio de Janeiro.
V. Foi liderada pelo marinheiro João Cândido (conhecido como o “Almirante Negro”), que foi preso, expulso da marinha e internado no Hospital dos Alienados.
Marque a opção CORRETA:
a) São verdadeiras as afirmativas I e II.
b) São verdadeiras as afirmativas I, II e IV.
c) São verdadeiras as afirmativas III e V.
d) São verdadeiras as afirmativas II e IV apenas.
e) São verdadeiras as afirmativas I e IV apenas.


10. (UDESC SC/2014) Sobre a Revolta da Chibata (1910) assinale a alternativa correta.
a) Movimento revoltoso desenvolvido entre facções políticas rivais encontradas no governo do Rio Grande do Sul, que acabou alcançando também os Estados de Santa Catarina e Paraná.
b) Ficou assim conhecido o movimento de rebelião promovido por marinheiros contra o governo do marechal Floriano Peixoto.
c) Ficou assim conhecido o protesto de marinheiros dos couraçados Minas Gerais e São Paulo. Eles protestavam sobre a sua dura rotina de trabalho, baixos salários e castigos físicos a que eram submetidos os membros de baixa patente sempre vez que não cumpriam uma ordem estabelecida.
d) Conhecida como uma das primeiras manifestações do movimento tenentista, foi uma das mais significativas demonstrações de crise da hegemonia oligárquica na República Velha.
e) Revolta em que negros e índios se insurgiram contra a elite política e tomaram o poder no Pará (Brasil). Entre as causas da revolta encontra-se a extrema pobreza das populações.


11. (UECE/2014) A Revolta da Chibata, de 1910, foi um(a)
a) revolta de marinheiros que faziam o tráfico negreiro dos portos africanos para o Rio de Janeiro.
b) rebelião de escravos, ocorrida no Vale do Paraíba, contra os castigos corporais por eles sofridos.
c) rebelião de marinheiros negros e mulatos contra os castigos corporais e as condições de trabalho nos navios da Marinha Brasileira.
d) protesto organizado por soldados do exército contra os baixos soldos e os castigos aplicados aos militares de baixa patente considerados insubordinados.


12. (ENEM/2010) O mestre-sala dos mares
Há muito tempo nas águas da Guanabara
O dragão do mar reapareceu
Na figura de um bravo marinheiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como o almirante negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao navegar pelo mar com seu bloco de fragatas
Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas
Jovens polacas e por batalhões de mulatas
Rubras cascatas jorravam nas costas
dos negros pelas pontas das chibatas…
BLANC, A.; BOSCO, J. O mestre-sala dos mares. Disponível em: www.usinadasletras.com.br. Acesso em: 19 jan. 2009.
Na história brasileira, a chamada Revolta da Chibata, liderada por João Cândido, e descrita na música, foi
a) a rebelião de escravos contra os castigos físicos, ocorrida na Bahia, em 1848, e repetida no Rio de Janeiro.
b) a revolta, no porto de Salvador, em 1860, de marinheiros dos navios que faziam o tráfico negreiro.
c) o protesto, ocorrido no Exército, em 1865, contra o castigo de chibatadas em soldados desertores na Guerra do Paraguai.
d) a rebelião dos marinheiros, negros e mulatos, em 1910, contra os castigos e as condições de trabalho na Marinha de Guerra.
e) o protesto popular contra o aumento do custo de vida no Rio de Janeiro, em 1917, dissolvido, a chibatadas, pela polícia.


GABARITO




Postar um comentário

0 Comentários